As incertezas quanto ao retorno às aulas continuam em Pernambuco, mas a Escola Municipal Maria Eulina de Freitas, de Cabo de Santo Agostinho, está desenvolvendo o Projeto Crescendo Mais Saudável com várias ações virtuais. O projeto integra a segunda edição do Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, do Instituto Arcor Brasil.
Com foco na promoção da alimentação saudável e no incentivo à atividade física, o projeto foi iniciado em 2019, envolvendo o conjunto dos 250 alunos de Educação Infantil e Fundamental I. A unidade funciona em instalações do Abrigo São Francisco de Assis, no bairro São Francisco de Assis.
“O objetivo é difundir conhecimento, entre alunos e pais, sobre a importância dos alimentos nutritivos e da vida ativa”, observa Marilia Viviane Batista Santana, gestora da EM Maria Eulina de Freitas. “O estímulo ao brincar é um eixo importante para atingirmos nossos propósitos”, ela completa.
Uma das ações implementadas em 2019 foi a Exposição Saudável, nos moldes de uma Feira de Ciências. Cada sala apresentou um tema relacionado a alimentação ou atividade física. Os pais foram convidados a participar.
Às quintas-feiras, a escola passou a realizar o Dia do Lanche Saudável. “No amplo espaço à frente da unidade, as professoras organizavam uma espécie de piquenique e faziam uma vivência com os alunos, centrada nos benefícios da alimentação equilibrada”, explica a diretora.
Também foram várias ações no âmbito do fomento à vida ativa, como uma série de palestras com professor de educação física, seguidas de sessão de alongamento. Com recursos do Projeto Crescendo Mais Saudável, foram ainda adquiridos jogos pedagógicos e uma mesa de pingue-pongue, no suporte às brincadeiras dirigidas. As sextas-feiras foram reservadas aos jogos interclasses, também realizados no contexto do Projeto Crescendo Mais Saudável.
Diante da suspensão das aulas presenciais em função da pandemia, a escola passou a utilizar novas estratégias para executar o seu planejamento, inclusive no caso do Projeto Crescendo Mais Saudável. As salas foram reunidas em grupos de whatsapp e os alunos recebem as orientações através deles.
Os alunos também estão sendo estimulados a gravar vídeos caseiros sustentados nos conceitos da alimentação equilibrada e da vida ativa. “As crianças são convidadas a apresentar os alimentos de que mais gostam e falar sobre os seus benefícios”, resume a gestora Marilia de Santana. O aproveitamento dos alimentos é igualmente estimulado entre os alunos e seus familiares.
As postagens acontecem após as aulas ministradas remotamente pelas docentes. A professora Werlânia Santos, por exemplo, explicou aos alunos do 4º ano A os conceitos associados à pirâmide alimentar, uma imagem que permite a visualização dos grupos de alimentos mais nutritivos e a quantidade ideal de consumo.
Os vídeos são exibidos na conta da escola no Instagram. A cada postagem, os alunos procuram aprimorar a apresentação e disposição das frutas e demais alimentos que mais apreciam. Os vídeos com as atividades físicas também são muito animados, geralmente mostrando os pais interagindo com os filhos, como reflexo da realidade imposta pelo novo coronavírus.
A EM Maria Eulina de Freitas comprovou que o uso de novos métodos de ensino e aprendizagem, a partir dos recursos oferecidos pelas tecnologias digitais, viabiliza a manutenção de atividades com a comunidade escolar, incluindo aquelas indutoras da alimentação equilibrada e da vida ativa, no contexto do Projeto Crescendo Mais Saudável.
Executado na Argentina, Brasil e Chile, o Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, é uma iniciativa internacional do Grupo Arcor. Dar suporte a projetos de escolas públicas que promovam a vida saudável, com base na vida ativa, em movimento, e na alimentação equilibrada, é o propósito central do Programa. O compromisso está firmado na política de sustentabilidade do Grupo Arcor, em sintonia com recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).