ESCOLA RENATO PAULO DE SENA ABRE PROJETO COM WORKSHOP VIDA SAUDÁVEL

5 janeiro 2020
ESCOLA RENATO PAULO DE SENA ABRE PROJETO COM WORKSHOP VIDA SAUDÁVEL

O Workshop Vida Saudável marcou a abertura oficial, no dia 29 de outubro, do Projeto “Escola Renato: corpo saudável, vida melhor”, da Escola Municipal Renato Paulo de Sena, de Cabo de Santo Agostinho (PE). Este é um dos 20 projetos de escolas públicas apoiados pelo Instituto Arcor Brasil, como parte da segunda edição do Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, em vigor entre 2019 e 2020.

 “Foi muito interessante essa abertura, porque envolveu educadores, alunos e familiares, e esse é o nosso objetivo com o projeto, difundindo alimentação saudável e vida ativa para todos, pela mudança de hábitos”, explica a professora Kezia Bezerra de Souza, gestora da escola e coordenadora do projeto.

O Workshop Vida Saudável teve início com uma aula coletiva ao ar livre com educador físico, na praça ao lado da escola, na Rua da Aurora, no bairro São Francisco. A aula aconteceu às 7h30 e foi seguida de distribuição de frutas (maçã, banana, mamão, melão, abacaxi e melancia) e água mineral, com rótulos reproduzindo o nome do projeto e o símbolo do Instituto Arcor. Alunos, pais, mães e professoras, juntos, celebrando a alimentação saudável.

De volta às dependências da escola, o Workshop continuou com palestra de nutricionista da Secretaria Municipal de Educação. Alunos e pais recebendo novos conhecimentos sobre a importância da alimentação saudável, pirâmide alimentar e hábitos alimentares. Palestra acompanhada com degustação de chá verde e de frutas e distribuição de folders sobre práticas alimentares saudáveis, incluindo o reaproveitamento de cascas e outros itens para confecção de bolos.

A diretora Kezia Bezerra de Souza nota que o Workshop reiterou os propósitos do Projeto “Escola Renato: corpo saudável, vida melhor”. Ela informa que outras atividades já estão programadas, como o Dia do Sim, cumprido toda as sextas-feiras, quando não são consumidos produtos industrializados. “Neste dia é realizado um lanche coletivo. O aluno que não tiver condição de levar frutas recebe de outro que levou a mais. Todos são incluídos”, observa a gestora. No dia 16 de dezembro, ela acrescenta, será realizada a primeira Expo Escola Renato Paulo de Sena, com o tema Alimentação Saudável. Cada sala de aula apresentará o resultado de trabalho feito a partir das orientações das professoras.

O Programa Aprendendo com Prazer é uma iniciativa internacional do Grupo Arcor, implementada na Argentina, no Brasil e no Chile, com o objetivo de dar apoio ao desenvolvimento, execução e gestão de projetos educativos que promovam o conhecimento e a educação sobre hábitos de alimentação saudável ??e vida ativa nas crianças, envolvendo as famílias, as organizações da sociedade civil, as Prefeituras, o Estado e outros atores presentes no território.

A Escola Municipal Renato Paulo de Sena é uma das 20 escolas públicas que estão recebendo, entre 2019 e 2020, apoio técnico e financeiro do Instituto Arcor Brasil, como parte da segunda edição do Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável. A primeira edição, entre 2018 e 2020, contemplou outras 20 escolas públicas, nos mesmos municípios pernambucanos de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, em Contagem (MG) e também em Bragança Paulista, Campinas e Rio das Pedras, em São Paulo.

  • Categoria: Sin categorizar
  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."