Desenvolvido na Argentina, no Brasil e no Chile, o Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável é uma iniciativa do Grupo Arcor. O objetivo do Programa é apoiar projetos que fomentem o movimento e uma alimentação nutritiva para as crianças atendidas e as comunidades onde estão inseridas. Na terceira edição brasileira, além de escolas públicas também estão recebendo apoio projetos de organizações da sociedade civil.
Ambiente estimulante – Viabilizar um ambiente que por si mesmo estimule o movimento e convide à alimentação saudável é o propósito do Projeto “Mexe-mexe, come-come: Alegria e Saúde!”, do NAS – Núcleo de Ação Social, organização localizada no distrito de Barão Geraldo e que atende cerca de 180 usuários, metade deles de crianças e adolescentes, que frequentam o amplo espaço da instituição em horário complementar ao da escola.
“Nós oferecemos oficinas de práticas corporais como capoeira e arte circense, mas as nossas educadoras têm observado que existe uma tendência ao sedentarismo nas crianças e jovens. A ideia então do projeto é que o próprio ambiente da organização seja convidativo para a vida ativa, as brincadeiras com o movimento”, explica a gestora do NAS, Márcia Rabello Ramos.
Com esse objetivo, serão executadas estratégias para, por exemplo, dificultar o acesso a determinados espaços, passando por labirintos ou equipamentos como cama-de-gato, completa a gestora. Nos espaços verdes, serão implantados brinquedos não convencionais, diferentes daqueles encontrados nos parques tradicionais. “Vamos proporcionar uma diversidade de estímulos”, diz Márcia.
No âmbito da alimentação, ela comenta que o NAS já recebe a Merenda Escolar oferecida pelo município. “É uma alimentação nutritiva e balanceada. Vamos assim oferecer algumas atividades na linha das trocas culturais, envolvendo os familiares das crianças. A ´família boa de garfo´, por exemplo, vai incentivar a participação das famílias com suas receitas tradicionais, explorando as regionalidades culturais existentes entre os usuários”, explica a gestora.
Em síntese, segundo Márcia Ramos, a intenção é que o projeto “reforce o conceito de alimentação equilibrada como sinônimo de prazer, consumo nutritivo e convivência, momento de festa com a família e comunidade em geral”, no sentido do Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável.
Extrapolando os muros – “Transformando sabores, promovendo atitudes” é o nome do projeto da Casa dos Anjos, uma das unidades da Casa Maria de Nazaré e situada no distrito do Campo Grande, região Noroeste de Campinas. É um território de alta concentração de famílias em vulnerabilidade social. A organização atende cerca de 540 usuários, sendo 420 de crianças e adolescentes.
Na esfera da vida ativa, a coordenadora da Casa dos Anjos, Maittê Godoi da Silva, assinala que um dos propósitos será o estímulo para que as crianças pratiquem esportes e brincadeiras em suas famílias e comunidades. Em sistema de rodízio, elas receberão bolas e outros materiais em empréstimo, para jogar ou brincar com amigos e familiares durante determinado período, sempre sob orientação para que as atividades sejam dirigidas, prazerosas e eficazes em seus objetivos.
“Queremos que os conceitos e hábitos difundidos através do projeto extrapolem os muros da instituição, que as crianças levem o conhecimento para suas vidas e suas comunidades”, salienta Maittê.
Em termos da alimentação nutritiva, de acordo com a coordenadora, serão ministradas oficinas de culinária visando, entre outras metas, a ampliação do elenco de alimentos conhecidos pelas crianças e que elas recebam maiores informações sobre todo o processo envolvido na alimentação, desde a produção, compra, consumo e destinação de resíduos.
“É muito importante as crianças conhecerem outras variedades e também como aproveitar melhor os alimentos. São ensinamentos para a vida toda e que podem multiplicar”, conclui a coordenadora da Casa dos Anjos.