INSTITUTO ARCOR REALIZA VISITA TÉCNICA A ESCOLAS DE BRAGANÇA PAULISTA

20 dezembro 2017
INSTITUTO ARCOR REALIZA VISITA TÉCNICA A ESCOLAS DE BRAGANÇA PAULISTA

Entre os dias 14 e 17 de agosto, a equipe do Instituto Arcor Brasil fez a primeira visita técnica a escolas de Bragança Paulista, no interior de São Paulo, que participa do Programa Escola em Movimento. São 14 escolas da rede pública com projetos apoiado pelo Instituto, durante 18 meses.

O Programa Escola em Movimento é uma ação corporativa do Grupo Arcor, em desenvolvimento na Argentina, Brasil e Chile. O objetivo é apoiar projetos de escolas públicas que estimulem a vida ativa, através do movimento.

Uma das atividades previstas, como parte do apoio técnico e financeiro,  é a visita de acompanhamento, que visa monitorar a implementação dos projetos, que em Bragança Paulista começaram a ser executados em março de 2017.

Durante os dias 14 e 17 de agosto, as escolas avançaram na execução das ações planejadas. É o caso da Escola Municipal “Augusto Vasconcellos”, com o projeto “Brincadeiras de aventura é na escola que se aprende. A escola revitalizou seus espaços, não somente através da construção de uma mini parede de escalada, mas também através da pintura de vários locais e desenhos de brincadeiras, compondo um circuito de atividades que movimentam muitos alunos. A escola mobilizou as famílias para participar das atividades do projeto, gerando ganhos significativos para o ambiente escolar. 

Outra instituição visitada foi a Escola Municipal “Orlando Pinto de Oliveira”, que desenvolve o projeto “MovimentaAção”. A escola ampliou o seu espaço com o propósito de fomentar ações socioeducativas ligadas ao movimento. Além de proporcionar movimentação interna, o ambiente será aberto para a comunidade aos finais de semana, propiciando modalidades esportivas e atividades como slackline.

Por sua vez, a  Escola Municipal “Nilza Faria”, que desenvolve o projeto “Estrelas do futuro”, realizou atividades com o tema folclore, movimentando  todos os alunos em apresentações de danças regionais com fantasias produzidas por professores e funcionários. O evento teve grande participação da comunidade.

Já a Escola Municipal  “Haidee Marçal Serbin”, com o projeto “Não importa como, mas MEXA-SE”, incluiu na rotina escolar o recreio dirigido através da efetivação das compras de materiais previstos, como cama elástica e mesa de ping pong, que proporcionaram por meio da interatividade uma dinâmica diferente, durante o horário do recreio.

No mesmo segmento a Escola Municipal “Creusa Gomes de Azevedo”, com o projeto “Recreio monitorado – brincadeiras com respeito, movimento e alegria”, ofereceu um “cardápio” de brincadeiras para ser utilizado no período do recreio. Este cardápio conta com atividades diversas sugeridas pelos próprios alunos.

O segundo encontro de formação com as escolas apoiadas pelo Instituto Arcor Brasil em Bragança Paulista acontece em setembro. Participaram todos os educadores – e não somente os professores – das 14 escolas com projetos apoiados, no âmbito do Programa Escola em Movimento. O Programa já foi realizado no Brasil na região de Piracicaba, em Pernambuco e em Contagem (MG).

  • Formatos: Publicações
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