INSTITUTO ARCOR REALIZA I ENCONTRO COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM RIO DAS PEDRAS

8 julho 2022
INSTITUTO ARCOR REALIZA I ENCONTRO COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM RIO DAS PEDRAS

No último dia 30 de junho, o Centro Pedagógico de Rio das Pedras foi o ponto de encontro de mais de 180 profissionais da educação infantil do município de Rio das Pedras. Professores, estagiários, oficiais de escola, merendeiras, serventes, diretores, estiverem reunidos para o evento: A escola da infância que acolhe a singularidade dos contextos de aprendizagem”.  

O encontro foi organizado pelo Instituto Arcor Brasil, que desenvolve o Programa “Um Novo Olhar para a Infância” no município, em parceria com o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Unicamp – NEPP, Fundação FEAC e Secretaria Municipal de Educação.

Os profissionais foram recebidos pelas equipes gestoras do Programa e pelo secretário municipal de Educação, Daniel Gonçalves, que, juntamente com a diretora de Educação Infantil, Mara Alves, sentiu-se honrado com a possibilidade de a cidade receber um programa amplo e que atinge todas as escolas de educação infantil do município. 

Todos os presentes participaram das três oficinas realizadas no encontro: “VIVÊNCIAS COM ARGILA: Mãos e mentes que dialogam e criam”, com a atelierista Estela Braga; “O ESPAÇO DO ATELIÊ: Como potencializar esse ambiente?”, com o Prof. Murilo Braga; “O REFEITÓRIO, UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: Nutrindo os afetos e as interações”, com a Dra. Roberta Borges e Paula Orique.

Segundo a professora Gisele Inês dos Santos, participar do Programa “Um Novo Olhar para a Infância” tem contribuído muito para o desenvolvimento das práticas pedagógicas, pois são apresentados, em sala de aula, diferentes exemplos e vivências. “As oficinas presenciais proporcionam interações e trocas de saberes entre toda a equipe escolar. É notável o envolvimento e a valorização de todos os funcionários”, afirma a professora, que também participa das formações online do Programa.

Para o segundo semestre, estão previstas várias atividades, como: realização de mais dois módulos de formação: “As cem linguagens da criança, a cultura e a arte” e “A documentação pedagógica, o livro da vida e o portfólio como instrumentos de avaliação”, visitas de intercâmbio em escolas de outros municípios, organização de uma Mostra nos dias 23 e 24 de novembro, no Centro Pedagógico do município, além de uma publicação documentando a experiência e o aprendizado do programa desenvolvido na cidade.  

  • Categoria: Professores, Famílias, ONGs
  • Formatos: Publicações
  • Temas: Direitos das crianças, Primeira Infância
"Nenhum resultado encontrado."