ESCOLA DE IPOJUCA PROMOVE VIDA ATIVA E A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA COMUNIDADE

28 novembro 2020
ESCOLA DE IPOJUCA PROMOVE VIDA ATIVA E A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA COMUNIDADE

Realização de trilha ecológica em reserva biológica, promoção de Feira do Conhecimento e de Passeio Ciclístico, com a participação de alunos, pais e comunidade. Estas foram alguma das atividades já realizadas pela Escola Municipal Ministro Jarbas Passarinho, de Ipojuca (PE), no escopo do Projeto Alimente a Energia da Sua Vida, que integra a segunda edição do Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, do Instituto Arcor Brasil.

Como explica a professora Danielle Silva, coordenadora pedagógica da escola e uma das coordenadoras do projeto, foram várias as iniciativas dentro do propósito de estimular a prática de atividades físicas como hábito diário a ser incutido na vida dos estudantes. Ela cita a realização de Passeio Ciclístico e de trilha ecológica na Reserva Biológica de Saltinho, município de Tamandaré (PE), aliando a atividade física com a disseminação de informações sobre a importância da preservação da biodiversidade.

Unidade de conservação federal, sob responsabilidade do Núcleo de Gestão Integrada do Instituto Chico Mendes (NGI ICMBio Costa dos Corais), a Reserva Biológica de Saltinho protege importante fragmento de Mata Atlântica de Pernambuco. Como nota a professora Danielle, a visita evidencia o olhar multidisciplinar do Projeto Alimente a Energia da Sua Vida.

Também coordenadora pedagógica e outra coordenadora do projeto, a professora Juliana Melo elenca outras atividades já realizadas, como a Feira de Conhecimentos, com exposição do tema Alimentação Saudável e Horta Escolar, igualmente com perspectiva multidisciplinar. A professora salienta que também foram realizadas ações permanentes, em alinhamento com os objetivos do projeto, como o Dia de Se Mexer, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, envolvendo toda a comunidade local.

A professora Danielle aponta, do mesmo modo, as atividades já implementadas dentro da outra linha do projeto, a de promoção da alimentação saudável, sobretudo em termos de valorização dos nutrientes contidos em frutas, verduras e legumes. Nesse sentido foi realizada reunião com os pais, justamente para informar sobre as ações previstas no projeto, abordando a importância da alimentação saudável e da prática de exercícios físicos para a manutenção de uma boa saúde.

 Outras ações práticas foram a implantação de horta orgânica de chão e suspensa, nas dependências da escola, e a realização da Hora de ter Energia, com atividade de preparação de alimentos na própria instituição. Outra atividade foi a Excursão Pedagógica à organização não-governamental de Agricultura Familiar Centro Sabiá, no município de Rio Formoso (PE), para aprofundamento de conhecimentos em práticas agrícolas sustentáveis de produtos orgânicos.

As professoras Danielle Silva e Juliana Melo lembram que extensa programação será executada em 2020, dentro do Projeto Alimente a Energia da Sua Vida. Um conjunto de 20 escolas públicas participa da segunda edição do Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, nos municípios pernambucanos de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho e também em Contagem (MG) e nos paulistas Rio das Pedras, Campinas e Bragança Paulista.

 

 

 

  • Categoria: Famílias, ONGs, Professores
  • Formatos: Publicações
  • Temas: Experiências em escolas, Vida ativa
  • Idades: Todos, Todos
  • Ambientes e espaços: Aula, Casa, Espaços públicos, Pátio
"Nenhum resultado encontrado."