Em tempos de necessário incremento das atividades no próprio lar, diante do agravamento da pandemia do novo coronavírus, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) tem recomendado o fomento de cursos online. Dois cursos com esse perfil são oferecidos gratuitamente pelo Instituto Arcor Brasil, dentro de seu Portal Educativo. São os cursos “Direitos das Crianças” e “Participação Infantil”, voltados para o público geral.
Como observa a coordenadora de programas do Instituto Arcor Brasil, Milena Drigo Azal, o Portal Educativo oferece cursos de capacitação para os interessados em questões infantis, com o objetivo de compartilhar ferramentas educacionais para o desenvolvimento de oportunidades na Infância. Ela lembra que os cursos e atividades são gratuitos, abertos a todos os públicos e com certificados digitais. Basta fazer a sua inscrição para ter acesso a todos os materiais, em: www.portaleducacionalbrasil.fundacionarcor.org/
Direitos das crianças e Participação Infantil – Por meio das atividades do curso “Direitos das Crianças”, os alunos recebem mais informações sobre a temática dos direitos humanos, mais especificamente para os direitos das crianças e adolescentes. São apresentados, entre outros, aspectos sobre a legislação e a Convenção sobre os Direitos da Criança, que completou 30 anos em novembro de 2019. O curso é oferecido em um módulo, mais o formulário de avaliação.
O outro curso oferecido no âmbito do Portal Educativo do Instituto Arcor Brasil é sobre “Participação Infantil”. O direito à participação infantil é estipulado na Convenção sobre os Direitos da Criança. O curso aprofunda a reflexão sobre participação infantil, destacando dispositivos que podem ser utilizados para ampliar e qualificar essa participação, por exemplo, na esfera escolar. O curso é oferecido em dois módulos, mais o formulário de avaliação.
A Convenção sobre os Direitos da Criança foi aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas no dia 20 de novembro de 1989. No Brasil, a Convenção foi aprovada pelo Congresso Nacional, pelo Decreto Legislativo n° 28, de 14 de setembro de 1990, transformado no Decreto Presidencial n° 99.710, de 21 de novembro de 1990.
São duas grandes oportunidades, portanto, para o aprofundamento do aprendizado sobre os direitos da infância, oferecidas de forma gratuita e em ambiente seguro pelo Instituto Arcor Brasil.