No retorno integral às aulas presenciais, no dia 3 de novembro, alunos de três escolas municipais de Rio das Pedras, no interior de São Paulo, tiveram novos motivos para cultivar e praticar a vida ativa e alimentação saudável. Projetos apoiados pelo Instituto Arcor Brasil viabilizaram a aquisição e estruturação de espaços, equipamentos e instalações para proporcionar novas experiências em atividade física e nutrição, para corpos e mentes saudáveis.
Os projetos integram a terceira edição do Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, do Instituto Arcor Brasil. Até novembro de 2021 estão sendo apoiadas iniciativas de escolas públicas e organizações sociais em Rio das Pedras, Campinas e Bragança Paulista.
O Programa Aprendendo com Prazer é uma iniciativa regional do Grupo Arcor, sendo implementada no Brasil, na Argentina e no Chile, com o propósito de dar suporte a projetos educativos que promovam o conhecimento sobre hábitos de alimentação saudável e vida ativa nas crianças, envolvendo as famílias e comunidade em geral.
PARQUINHO ESPECIAL
A montagem de um parquinho diferenciado, com recursos para múltiplas atividades esportivas e educativas, é um dos focos centrais do Projeto “Nutrição x Movimento = Equilíbrio Perfeito”, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Apparecida Aguiar Degaspari.
Como explica a diretora Milena Moutinho Chabregas, o parquinho foi concebido para contar com casa, rampa, barco pirata e pergolado, entre outros recursos, “que poderão propiciar atividade física e estimular a imaginação e os sentidos das crianças”. Ela nota que a escola, de cerca de 500 alunos, conta com duas salas para crianças especiais, que serão muito beneficiadas com os novos equipamentos.
Outra linha do projeto é a montagem de uma horta com cantinho de leitura e cozinha experimental na casa do caseiro. A ideia, segundo a diretora Milena, é que uma vez por semana uma classe visite o espaço para vivenciar novas experiências nutricionais. “Ajudando a plantar tomate, alface e outros alimentos, as crianças passarão a receber estímulos por um estilo de vida mais saudável”, completa a gestora.
REFEITÓRIO RENOVADO
Com a presença de 100% dos alunos em aulas presenciais, a partir de 3 de novembro, a EMEF Professora Immaculada Grecco Civolani já contou com um refeitório renovado, com novas mesas, pintura e um bebedouro, que antes não existia, além de um toldo para a proteção de sol, chuva e frio. A reforma foi realizada em função do Projeto “Alimentação e Ação: aprimorando a receita da escola saudável”.
A diretora Flavia Chamma Degaspare lembra que o refeitório é o espaço para a alimentação reforçada e nutritiva que a escola propicia aos 235 alunos, com café, lanche e almoço para o período diurno e almoço, lanche e fruta na saída para o período da tarde. “É muito importante termos um refeitório bem aconchegante e estimulante”, ela comenta, acrescentando que uma horta também proporcionará o fornecimento de alimentos saudáveis para os alunos.
A diretora evidencia que o projeto também viabilizou a compra de vários jogos e brinquedos, propiciando atividades multidisciplinares para os alunos. “Todas as disciplinas se utilizam dos jogos e brinquedos para suas atividades em teoria e prática”, complementa a gestora da escola.
HORTAS DE SABORES E SABERES
O fomento a práticas nutricionais mais saudáveis é um dos eixos do Projeto “Corpo, mente, alimento: vida em movimento”, implementado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângela Sacaro Orique. Uma das estratégias para atingir o objetivo é a montagem de duas hortas, uma horizontal e a outra vertical, para possibilitar o contato dos cerca de 210 alunos, do primeiro ao nono ano do ensino fundamental, com novos sabores e saberes, como nota a coordenadora pedagógica, Maria Stefania Greco.
De modo complementar a esse eixo do projeto, a coordenadora observa que houve uma completa reforma do refeitório, “tornando o ambiente mais confortável e estimulante para a prática da alimentação saudável”. O projeto também contempla a aquisição de vários equipamentos para a prática de diferentes modalidades esportivas, de modo a contribuir com a vida ativa, sempre em movimento.