FUNDO JUNTOS PELA EDUCAÇÃO ENCERRA COM SEMINÁRIO O PROGRAMA PRIMEIRO A INFÂNCIA

11 junho 2014
FUNDO JUNTOS PELA EDUCAÇÃO ENCERRA COM SEMINÁRIO O PROGRAMA PRIMEIRO A INFÂNCIA

Um seminário no dia 28 de novembro, no auditório da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE), encerrou o primeiro ciclo do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, do Fundo Juntos pela Educação. Participaram do evento mais de 300 profissionais da rede de Educação Infantil dos três municípios parceiros: Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e São Lourenço da Mata e também representantes de municípios da grande Recife.

Na mesa de abertura estiveram representantes das Secretarias Municipais de Educação dos três municípios e o prefeito de São Lourenço da Mata, Gabriel Neto, anfitrião do evento. Também participou a deputada estadual Simone Santana, presidente da Frente Parlamentar da Primeira Infância de Pernambuco.

As representantes do Fundo Juntos pela Educação, composto pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A, destacaram na sequência a sua satisfação com os resultados do primeiro ciclo do Programa Primeiro a Infância. “O Programa mostrou que é possível, com a união de esforços, fazer a diferença pelo desenvolvimento infantil”, afirmou a diretora executiva do Instituto Arcor Brasil, Célia Ribeiro de Aguiar.

A coordenadora da área educacional do Instituto C&A, Janine Schultz, disse que a principal contribuição desse primeiro ciclo do Programa foi a constatação de que “é possível olhar de outras formas para a Educação Infantil”, sobretudo em termos de participação da comunidade na discussão sobre o futuro das crianças.

O seminário do dia 28 de novembro prosseguiu com apresentações das Secretarias Municipais de Educação parceiras do Programa, sobre como foi o processo de implementação em cada município, e com duas conferências de convidados. “A importância da Educação Infantil como etapa de desenvolvimento do ser humano” foi o tema da pesquisadora Maria Thereza Marcílio, da organização Avante. Encerrando a programação, “A participação das Secretarias de Educação no processo de elaboração do Plano Plurianual” foi comentada por Paulo de Tarso de Oliveira Côrte, especialista em Gestão Pública.         

Educação Infantil de qualidade –  Entre 2015 e 2017, o Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade abrangeu mais de 6.800 crianças de 0 a 5 anos, inscritas nas unidades de Educação Infantil nos três municípios pernambucanos. No primeiro momento, o Programa contribuiu para a inclusão de metas e estratégias para uma Educação Infantil (EI) de qualidade nos Planos Municipais de Educação, que foram construídos no primeiro semestre de 2015 e promulgados até o final de junho daquele ano.

A segunda fase foi o suporte do Programa, entre o final de 2015 e todo ano de 2016, à reformulação do Projeto Político Pedagógico (PPP) das unidades de EI nos três municípios. Entre 2016 e 2017, houve a mudança na gestão das Prefeituras nos três municípios. O Programa Primeiro a Infância continuou, ao ser acolhido pelas novas gestões municipais. Ao longo de 2017 aconteceu uma terceira fase do Programa, com a revisão e atualização dos PPP das unidades de Educação Infantil e a inclusão das metas dos respectivos Planos de Ação nas discussões sobre o Plano Plurianual (PPA). Instrumento previsto na Constituição Federal de 1988, é o PPA que garante a execução orçamentária e implementação das metas nos diferentes setores da gestão municipal, incluindo a área da Educação.

Ao final do seminário, o gerente de Programas da Oficina Municipal, Gustavo Adolfo Santos, ressaltou que a contribuição do Programa para a Educação Infantil nos três municípios terá continuidade, com um monitoramento do cumprimento das metas estabelecidas nos Planos de Ação dos PPP. A Oficina Municipal é a organização contratada pelo Fundo Juntos pela Educação para a coordenação e implementação do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade.

Um segundo ciclo do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade será implementado a partir de 2018 nos municípios de Capivari, Mombuca, Monte Mor, Rafard, Rio das Pedras e Saltinho, no interior de São Paulo. A apresentação do Programa acontecerá no dia 14 de dezembro, na Secretaria Municipal de Educação de Rio das Pedras.

O Fundo Juntos pela Educação foi constituído em 2004, pelo Instituto Arcor Brasil, Instituto C&A e Vitae. Em 2005, como estava previsto originalmente, o Vitae encerrou suas atividades. Entre 2006 e 2013 o Fundo Juntos pela Educação lançou e implementou o Programa pela Educação Integral, nos municípios de Campinas (SP); João Pessoa, Santa Rita e Lucena, na Paraíba; Recife, Olinda e Igarassu, em Pernambuco; e Fortaleza, Maranguape e Horizonte, no Ceará. Mais de 150 organizações estiveram envolvidas.

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."