FÓRUM DA REDE AMÉRICA DEBATE A SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

28 novembro 2020
FÓRUM DA REDE AMÉRICA DEBATE A SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

A sustentabilidade socioambiental na construção de comunidades saudáveis. Este é o tema do XII Fórum Internacional da RedEAmérica, que será realizado no dia 19 de março na Universidade ESAN, em Lima, no Peru. Entre os dias 16 e 18 de março serão promovidas atividades específicas para os membros da RedEAmérica, enquanto o Fórum Internacional é aberto ao público em geral.

A RedEAmérica é uma rede do setor empresarial, construída com uma visão colaborativa, viabilizando uma soma de forças que permite o compartilhamento de experiências, conhecimentos e boas práticas, para cumprir a missão de promover comunidades sustentáveis na América Latina. Atualmente integram a RedEAmérica mais de 80 organizações de origem empresarial de 14 países na América Latina e Caribe.

A diretora executiva da RedEAmérica, Margareth Flórez, observa que o Fórum de 2020 tem como objetivo geral uma reflexão sobre os desafios socioambientais enfrentados pela região e sobre o papel e a contribuição de empresas e fundações para construir com outros atores o desenvolvimento sustentável.

América Latina e Caribe, lembra Margareth Flórez, constituem o continente com maior biodiversidade planetária, reunindo seis dos países mais biodiversos: Brasil, Colômbia, Equador, México, Peru e Venezuela. A região concentra 60% da vida terrestre do planeta e além disso conta com os países com maior reserva de água doce do mundo, Brasil e Venezuela”, acrescenta a diretora executiva da RedEAmérica, reiterando a relevância da soma de forças, entre diversos atores, para a promoção do desenvolvimento sustentável que garanta a proteção dessa riqueza biológica.

A programação do XII Fórum Internacional da RedEAmérica contempla duas conferências: Os desafios socioambientais na construção do desenvolvimento sustentável na América Latina e Caribe, com Maria del Carmen Sacasa, representante no Peru do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); e Empresa e desenvolvimento sustentável: Visão de futuro e compromisso com o presente, com Dario Zegarra, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Minera Antamina. Outro destaque é o Painel RedEAmérica: Aprendendo das experiências de articulação socioambiental, com a moderação de Margareth Flórez e participação de representantes de organizações empresariais e protagonistas socioambientais no continente.

Também estão previstas sessões paralelas, com temas como Água: fonte de cooperação ou conflito?; Jovens e mudanças climáticas, suas apostas e ações; e Monitoramento socioambiental participativo: transparência e corresponsabilidade. A programação completa e inscrições no site: https://fir-redeamerica.org/

 

 

  • Categoria: ONGs, Professores
  • Formatos: Publicações
  • Idades: Todos
"Nenhum resultado encontrado."