JORNALISTAS DE TODO BRASIL COMEÇAM O CURSO SOBRE DIREITOS DA INFÂNCIA

29 dezembro 1970
JORNALISTAS DE TODO BRASIL COMEÇAM O CURSO SOBRE DIREITOS DA INFÂNCIA

No marco do 30º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança, o Instituto Arcor Brasil abriu no dia 25 de novembro o curso virtual gratuito, de alcance nacional, especificamente dirigido a jornalistas, comunicadores e estudantes de carreiras afins, interessados na defesa e promoção dos Direitos da Infância. O curso foi elaborado pela ANDI – Comunicação e Direitos, uma organização não-governamental sediada em Brasília que há mais de 20 anos desenvolve metodologias de fomento a um jornalismo socialmente responsável no âmbito latinoamericano.

O curso, realizado em parceria com a Fundação Arcor Argentina e Fundação Arcor Chile, foi organizado em cinco módulos temáticos, cada um deles com certificação individual outorgada pela ANDI e acompanhamento de tutores, proporcionando ferramentas concretas para o trabalho diário dos jornalistas, como terminologia recomendada, uso de imagens, critérios para entrevistas com crianças e adolescentes e indicação de fontes de informação qualificadas.

O objetivo principal do curso é proporcionar uma visão integral e articulada dos aspectos mais relevantes dos paradigmas dos direitos que hoje orientam as percepções sobre crianças e adolescentes em nível mundial. Além disso, promove uma reflexão sobre a função social da imprensa, com um olhar especial para a problemática da credibilidade e confiabilidade da informação compartilhada com o público, um fator de grande relevância na atualidade, ameaçada pelo uso indiscriminado de estratégias de desinformação ou notícias falsas.

Jornalistas de todo Brasil participaram da fase de pré-seleção, assim como representantes de diversas organizações não-governamentais, prefeituras e instituições acadêmicas. Um grupo de 120 inscritos foi escolhido para fazer o curso, considerando o número de vagas e de tutores existentes. Outro ciclo do curso está previsto para 2020.

Além do curso para jornalistas, associado à celebração da data, os 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança foram igualmente lembrados em campanha de divulgação nas redes sociais do Instituto Arcor Brasil, Fundação Arcor da Argentina e Fundação Arcor do Chile. São atividades idealizadas para marcar as três décadas do documento que se tornou referência para a defesa dos direitos das crianças e adolescentes de todo mundo. A Convenção foi aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas no dia 20 de novembro de 1989. No Brasil, a Convenção foi aprovada pelo Congresso Nacional, pelo Decreto Legislativo n° 28, de 14 de setembro de 1990, transformado no Decreto Presidencial n° 99.710, de 21 de novembro de 1990.

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."