INSTITUTO ARCOR RECEBEU CARTÃO DE PRATA DA CÂMARA DE BRAGANÇA POR AÇÕES EDUCACIONAIS

25 janeiro 2018
INSTITUTO ARCOR RECEBEU CARTÃO DE PRATA DA CÂMARA DE BRAGANÇA POR AÇÕES EDUCACIONAIS

“As ações do Instituto Arcor Brasil e da empresa Arcor, principalmente nas áreas educacional e social, são um exemplo de comportamento ético e contribuição com o desenvolvimento social de nossa cidade”. Com estas palavras a vereadora Beth Chedid justificou a entrega, no último dia 7 de junho, pela Câmara Municipal de Bragança Paulista, do Cartão de Prata ao Instituto Arcor Brasil.

A autora da proposta foi a própria Beth Chedid, que é presidente da Câmara Municipal de Bragança Paulista.  O plenário do Legislativo ficou lotado com familiares, amigos e beneficiados com as ações dos sete cidadãos e instituições homenageados pelos “relevantes serviços prestados” ao município.

O evento também pode ser acompanhado on-line pela Internet, no site da Câmara Municipal. A entrega dos sete cartões foi precedida por discursos dos vereadores autores das propostas. Outros vereadores se manifestaram.

 “As empresas são fundamentais para as mudanças necessárias em nossas comunidades, atuando em áreas nas quais o poder público sozinho não consegue trabalhar satisfatoriamente”, disse a vereadora Beth Chedid, antes da entrega do Cartão de Prata ao Instituto Arcor Brasil.

Os programas e projetos implementados pelo Instituto Arcor Brasil, especificamente, acentuou a presidente da Câmara Municipal, “têm sido muito importantes para a busca de igualdade de oportunidades educacionais”. Beth Chedid citou as ações do Instituto com as escolas públicas municipais e estaduais de Bragança Paulista, além dos projetos com as comunidades do Agudo e Estiva do Agudo, que teve representantes  na cerimônia de entrega do Cartão de Prata.

A coordenadora de programas socioeducativos do Instituto Arcor Brasil, Milena Drigo Azal, recebeu o Cartão de Prata em nome da organização. Ela agradeceu a honraria e evidenciou a política de sustentabilidade do Grupo Arcor, “que propicia o desenvolvimento dos programas e projetos educacionais com recursos próprios”.      

Milena ressaltou que as ações executadas pelo Instituto Arcor Brasil não se limitam à destinação de recursos financeiros para escolas e organizações. “Existe também o empenho na formação de educadores e outros profissionais e no acompanhamento técnico direto dos projetos”, afirmou.

A coordenadora lembrou que as ações socioeducacionais do Grupo Arcor em Bragança Paulista acontecem desde 2003, um ano antes, portanto, da própria criação do Instituto Arcor Brasil. Dezenas de projetos de escolas públicas de Bragança Paulista foram beneficiadas com recursos do Instituto, no âmbito do Programa Minha Escola Cresce, desenvolvido entre 2004 e 2012 e que resultou no apoio a 182 projetos nas áreas de atuação do Grupo Arcor em três estados: São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco. No total, o Instituto Arcor já deu apoio a 450 projetos em seus 14 anos de atividades, lembrados no último dia 25 de maio.

Do mesmo modo, alunos de escolas de Bragança Paulista foram beneficiados com os exames auditivos e de acuidade visual, realizados pelo Projeto Vida, Luz e Som, implementado também em Rio das Pedras. Entre 2014 e 2017, comunidades de Bragança Paulista foram beneficiadas pelo Instituto Arcor, como parte do Fundo Comunidade em Rede. E entre 2017 e 2018, 14 escolas públicas locais estão participando do Programa Escola em Movimento, uma iniciativa do Grupo Arcor que visa apoiar projetos de escolas que estimulam a vida ativa, através do movimento.

Representantes de escolas e comunidades beneficiadas com respaldo do Instituto Arcor Brasil compareceram à cerimônia de entrega do Carão de Prata. “As ações do Instituto têm sido um enorme incentivo para a escola desenvolver atividades inovadoras e que envolvem alunos e a comunidade”, afirmou Andrea Lucia Vecchiatti Palma do Amaral, diretora da Escola Estadual Mathilde Teixeira de Moraes. Ela lembrou que a escola já havia sido contemplada com projeto de horta em 2006 e, agora, com projeto ligado ao Programa Escola em Movimento. “A horta continua até hoje, sendo muito importante em ações multidisciplinares”, definiu.

Esteve presente no evento o diretor da Escola Municipal Professor Orlando Pinto de Oliveira, Rodrigo Bernuccio. O projeto “MovimentAÇÃO” da escola recebe apoio do Instituto, dentro do Programa Escola em Movimento. “É muito importante essa parceria entre empresa e escola pública, pois ajuda a ampliar horizontes, em benefício dos alunos e suas famílias”, comentou o diretor.

Também participou a professora Ana Paula Katayama, coordenadora pedagógica do polo do Agudo e Estiva do Agudo. Ela lembrou que essas comunidades foram beneficiadas com o apoio do Instituto Arcor, em função do Projeto Fala Comunidade, do Fundo Comunidade em Rede. “O projeto fortaleceu as comunidades e contribuiu com a sua aproximação”, destacou.

Entre outras ações, o Instituto Arcor contribuiu para a conclusão da quadra de esportes e outras melhorias que permitiram o uso apropriado do Espaço “Eronaldo Rocha”, onde passou a funcionar a sede da Associação de Produtores Rurais e Moradores dos Bairros do Agudo e Estiva do Agudo (APRMAE), proponente do Projeto Fala Comunidade. Oficinas de grafite, dança, futebol e teatro também foram realizadas nas escolas do polo rural, em razão do Projeto Fala Comunidade.

Como fruto dos projetos comunitários apoiados no âmbito do Fundo Comunidade em Rede, foi criada a rede intersetorial Bragança Articulada em Rede. Mesmo com o término do prazo do Fundo, o Instituto Arcor continua apoiando a Bragança Articulada em Rede, por meio de consultorias para iniciativas como a formulação de um plano de ação para o segundo semestre de 2018.

Outras escolas públicas de Bragança Paulista serão beneficiadas, em função da nova iniciativa do Instituto Arcor Brasil. É o Programa Aprendendo com Prazer para Crescer Saudável, igualmente direcionado para a promoção da vida ativa. As escolas contempladas terão apoio e acompanhamento técnico do Instituto entre 2018 e 2019.

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."