JOVENS DO PROJETO TAMAR CONHECEM O SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DE PIRACICABA

19 setembro 2013
JOVENS DO PROJETO TAMAR CONHECEM O SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DE PIRACICABA

Lamark Martins de Melo tem 15 anos, está no segundo ano do Ensino Médio e ficou duplamente encantado em uma viagem que fez a Piracicaba, junto com outros alunos do curso promovido pelo Projeto Tamar, em Ubatuba (SP) Ele encantou-se com a visita ao 44º Salão Internacional de Humor e com o local onde o evento foi realizado, o complexo do Engenho Central. “Muita história e arte juntas”, definiu, resumindo o sentimento dos jovens que fizeram a viagem, no dia 22 de setembro.

Foram 18 jovens na viagem, além de três monitores. A atividade fez parte do curso promovido pelo Projeto Tamar de Ubatuba, no contraturno escolar, no âmbito do Programa Nosso Papel de Futuro, uma iniciativa de inclusão social patrocinada pela Petrobras Socioambiental.

Como explica a coordenadora do Programa, Claudia Espinosa, o curso é oferecido a jovens em situação de vulnerabilidade social e segue quatro eixos: Educação Ambiental, Direitos Humanos, Percepção Musical e Teatro.

“Em conjunto com o Instituto Arcor Brasil, pensamos em uma visita ao Salão Internacional de Humor de Piracicaba e Salãozinho de Humor, para que os alunos pudessem ter contato direto com diferentes modalidades de expressão artística, como quadrinhos, cartum e caricatura”, explica Claudia.

Os alunos e professores de Ubatuba foram recebidos, em Piracicaba, pela coordenadora de programas socioeducativos do Instituto Arcor Brasil, Milena Drigo Azal, e pelo diretor do Salão Internacional de Humor, o cartunista Erasmo Spadotto, que esclareceu o funcionamento do evento que é um dos principais do gênero no mundo.

“Foi muito interessante. Nós já tivemos contato com o desenho, por exemplo em livros, mas em Piracicaba foi possível ver como em outros países os artistas estão tratando algumas questões importantes”, diz Victoria de Oliveira, 15 anos, aluna do nono ano do Ensino Fundamental. “Foi muito bom saber as diferenças entre charge, cartum e história em quadrinho e as técnicas usadas”, diz Victoria.

Outra jovem que participou foi Maria Rita Sousa Pereira, de 17 anos e que já concluiu o Ensino Médio. Ela afirma ter se surpreendido com a qualidade dos desenhos expostos no 15º Salãozinho de Humor de Piracicaba. “Muito bons, as crianças conseguem expressar muito bem e mostram que estão muito informadas”, comenta Maria Rita.

De fato, como observa a coordenadora Claudia Espinosa, os alunos do Nosso Papel de Futuro já têm contato com técnicas de desenho, naturalmente aprimoradas após a visita ao Salão Internacional de Humor de Piracicaba. “Com certeza eles vão melhorar ainda mais, pela ampliação do repertório cultural e pelo contato com outras técnicas”, ela avalia.

Claudia lembra que os jovens do Programa já desenvolveram uma história em quadrinhos, com o objetivo de sensibilizar e informar turistas e moradores de Ubatuba e região sobre a ameaça do lixo no mar, especialmente à vida das tartarugas marinhas, ilustres visitantes do litoral e antigas habitantes dos oceanos. A produção da HQ foi feita em parceria com o Aquário de Ubatuba, como parte da campanha “Duração do lixo no mar”.

“O Instituto Arcor Brasil há muito tempo é nosso parceiro em educação ambiental. Esta viagem a Piracicaba está alinhada com essa parceria”, completa Claudia Espinosa. O Instituto Arcor Brasil, há quatro anos patrocinador do Salãozinho de Humor de Piracicaba, é parceiro do Projeto Tamar de Ubatuba no Programa “Amigos do Mar”. 

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."