ESCOLA SÃO JUDAS USA GUIA PARA DIFUNDIR ALIMENTAÇÃO NUTRITIVA ENTRE OS ALUNOS

11 abril 0894
ESCOLA SÃO JUDAS USA GUIA PARA DIFUNDIR ALIMENTAÇÃO NUTRITIVA ENTRE OS ALUNOS

Gincanas, palestras, jogos, brincadeiras. A Escola Estadual São Judas Tadeu, localizada no Jardim Satélite Íris, em Campinas, já realizou uma série de atividades no âmbito do Projeto “O caminho para uma vida saudável”. Ela é uma das quatro escolas de Campinas que participam da segunda edição do Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, do Instituto Arcor Brasil.

Em sua primeira etapa, como esclarece a diretora da escola, Suzaneide da Silva Nunes, o projeto que visa contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos alunos e famílias por meio de atividades físicas e alimentação nutritiva contemplou os 280 alunos dos anos iniciais.

Foram então elaboradas ações com linguagem adequada para essa faixa etária, a partir de um material científico produzido por profissionais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Uma peça importante foi o Guia Alimentar, com uma série de informações sobre alimentação nutritiva. O Guia foi apresentado através de oficinas, gincanas, jogos e brincadeiras.

A importância das frutas para a alimentação nutritiva foi um ponto muito trabalhado, através de cartazes e receitas. “Todas as atividades tiveram a participação dos alunos, achamos que isso será fundamental para a implementação do projeto”, destaca a diretora. Um exemplo é o do jogo de amarelinha, que aliou a atividade física com informações sobre alimentação.

Na segunda etapa, que agora será implementada após o término da pandemia do novo coronavírus, a escola trabalhará com a montagem de uma horta vertical. Isto porque a EE São Judas Tadeu está situada no bairro onde durante muitos anos funcionou o lixão de Campinas. O solo ficou contaminado. Neste segundo momento também haverá o envolvimento dos 360 alunos dos anos finais.

A segunda edição do Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, foi iniciada no segundo semestre de 2019, com duração prevista até 2020. Participam 20 escolas públicas de três estados, em seis municípios. São três escolas em Bragança Paulista (SP), quatro em Campinas (SP), quatro em Rio das Pedras (SP), duas em Contagem (MG), três em Cabo de Santo Agostinho (PE) e quatro escolas em Ipojuca (PE).

A coordenadora de programas do Instituto Arcor Brasil, Milena Drigo Azal, observa que o Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, é uma iniciativa regional, na Argentina, Brasil e Chile.

O propósito é apoiar o desenvolvimento, execução e gestão de projetos educativos que promovam o conhecimento e a educação sobre hábitos de alimentação nutritiva ??e vida ativa nas crianças, envolvendo as famílias, as organizações da sociedade civil, as Prefeituras, o Estado e outros atores presentes no território.

Na primeira edição, entre 2017 e 2018, o Programa beneficiou mais de 35 mil crianças e capacitou 1.767 educadores, de 20 localidades. A coordenadora Milena lembra que, além do apoio financeiro na execução dos projetos, o Programa abrange o acompanhamento técnico e a formação dos educadores envolvidos, em encontros com a participação de especialistas em brincadeiras, vida ativa e alimentação nutritiva.

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."