O Prêmio “Meu Pátio é o Mundo” volta em 2024 para premiar as boas práticas em Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), realizadas por instituições dedicadas ao cuidado e educação da primeira infância (AEPI).
O “Meu Pátio é o Mundo” é uma iniciativa conjunta da Fundação Arcor na Argentina e no Chile, do Instituto Arcor Brasil, das instituições do Grupo Arcor na Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai, juntamente com a Vice-Presidência Latino-Americana da OMEP – Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar, da qual participam os Comitês Nacionais da Argentina, Brasil, Chile, Uruguai, Peru e Paraguai. É patrocinado pela Asociación Integral para la Niñez (Red AINI), da Bolívia, e pelo Instituto Interamericano da Criança (IIN), uma organização especializada da OEA em matéria de infância e adolescência.
Este concurso se desenvolve desde 2018 de maneira ininterrupta e seu principal objetivo é reconhecer boas práticas na Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), a qual propõe o desenvolvimento de atitudes, competências e conhecimentos que permitam tomar decisões necessárias para construir um futuro sustentável, e tudo isto é possível desde os primeiros anos de vida.
O posicionamento da EDS no primeiro nível de ensino implica uma abordagem holística baseada na capacitação das crianças pequenas como sujeitos de direitos, e requer um trabalho que entrelace as dimensões ecológica, social, econômica, cultural e política, com uma visão partilhada e um trabalho conjunto entre instituições educativas, famílias, comunidades e sociedade civil.
O Prêmio 2024 continuará a orientar a seleção de experiências educativas que trabalhem com os pilares do desenvolvimento sustentável:
- a) o pilar ambiental
- b) o pilar social
- c) o pilar econômico
- d) o pilar cultural
Por isso, os objetivos, as atividades, os fundamentos pedagógicos e os resultados das experiências e dos projetos devem trabalhar especificamente um ou mais componentes da sustentabilidade: processos sustentáveis; ambientes saudáveis; economias viáveis; e/ou sociedades equitativas, justas e pacíficas.
Os organizadores locais concederão a cada instituição vencedora um Prêmio constituído por uma ordem de compra de material didático relacionado com o projeto, apresentado pelos seguintes valores em relação a cada país participante:
Brasil: $8.000,00 (oito mil reais)
Argentina: $1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil pesos argentinos)
Bolívia: $10.370 (dez mil trezentos e setenta pesos bolivianos)
Chile: $1.445.000 (um milhão quatrocentos e quarenta e cinco mil pesos chilenos)
Paraguai: $11.050.000 (onze milhões e cinquenta mil guaranis)
Peru: (cinco mil e seiscentos sóis)
Uruguai: $58.500 (cinquenta e oito mil e quinhentos pesos uruguaios)
Prazos das etapas – Datas importantes
● Inscrição e registros de projetos/experiências até: | 1 de agosto |
● Comunicação dos resultados da Pré-seleção: | 1 a 5 de agosto |
● Etapa de tutorias – redação de documentos do relatório: | 5 de agosto a 5 de outubro |
● Entrega do relatório final (trabalhado nas tutorias) | 5 de outubro |
● Comunicação da seleção do júri | 11 de novembro |