ESCOLA EM MOVIMENTO: ESPORTE, CULTURA E CIDADANIA EM CONTAGEM

30 novembro 2017
ESCOLA EM MOVIMENTO: ESPORTE, CULTURA E CIDADANIA EM CONTAGEM

Esporte, cultura e defesa da cidadania são as marcas dos dez projetos apoiados em Contagem (MG), pelo Instituto Arcor Brasil, como parte da terceira edição do Programa Escola em Movimento. Os projetos estão sendo encerrados em 2017 e deixam um legado de muitas ações e estruturas permanentes nas escolas.

O Programa Escola em Movimento é uma ação corporativa do Grupo Arcor, na Argentina, Brasil e Chile, e visa estimular a vida ativa através do movimento. Os projetos das escolas públicas contemplados recebem apoio técnico e financeiro. No Brasil já foram realizadas edições na região de Piracicaba (SP), na Região Metropolitana de Recife (PE) e em Contagem. A quarta edição está em curso em Bragança Paulista (SP).

Dança e games – Na Escola Municipal “Jenny de Andrade Faria”, no bairro Bandeirantes, o Projeto “A dança em movimento!” tem dois eixos principais. Step, mini-cama elástica e equipamento de som, que transmite um repertório eclético, foram adquiridos para incrementar os passos das turmas do Ensino Fundamental, coordenadas pela professora de Educação Física Mariele Rosa. “Procuramos trabalhar todos os movimentos e também para que os alunos tenham contato com a maior diversidade rítmica", ela comenta.

A EM “Jenny de Andrade Faria” tem 520 alunos, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, até o 5º ano. Com isso, as atividades impulsionadas pelo projeto também atingiram os alunos de 4 e 5 anos, que ficam especialmente alegres quando estão nas aulas da professora Simone Valéria Martinho. É só ela ligar o Xbox que as crianças se entusiasmam e começam a pular, de acordo com os movimentos dos personagens do jogo na tela. Foi uma forma de unir o encanto das novíssimas gerações pela tecnologia com o bom e velho hábito de se movimentar, de ter uma vida ativa, comportamento um pouco esquecido em tempos digitais. “É possível unir as duas coisas”, comenta a educadora.

Esportes novos – Slackline e Badminton são duas modalidades que passaram a ser oferecidas aos alunos da Escola Municipal “Ana Guedes”, em função do Projeto “Esportes não convencionais na escola”. “A ideia era justamente proporcionar o conhecimento de outros esportes, além do futebol e vôlei, para as crianças e jovens”, comenta a professora Glauce Leonel, coordenadora do projeto.

Rafaela Ventura Silva, 14 anos, aluna do 9º ano. Ela conta que conhecia o esporte de vídeos na televisão e Internet e que nem imaginava que um dia poderia praticá-lo. O projeto conta com apoio do instrutor profissional de Slackline Taylon Soares Rosa. Os educadores também estão participando, com aulas de ginástica funcional em horários agendados.

Muitos brinquedos –  “É o cavalinho”, responde Sofia Pereira Rosa, 7 anos, aluna do 2º ano da Escola Municipal “Sônia Braga”, à pergunta sobre seu brinquedo de preferência na brinquedoteca montada no âmbito do Projeto “Corporeidade, Expressão e Futuro”.  

O projeto também possibilitou a estruturação de um circuito de obstáculos, no pátio coberto, e a aquisição de uma cama elástica, muito apreciada pelos alunos que se esmeram na performance.

Festival de esportes – Uma das maiores de Contagem, com mais de 1.600 alunos, a Escola Estadual “Laurita Mello Moreira” se transforma em dias de programação do Projeto “Atividade física e alimentação saudável: a escolha perfeita”. São disputados jogos de queimada no ginásio coberto e partidas de peteca e tênis de mesa nas outras quadras. Parece um festival de esportes, celebrando a vida ativa através do movimento.   

“É saúde e alegria”, define Juan Pablo Pereira Oliveira de Carvalho Lima, 12 anos, aluno do 6º ano, após uma acirrada disputa de queimada. O oferecimento de algumas modalidades não-tradicionais é uma das linhas do projeto, explica Erivaldo Oliveira, vice-diretor da escola e um grande entusiasta das atividades físicas. Ele lembra que a ideia floresceu no contexto da preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.  Como o nome deixa explícito, o projeto também está voltado para a promoção da alimentação saudável entre os alunos. Nesse sentido também estão envolvidas outras disciplinas, e não apenas Educação Física, como Ciências da Natureza e Biologia.

Com a comunidade – Com mais de 1.000 alunos e grande integração com a comunidade, a Escola Municipal “Professora Julia Kubitschek de Oliveira” sempre incentivou a participação de pais e outros familiares no cotidiano da instituição. Essa presença se tornou ainda mais sólida, no contexto do Projeto “Mova-se: escola que se exercita”.

São várias oportunidades que passaram a ser oferecidas para a participação das mães, principalmente, como nas aulas de pilates e de culinária, onde voluntárias podem apresentar os seus talentos. É o caso de Maria José de Oliveira Assis, que já brindou professores, alunos e outras mães com sua deliciosa torta de frango.

Também como fruto do projeto, uma sala que se encontrava deteriorada foi reformada e se transformou em estúdio para pilates e para as aulas de artes na Educação Infantil, como aquela de Literatura Infantil oferecidas pela professora Marcilene Maia. Nessas aulas, são comuns as fantasias vestidas pelas crianças, como a de “rainha, não princesa”, de Lavínia Braga, 5 anos. No mesmo espaço reformado, uma parede foi transformada em área de escalada para os alunos de 4 e 5 anos. Para os maiores, um circuito de obstáculos foi montado na quadra coberta.     

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."