II ENCONTRO JOVEM TRANSFORMAR, PELA CIDADANIA E PELOS OCEANOS

2 dezembro 2017
II ENCONTRO JOVEM TRANSFORMAR, PELA CIDADANIA E PELOS OCEANOS

Entre os dias 8 de junho, quando é lembrado o Dia Mundial dos Oceanos, e 10 de junho de 2017, durante a programação da IV Semana do Mar de Ubatuba, mais de 80 jovens, representando 17 instituições, participaram do II Encontro Jovem TransforMar, ação patrocinada pelo Instituto Arcor Brasil. A Semana do Mar é realizada anualmente pelo Projeto Tamar, Aquário de Ubatuba e Prefeitura Municipal de Ubatuba.

Com uma proposta fundamentada no protagonismo juvenil e na conservação marinha, o II Encontro foi conduzido pelo Coletivo Jovem TransforMar. Os três dias de Encontro foram marcados pela troca de experiências com os jovens do Coletivo Jovem Albatroz de Santos (SP) e do Coletivo Jovem Mar da Praia do Forte (BA).

A programação contou ainda com as Oficinas ‘Jovem educa Jovem’, Visita Técnica ao Parque Estadual da Serra do Mar, Vivências com as equipes de Conservação Marinha, Manifestação contra o ‘Lixo no Mar’ na Praia do Itaguá com limpeza de praia, conscientização e distribuição das Histórias em Quadrinhos sobre o tema (produzidos pelos jovens do Programa Nosso Papel de Futuro – Tamar), além de diversas ações culturais, como ‘Dança Circular’, Teatros e o Show Musical de Encerramento com Luís Perequê, Dani Lasalvia, Rubinho do Vale, e participação especial da banda local DTPK Crew.   

“O II Encontro conseguiu demonstrar mais uma vez que o cuidado com o meio ambiente é também um cuidado com as pessoas, pois ao cuidar da nossa casa comum – que é nossa cidade, nosso país e nosso planeta, possibilitamos a melhoria da qualidade de vida de todas as comunidades, e a sustentabilidade das sociedades humanas”, afirma a educadora e oceanóloga do Tamar, Maria Luiza Camargo.

Além da sensibilização e integração dos jovens participantes e do fortalecimento do Coletivo Jovem TransforMar, formado por oito jovens lideranças e que se reunirão mensalmente, o Encontro aprovou três ações  para realização em 2017, e que serão capitaneadas por grupos de trabalho, formados durante o evento.

A primeira ação é a elaboração e entrega de uma Carta para as autoridades da cidade (Conselho de Meio Ambiente, Câmara Municipal e Prefeitura) cobrando  a coleta seletiva dos resíduos em Ubatuba e a acessibilidade às praias. Foi aprovada, igualmente, a realização de evento em três escolas estaduais da cidade sobre meio ambiente, cultura e direitos humanos, com oficinas de produção de lixeiras de PET, composteiras e horta orgânica. E a terceira é a criação de um Plano de Comunicação da Juventude de Ubatuba, que contemplará as redes virtuais (Facebook, Whatsapp), rádios da cidade e eventos em praça pública.

Da rede de proteção à criança e adolescente de Ubatuba, as instituições parceiras do II Encontro Jovem TransforMar foram: a Fundação para os direitos da Criança e do Adolescente (FUNDAC), o Projeto Gaiato, a Guarda Mirim, Instituto da Árvore, o Instituto Bacuri, o Projeto Namaskar e o Projeto Tamar, com o Programa Nosso Papel de Futuro. Ainda participaram: Associação Ubatuba de Skate (AUSK), a Associação Ubatuba de Skimboard (AUSKIM), a Cooperativa Educacional de Ubatuba (COOEDUBA), o SUPER ECOLÓGICO e o Projeto Garoupa.

Entre as organizações voltadas à conservação ambiental, foram parceiros: o Aquário de Ubatuba, o Projeto Albatroz, o Instituto Argonauta, o Parque Estadual da Serra do Mar e o Projeto Tamar. Houve ainda o apoio na doação de material didático do CEBIMar e Projeto BIOPESCA, e na alimentação caiçara oferecida durante o encontro, do Projeto Maré Alta,  desenvolvido com as mulheres da Comunidade do Cambury de Ubatuba com apoio do Instituto Arcor Brasil.  

Semana do Mar – A IV Semana do Mar foi aberta no dia 5 de junho, quando é lembrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, com a inauguração da exposição “TAMAR 35 anos: uma homenagem à primeira geração de tartarugas marinhas de sobrenome Tamar”. Uma das poucas tartaruguinhas liberadas pelos pesquisadores nas primeiras solturas de filhotes do Projeto TAMAR, em 1982, vai chegar em 2017. Ela nasceu em uma época diferente da de hoje.

Após 35 anos de trabalho, o Tamar conseguiu transformar realidades e colhe agora os frutos de uma parceria com as comunidades litorâneas brasileiras e com a Petrobras. “O Filhote 35 Milhões vem de uma família que quase acabou, não fosse a ideia de pesquisar e conservar as tartarugas no país para que elas ainda pudessem existir nas próximas gerações”, destaca Guy Marcovaldi, fundador e coordenador nacional do Tamar. No mesmo dia aconteceu uma mesa redonda no auditório do Aquário de Ubatuba: “Encontro Coral Sol – Um invasor nas nossas águas”.

No dia 6 de junho, o Aquário de Ubatuba recebeu a coordenadora do Projeto Albatroz, Tatiana Neves, com a palestra “Projeto Albatroz – redução da captura de aves nas pescarias no Brasil”.  A programação do dia 7 começou às 14h30, com Projeto Albatroz realizando na base do Tamar a capacitação dos educadores da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba, com o “Uso didático do Manual de Ecossistemas Marinhos e Costeiros da Rede BIOMAR”.

 Nos dias 8 a 10 de junho o Projeto Tamar e o Instituto Arcor Brasil realizaram o II Encontro Jovem.  Ainda no dia 8, aconteceu o passeio de observação de tartarugas marinhas, com o apoio da EcoTuba. À noite, no Auditório do Aquário de Ubatuba, palestra sobre “Conservação marinha em Ubatuba: Projeto TAMAR, Aquário de Ubatuba e Instituto Argonauta”.

No dia 9, a partir das 10 horas, no Tamar, foi inaugurado o novo Espaço Temático sobre o Lixo no Mar, revitalizado com o apoio da Mosaiky, Serasa Experian, Zoo Urbano e do artista Fábio Souza, o mesmo que fez a “tartaruga-fusca” exposta no TAMAR Ubatuba. Durante a inauguração, o Instituto Argonauta lançou seu novo aplicativo para smartphones. E o encerramento da noite foi no espaço cultural do Tamar, com a apresentação musical da banda Mesa de Dois.

No encerramento da IV Semana do Mar, dia 10 de junho, as ações começaram na Praça da Baleia, recém revitalizada pela Prefeitura Municipal de Ubatuba.  Aconteceu ainda a limpeza de praia, com coleta de lixo na orla da praia do Itaguá por terra e mar. Ao meio-dia, no mesmo local, o TAMAR realizou a soltura de tartarugas marinhas reabilitadas.

À noite, no espaço cultural do Tamar, o II Encontro Jovem TransformMar foi encerrado com a apresentação das propostas discutidas e elaboradas pelo Coletivo Jovem TransforMar. Na sequência, assinatura do convênio entre o Projeto Tamar e a Prefeitura Municipal de Ubatuba: uma parceria que há 24 anos apoia os trabalhos de conservação e pesquisa das tartarugas marinhas no município. Fechando a programação, as apresentações musicais. 

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."