ESCOLAS DE BRAGANÇA PAULISTA ESTIMULAM O MOVIMENTO COM APOIO DO INSTITUTO ARCOR

14 maio 2014
ESCOLAS DE BRAGANÇA PAULISTA ESTIMULAM O MOVIMENTO COM APOIO DO INSTITUTO ARCOR

Revitalização de áreas ou abertura de novos espaços destinados a atividades físicas, apoio a esportes tradicionais ou não muito conhecidos no Brasil, resgate de brincadeiras antigas, difusão do circo e da dança, organização do recreio. Estes são alguns dos temas dos projetos de 14 escolas públicas de Bragança Paulista, que estão recebendo apoio do Instituto Arcor Brasil, como parte do Programa Escola em Movimento. Gestores dos 14 projetos estiveram reunidos no dia 21 de fevereiro, quarta-feira, no Hotel Ka Business.

De acordo com a coordenadora de programas socioeducativos do Instituto Arcor Brasil, Milena Drigo Azal, o encontro foi idealizado para ser um momento de reflexão sobre os passos dados até o momento pelos 14 projetos, bem como para a discussão das suas próximas atividades, além da promoção da troca de ideias e experiências entre as escolas presentes.

O Programa Escola em Movimento é uma iniciativa corporativa do Grupo Arcor, que vem sendo desenvolvida na Argentina, no Brasil e no Chile, e visa apoiar projetos que estimulam a vida ativa através do movimento.

No Brasil já foram realizadas edições na região de Rio das Pedras, na Região Metropolitana de Recife (PE) e em Contagem (MG). A edição de Bragança Paulista é portanto a quarta, com encerramento previsto para agosto de 2018.

Milena Azal lembrou que a participação do Instituto Arcor Brasil não se limita à doação de recursos para as escolas viabilizarem os projetos. “O Instituto Arcor é parceiro das escolas, contribui com formação de educadores, com visitas técnicas e com capacitação em elaboração de projetos, entre outras ações”, lembra a coordenadora.

A Secretaria Municipal de Educação de Bragança Paulista esteve representada no encontro, pelos professores Sérgio Lima e Telma Freitas. “É fundamental a parceria entre a iniciativa privada e a escola pública, para viabilizar ações que não seriam possíveis de outra forma”, comentou o professor Sérgio. “Programas como este, do Instituto Arcor Brasil, que proporciona o apoio a projetos e encontros entre as escolas, são essenciais porque fomentam novas ideias e possibilidades na educação, que hoje demanda muita inovação”, destacou a professora Telma Freitas, que está coordenando a implantação da escola em tempo integral no município.

Cardápio diversificado – O cardápio oferecido pelos projetos das 14  escolas públicas de Bragança Paulista a seus alunos é de fato diversificado. “Palco dos Movimentos” é o projeto da Escola Estadual Bruno Florenzano, localizada em área rural, no bairro Água Comprida, e o foco foi justamente a montagem de um palco que vem sendo utilizado em atividades esportivas e artísticas, como nota o diretor Denis Alberto da Silveira. “Todas as disciplinas se utilizam do novo espaço”, completa a coordenadora pedagógica Vanessa Karen Pinheiro.

No mesmo bairro rural de Água Comprida, está localizada a Escola Municipal Rural João Rissardi Júnior, que desenvolve o projeto “Pátio Revitalizado, Recreio Animado”. Carolina Marques Bertelli Ferreira, idealizadora do projeto, explica que o objetivo foi organizar o recreio, de modo que ele se tornasse “mais prazeroso, com brincadeiras dirigidas, envolvendo as crianças e diminuindo conflitos”. Foram então adquiridos materiais como jogo de tênis de mesa, cordas e bolas para a prática de queimada e vários outros jogos.

Carolina ainda destaca o apoio do Instituto Arcor Brasil aos encontros de formação, com a participação de todos os educadores das escolas, da gestão e coordenação a professores e profissionais de limpeza e outros. “É muito importante esta valorização dos colaboradores como educadores”, diz ela. 

A organização do recreio é de fato a referência para vários projetos, como o da EM Profa. Creusa G. de Azevedo (“Recreio Monitorado – Brincadeiras com respeito, movimento e alegria”). Na mesma linha, na EM Profa. Haidée Marçal Serbin foi implementado o projeto “Não importa como, mas MEXA-SE”. A diretora Rosângela Monteiro informa que o projeto também visou a organização do recreio e para isso foram adquiridos recursos como jogos de tênis de mesa, cama elástica e cesta de basquetebol, entre outros. “Mais de 90% dos conflitos foram diminuídos”, diz a diretora, sobre o efeito do projeto na escola.

A viabilização de novos espaços, como uma quadra de areia e pista para salto e corrida, é por sua vez o núcleo do projeto “Mathilde em MovimentAção”, da EE Profa. Mathilde Teixeira de Moraes. A diretora Andréa Lucia Vecchiatti Palma do Amaral informa que as novas áreas vêm sendo usadas pelos alunos e pela comunidade. “Os alunos vêm cuidando do espaço, este foi um impacto muito positivo do projeto”, complementa.

Já o projeto da Escola Municipal Dr. Jorge Tibiriçá é denominado “Jogos cooperativos como prática do movimento no cotidiano escolar”. Com apoio do Instituto Arcor, afirma o diretor Sergio Luis de Moraes, houve a capacitação dos educadores da escola para atuar com jogos cooperativos e danças circulares, como instrumentos de promoção do movimento e apoio ao desenvolvimento motor e cognitivo. “Os jogos e as danças possibilitam a descoberta de movimentos e atividades lúdicas”, explica.

Mais um projeto com a característica espacial é “MovimentAÇÃO”, da EM Prof. Orlando Pinto de Oliveira. O diretor Rodrigo Bernuccio informa que o projeto viabilizou a ampliação de espaços da escola, em cerca de 600 metros quadrados. Um serviço de terraplanagem, seguido de plantação de grama, resultou na estruturação de dois platôs, um destinado a receber o parque infantil e outro para diversas atividades físicas, inclusive as não-tradicionais, como rugby e slackline.

A reutilização de materiais recicláveis, para construção de novos brinquedos, foi de sua parte o propósito do projeto “RECICLA-AÇÃO”, da EM Profa. Jandyra Colombi Costa Valente.  Uma característica relevante do projeto, nota a diretora Cristina Cunha Lima, foi o apoio da comunidade, em atividades como pintura de muros. Um “pula pula” de pneu é um dos brinquedos que mais fizeram sucesso entre os alunos.  

O circo que encanta – Muitos projetos apoiados pelo Instituto Arcor Brasil estão voltados para a valorização de atividades artísticas e brincadeiras tradicionais, que vêm sendo esquecidas. É o caso do circo, tema central do projeto “CIRCO da THERA Apresenta: O espetáculo não pode parar!”, da Escola Municipal Rural Profa. Therezinha de Lima Bellotto.

“A escola fica na zona rural e muitos alunos ainda não tinham tido a oportunidade de conhecer o teatro”, comenta a diretora Rosângela Tognetti. Foram então adquiridos materiais para atividades circenses, que passaram a encantar os alunos, sempre pedindo bis.

O circo esteve igualmente no centro do projeto “Estrelas do futuro”, da EM Profa. Nilza Faria. O diretor Roberto Cardoso da Silva Bueno comenta que a escola sempre desenvolveu atividades de teatro e dança e identificou o estímulo a atividades circenses como um grande desafio. Com apoio do Instituto Arcor e a contrapartida da Prefeitura, foi montado um espaço para apresentações circenses e também houve o apoio de uma organização social para a capacitação dos educadores. O apoio a danças folclóricas é outra vertente do projeto, ressalta o diretor.

“Corpo em movimento, através das brincadeiras”, é o nome do projeto da EM Prof. Dr. Nelson Carrozzo. A utilização do corpo, em atividades dirigidas no recreio, é o norte do projeto, assinala a coordenadora Viviane Aparecida de Sousa. Ela explica que as auxiliares ajudam a organizar jogos de tabuleiros e outras atividades durante o recreio, que ficou muito mais agradável, lúdico e educativo, completa.

Na EE Marcos A. da Silva Guimarães, foi desencadeado o projeto “Dando vida e movimento a escola com a melhoria e otimização dos espaços esportivos”. O professor de Educação Física Benedito Eduardo de Miranda explica que foram estimuladas várias atividades esportivas, através de jogos inter-classe e oferecimento de escolinhas, para modalidades como fustsal, vôlei, baquete e handball.

O incentivo ao esporte também é o eixo central do projeto “Uma Corrida para o futuro, um Salto para a saúde”, da EM Antonio Dorival M. de Oliveira. A professora de Educação Física Cynthia Fornari nota que houve a revitalização da quadra e a organização de um recreio dirigido, com o estímulo ao atletismo e outras práticas esportivas.

 Na Escola Municipal Augusto Vasconcellos, o Instituto Arcor Brasil deu apoio ao projeto “Brincadeiras de aventura é na escola que se aprende…” A professora de Educação Física Marcela de Oliveira explica que foram viabilizados recursos para uma parede de escalada e para a prática de slackline. Agora, o desafio da escola, para complementar o projeto, é montar uma tirolesa. “O espaço foi revitalizado, os olhos das crianças brilham quando vêm essas novas possibilidades de prática esportiva”, completa a professora Marcela, ela também com o brilho no olhar, pelo impacto positivo do projeto na vida dos alunos. 

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