INSTITUTO ARCOR BRASIL COMEMORA 15 ANOS DE COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO

8 junho 2018
INSTITUTO ARCOR BRASIL COMEMORA 15 ANOS DE COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO

No dia 25 de maio de 2019 o Instituto Arcor Brasil comemora 15 anos de atividades. Em toda essa trajetória o Instituto sempre foi fiel a sua missão, de contribuir para que a educação seja uma ferramenta de igualdade de oportunidades para a infância. Para executar seus programas e projetos, próprios e em parceria, que atingiram mais de 3 milhões de crianças, adolescentes e famílias, o Instituto Arcor Brasil sempre priorizou a ação em rede e com foco importante no fortalecimento da escola pública.

De modo mais amplo, a defesa dos direitos da criança e do adolescente sempre foi um pano de fundo para as ações do Instituto Arcor Brasil. “O Instituto Arcor Brasil busca a defesa de direitos, através do fortalecimento de vínculos, entre escolas e suas comunidades e entre diversos parceiros pelo desenvolvimento sustentável”, afirma Thais Cassano de Castro, gestora do Instituto.

Contribuir para que a escola pública oferecesse atividades envolventes, de cunho multidisciplinar, foi de fato o foco da primeira grande iniciativa do Instituto Arcor Brasil, o Programa Minha Escola Cresce. Em nove edições, entre 2003 e 2011, o Programa deu apoio a 182 projetos de escolas públicas no interior de São Paulo, Contagem (MG) e região de Ipojuca (PE), onde estão as plantas da Arcor do Brasil.

Criação de mais de 30 bibliotecas em escolas públicas, além de viabilizar dezenas de oficinas de teatro, danças, artes plásticas, educação ambiental e esportiva e estruturação de veículos de comunicação, como rádios e jornais escolares. Estes foram alguns dos resultados do Programa Minha Escola Cresce, que contribuiu para enraizar alguns pontos da metodologia desenvolvida pelo Instituto Arcor Brasil em 15 anos de atuação, como o de sempre acatar o projeto pensado pela própria escola, a partir de sua realidade e suas demandas, e o de sempre atuar como parceiro.

De fato, como nota a coordenadora de programas socioeducativos do Instituto, Milena Drigo Azal, a organização sempre procurou, desde o Programa Minha Escola Cresce, oferecer apoio financeiro e técnico aos projetos apoiados, acompanhando com as equipes das escolas a implementação das ações.

Educação ambiental – Também teve nove edições o Programa Amigos do Mar, resultado da parceria entre o Instituto Arcor Brasil e o Projeto Tamar/ICMBio. Foi um dos mais amplos programas de educação ambiental já realizados no Brasil, tendo abrangido mais de 2 milhões de alunos em 17 estados brasileiros.

Em 2003, a Arcor do Brasil passou a apoiar a base do Projeto Tamar em Ubatuba, no Litoral de São Paulo. Evolução dessa parceria, nasceu o Programa Amigos do Mar, um concurso de educação ambiental desenvolvido em nove edições, até 2011. Alunos de escolas públicas eram convidados a fazer desenhos, a partir das aulas ministradas com base no Guia do Professor “Nossas Águas Sempre Limpas”, disponibilizado gratuitamente para download por  educadores de todo país.

A importância da defesa da biodiversidade, os impactos das mudanças climáticas nos ambientes marinhos e cuidados com a destinação correta de resíduos foram alguns dos temas levados a escolas do Sul, Sudeste e Nordeste. As escolas vencedoras das edições anuais recebiam exposições montadas pelo Projeto Tamar, uma das mais importantes e reconhecidas iniciativas de defesa da vida marinha, tendo proporcionado a proteção e soltura no mar de 35 milhões de tartarugas.

Vida saudável – A promoção da vida saudável também tem sido uma marca da atuação do Instituto Arcor Brasil em sua trajetória de 15 anos. A primeira iniciativa nessa linha foi o Projeto Vida, Luz e Som, de oferecimento de exames auditivos e visuais gratuitos para alunos de escolas públicas dos municípios onde estão as plantas produtivas da Arcor do Brasil. Foram realizados mais de 3 mil exames gratuitos e distribuídas centenas de óculos e aparelhos auditivos para crianças.

A promoção da vida ativa e saudável, através do movimento, foi por sua vez a ênfase do Programa Escola em Movimento, desenvolvido entre 2013 e 2018, em quatro edições. Foram apoiados projetos de 53 escolas públicas, em municípios da região de Rio das Pedras (SP) e também em Bragança Paulista, além de Contagem (MG) e Ipojuca, Escada e Cabo de Santo Agostinho (PE). Em Contagem, por exemplo, a Escola Municipal Hilton Rocha passou a contar com uma nova quadra, para várias atividades esportivas, com os recursos destinados pelo Instituto Arcor Brasil.

Mais de 30 mil crianças foram beneficiadas com as ações do Programa Escola em Movimento, que possibilitou a construção ou reforma de quadras e outros espaços para esportes, levou novas modalidades esportivas para as escolas estimulou o movimento através da dança, do circo, do teatro e outras atividades. Mais de 1.200 educadores participaram de oficinas de capacitação nos três estados de abrangência do Programa Escola em Movimento.

A partir do segundo semestre de 2018, uma nova iniciativa do Instituto Arcor Brasil estimula a vida ativa e saudável. É o Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, que também abrange o estímulo à alimentação saudável. São 20 projetos de escolas públicas apoiados, até o final de 2019, em Bragança Paulista, Campinas e Rio das Pedras (SP), Contagem (MG), Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho (PE). Do mesmo modo, o Programa apoio técnico e financeiro para as escolas e oferece oficinas de capacitação para todos os educadores envolvidos.

Fundo Juntos pela Educação – Um dos principais exemplos de ação em parceria do Instituto Arcor Brasil é o Fundo Juntos pela Educação, constituído em 2004 com o Instituto C&A e o fundo VITAE. O Fundo Juntos pela Educação promoveu, entre 2005 e 2010, o Programa pela Educação em Tempo Integral, com projetos apoiados em Campinas (SP) e Paraíba. Entre 2011 e 2013 o Programa pela Educação Integral deu suporte financeiro e técnico a projetos em Pernambuco e no Ceará.

A partir de 2015 tem sido realizada a segunda iniciativa do Fundo Juntos pela Educação, o Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como prioridade. O primeiro ciclo foi implementado entre 2015 e 2017, nos municípios pernambucanos de Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e São Lourenço da Mata. O segundo ciclo, ao longo de 2018 e com término previsto para março de 2019, abrange os municípios paulistas de Capivari, Mombuca, Monte Mor, Rafard, Rio das Pedras e Saltinho.

Ações em rede – A atuação em rede sempre foi uma prioridade para o Instituto Arcor Brasil. Nesta linha o Instituto é integrante da RedEAmérica, uma aliança hemisférica de mais de 70 organizações de investimento social privado. O Instituto Arcor Brasil compõe o Bloco Brasil da RedEAmérica, que já viabilizou vários programas de fortalecimento do desenvolvimento de base, em São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia.

Como parte do Bloco Brasil da RedEAmérica, o Instituto Arcor Brasil participou, por exemplo, do Programa PorAmérica – Programa de Fortalecimento de Organizações de Base para o Combate à Pobreza, com apoio ao Projeto “Construindo Sonhos Através dos Recicláveis”, da Cooperativa de Recicláveis “Antonio da Costa Santos”.

Localizada no Jardim Satélite Íris, em Campinas, a cooperativa passou por completa transformação no espaço físico e em sua organização, com o apoio do Instituto Arcor Brasil. O suporte técnico e financeiro continuou, mesmo com o término do Programa PorAmérica.

O Instituto Arcor Brasil também integra o GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas e o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. O Instituto integrou, igualmente, a Articulação D3 (Diálogo, Direitos e Democracia), que se empenhou pelo fortalecimento da sociedade civil brasileira.

Defesa de direitos – A defesa dos direitos das crianças e adolescentes tem sido ingrediente norteador das ações do Instituto Arcor Brasil ao longo dos 15 anos de atividades. Nesse sentido, o Instituto foi um dos principais parceiros do Programa Na Mão Certa, uma ação da Childhood Brasil criada com o propósito de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.

Um dos focos do Programa tem sido a transformação de motoristas de caminhão em agentes de defesa da infância e juventude. Centenas de empresas aderiram ao pacto contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, viabilizado no âmbito do Programa Na Mão Certa.   

Ação na cultura – Como parte da preocupação com o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, o Instituto Arcor Brasil também atua na área cultural, através do apoio ao Salão Internacional e Salãozinho de Humor de Piracicaba, no interior de São Paulo. O Salão Internacional de Humor de Piracicaba é um dos eventos artísticos brasileiros mais conhecidos no exterior.

Desde o ano de 2014 o Instituto Arcor Brasil é um dos patrocinadores do Salãozinho de Humor de Piracicaba, uma ação que visa levar a linguagem da charge, do cartum e dos quadrinhos para as salas de aula de escolas públicas e particulares. O Instituto também apoia outras ações da programação oficial do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, como a realização da Caminhada com Humor.

O Salãozinho de Humor e o Salão Internacional de Humor de Piracicaba são uma realização da Prefeitura de Piracicaba, Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo de Piracicaba e Centro Nacional do Humor Gráfico de Piracicaba (Cedhu). O Salãozinho tem a parceria da Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba e Secretaria Municipal de Educação (SME).

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."