Circo, esportes radicais, olímpicos e paraolímpicos, revitalização de espaços escolares, organização dos recreios. Múltiplos temas serão desenvolvidos pelos projetos de 14 escolas públicas de Bragança Paulista, no interior de São Paulo, que participam da nova edição do Programa Escola em Movimento. A assinatura dos convênios entre as escolas e o Instituto Arcor Brasil, que promove a iniciativa internacional, foi na manhã do último dia 9 de março.
O Programa Escola em Movimento é uma ação corporativa do Grupo Arcor e que acontece na Argentina, Brasil e Chile. As escolas de Bragança Paulista participarão, entre 2017 e 2018, da quarta edição no Brasil do Programa, que objetiva o apoio a projetos de escolas públicas que estimulam a vida ativa, através do movimento.
“É muito importante esta parceria público-privada, de modo a dar novas alternativas educativas para as escolas”, disse no evento o secretário municipal de Educação de Bragança Paulista, Adilson Moreira Condesso.
A coordenadora de programas socioeducativos do Instituto Arcor, Milena Drigo Azal, destacou que, no âmbito do Programa Escola em Movimento, o Instituto Arcor Brasil dá suporte financeiro e técnico às escolas envolvidas. “Nós procuramos ser parceiros, caminhar junto com as escolas”, acentuou.
As 14 escolas estarão então participando de encontros de formação e atividades de mobilização de suas comunidades, de modo que as escolas se fortaleçam como espaços de promoção da vida ativa. Serão três encontros de formação e os primeiros acontecerão já em abril.
Representantes das escolas presentes ressaltaram a relevância do Programa. “Esta parceria é fundamental, pois crescemos juntos”, afirmou Walkiria Centofanti, diretora da Escola Municipal “Orlando Pinto de Oliveira”, que executará o projeto “MovimentAÇÃO”. A diretora lembrou que a escola já participa de um dos projetos apoiados pelo Instituto Arcor em Bragança Paulista, no âmbito do Fundo Comunidade em Rede.
“Projetos assim são importantes para o envolvimento não apenas dos alunos, mas também das famílias, em atividades físicas, essenciais para o desenvolvimento integral”, acentuou o professor de Educação Física Jefferson Caetano, da EM “Profª. Nilza Faria”, que estará implementando o projeto “Estrelas do Futuro”, baseado em atividades de circo, teatro e dança.
As duas primeiras edições do Programa Escola em Movimento representaram o apoio a projetos de escolas da região de Rio das Pedras (SP) e Ipojuca (PE), onde também estão localizadas plantas do Grupo Arcor. E a terceira edição está em curso em Contagem (MG), igualmente sede de uma fábrica da empresa.
Diversidade – O conjunto de 14 projetos que serão apoiados pelo Instituto Arcor Brasil entre 2017 e 2018 contempla, de fato, uma grande diversidade de temas. Mas todos na linha de estímulo à vida ativa a partir das escolas.
Na Escola Municipal “Augusto Vasconcellos”, será apoiado o projeto “Brincadeiras de aventura é na escola que se aprende…”. A ideia, segundo o professor de Educação Física Renato Pereira dos Santos, é incentivar o esporte de aventura, de forma associada à educação ambiental, considerando a vizinhança da escola com uma área de bosque.
Por sua vez, a Escola Municipal Rural “Profª. Therezinha de Lima Bellotto” desenvolverá o projeto “CIRCO da THERA Apresenta: O espetáculo não pode parar!” O professor Maurício Toniolo explica que o objetivo é incentivar o movimento através de atividades circenses, como malabares, música e dança, envolvendo as múltiplas disciplinas.
A EM “Prof. Dr. Nelson Carrozzo” terá o apoio do Instituto Arcor Brasil ao projeto “Corpo em movimento, através das brincadeiras”. O propósito, de acordo com a diretora Floriane Viana, é o resgate de brincadeiras tradicionais, que estão sendo esquecidas no ambiente urbano. A participação das famílias nesse resgate será um ponto importante, afirma.
Na EM “Profª. Nilza Faria”, será implementado o projeto “Estrelas do futuro”. A linha central será a união de circo, teatro e dança, segundo o professor de Educação Física Jefferson Caetano. Envolver os pais será essencial, diz Caetano. Ele cita como uma das motivações a pesquisa que coordenou, na Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista (FESB), que teve conclusões preocupantes, como a de que 70% das mães e 60% dos pais entrevistados não realizavam atividade física. “Se os pais fazem atividade física, isso é importante estímulo para os filhos”, comenta ele.
A EM “Dr. Jorge Tibiriçá” receberá apoio para o projeto “Jogos cooperativos como prática do movimento no cotidiano escolar”. A professora Lucilene Alves de Souza Santos destaca que o projeto irá contemplar atividades valorizando a pedagogia da cooperação.
“MovimentAÇÃO” é o nome do projeto da EM “Prof. Orlando Pinto de Oliveira. Uma das atividades previstas, afirma a diretora Walkiria Centofanti, é a reforma da quadra, de modo a viabilizar várias ações de incentivo à vida ativa através do movimento.
A EM “Profª. Haidée Marçal Serbin” colocará em prática o projeto “Não importa como, mas MEXA-SE”. A intenção é divulgar e promover modalidades olímpicas, como ginástica artística e rítmica, entre outras. A escola recebeu a visita do professor de natação Igor Russi, que conduziu a tocha olímpica em sua passagem por Campinas em julho de 2016. A visita de Russi serviu como importante motivação para os alunos, observa a coordenadora da escola e do projeto, Merolina Ariane de Araújo Moraes.
Na Escola Municipal Rural “João Rissardi Júnior”, será implementado o projeto “Pátio revitalizado, recreio animado”. A revitalização do espaço onde o recreio é realizado, de modo que ele fique “mais bonito, atraente”, é um dos objetivos, segundo a coordenadora Carolina Marques Suppioni Bertelli Ferreira.
A confecção de brinquedos a partir de material de reciclagem é um dos objetivos do projeto “RECICLA-AÇÃO”, da EM “Profª. Jandyra Colombi Costa Valente”. “A interação dos pais com as crianças será uma das linhas do projeto”, revela a professora Cristina Maria de Oliveira Cunha Lima.
Na EM “Profª. Creusa G. de Azevedo”, será executado o projeto “Recreio Monitorado – Brincadeiras com respeito, movimento e alegria”. A ideia é a organização das atividades de recreio no pátio, estimulando-se atividades físicas, em paralelo com rodas de conversa e leitura, entre outras ações.
Finalmente, na EM “Antonio Dorival M. de Oliveira”, será a vez do projeto “Uma Corrida para o futuro, um Salto para a saúde”. O foco será o incentivo ao atletismo, como instrumento para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social e visando a melhoria da qualidade de vida dos alunos, assinala a professora de Educação Física Cynthia Fornari.