INSTITUTO ARCOR BRASIL RECEBEU O DIPLOMA DARCY RIBEIRO DA CÂMARA DE CAMPINAS

10 setembro 2019
INSTITUTO ARCOR BRASIL RECEBEU O DIPLOMA DARCY RIBEIRO DA CÂMARA DE CAMPINAS

O Instituto Arcor Brasil recebeu na tarde do dia 27 de junho o Diploma de Mérito Educacional Professor Darcy Ribeiro, da Câmara Municipal de Campinas. A iniciativa foi um reconhecimento ao trabalho do Instituto Arcor pela Educação, com várias ações envolvendo escolas públicas e organizações sociais de Campinas.

A iniciativa de concessão do Diploma que leva o nome do ex-senador Darcy Ribeiro, uma das referências educacionais no país, foi do vereador Vinicius Gratti, que presidiu a cerimônia de entrega da honraria. Na mesma oportunidade o vereador também entregou o Diploma Darcy Ribeiro ao Colégio Nautas, localizado em Campinas, cidade conhecida por sediar um dos mais importantes polos universitários, científicos e tecnológicos do Brasil.

O vereador Vinicius Gratti lembrou que o projeto de sua autoria concedendo o Diploma de Mérito Educacional Professor Darcy Ribeiro ao Instituto Arcor Brasil, foi aprovado pelo conjunto dos 33 vereadores de Campinas. O Decreto Legislativo 4726, de 7 de maio de 2019, tratando da honraria, foi publicado no Diário Oficial do Município no dia seguinte. O Instituto Arcor Brasil celebrou 15 anos de atividades no dia 25 de maio.

Trajetória – Em seu discurso de concessão do Diploma, Gratti evidenciou alguns destaques na trajetória do Instituto Arcor Brasil, que já deu apoio a mais de 500 projetos, em benefício de mais de 3 milhões de crianças e adolescentes. Citou por exemplo o Programa Minha Escola Cresce, que em nove edições, entre 2003 e 2011, deu apoio a 182 projetos de escolas públicas no interior de São Paulo, Contagem (MG) e região de Ipojuca (PE), onde estão as plantas da Arcor do Brasil. Várias escolas de Campinas foram beneficiadas pelo Programa Minha Escola Cresce.

Outra ação citada foi o Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, voltado para apoiar projetos de escolas públicas que estimulam a vida ativa e a alimentação saudável. São 20 projetos de escolas públicas apoiados, até o final de 2019, em Campinas e outras cidades onde o Grupo Arcor mantém suas unidades produtivas. A segunda edição do Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, entre 2019 e 2020, contempla outras quatro escolas públicas de Campinas.

O vereador Vinicius Gratti apontou ainda o Programa pela Educação em Tempo Integral, desenvolvido em Campinas e na Paraíba, entre 2005 e 2010, que representou o apoio a dezenas de escolas públicas e organizações sociais. A Rede NovasAtitudes.Com, fruto de um dos projetos implementados em Campinas naquele período, continua recebendo apoio técnico do Instituto Arcor.

Agradecimento – A coordenadora de programas e projetos socioeducativos do Instituto Arcor, Milena Drigo Azal, agradeceu ao vereador Gratti e a toda Câmara Municipal de Campinas pela concessão do Diploma Darcy Ribeiro.

Ela lembrou que a prioridade destinada à Educação, como ferramenta de igualdade de oportunidades para a infância, tem sido a missão do Instituto Arcor e também da Fundação Arcor da Argentina e Fundação Arcor do Chile.

O apoio a iniciativas educacionais nesses países, observou Milena, ocorre em territórios de vulnerabilidade social, justamente como caminho para a promoção de igualdade de oportunidades. O empenho em colocar a Educação no centro da agenda pública, completou, integra o conjunto de compromissos sociais e ambientais do Grupo Arcor.

Comentários – Entre outros presentes na cerimônia na Câmara Municipal de Campinas, a ex-secretária municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar, Jane Valente, ressaltou a contribuição do Instituto Arcor Brasil para as áreas educacional e social de Campinas. Jane é a atual coordenadora do Plano pela Primeira Infância Campineira (PIC).

Outro presente no evento, o jornalista Paulo Cesar Nascimento citou as ações do Instituto Arcor em Campinas e outras localidades, onde a Arcor do Brasil mantém suas plantas industriais, como exemplo da importância do investimento social privado para o desenvolvimento das comunidades locais.  

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."