ENCONTRO DESTACOU FUNÇÃO DAS REDES DE PROTEÇÃO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

19 setembro 2013
ENCONTRO DESTACOU FUNÇÃO DAS REDES DE PROTEÇÃO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 

No último dia 18 de maio, sexta-feira, aconteceu no Centro Pedagógico de Rio das Pedras (SP) um encontro promovido pelo Conselho Tutelar do Município, e com apoio do Instituto Arcor Brasil, relativo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. No encontro, foi reiterado o papel das redes de proteção para diminuir a vulnerabilidade das crianças e adolescentes.

“Temos uma rede de proteção que está se fortalecendo cada vez mais em Rio das Pedras, e um dos objetivos desse encontro é justamente propiciar mais conhecimento para que o Sistema de Proteção fique ainda mais sólido”, destacou a conselheira Sueli Zopi Soave.

A conselheira Alana Priscila Sales acentuou, por sua vez, que o Conselho Tutelar tem procurado um alinhamento especial com as escolas, considerando a presença dos professores na vida dos alunos. “As escolas são essenciais na prevenção à violência contra a infância e juventude”, afirmou.

O auditório do Centro Pedagógico ficou lotado, com a presença de dezenas de professoras de escolas de ensino fundamental e alunos do ensino médio. O padre Rafael Galvão Barbosa, diretor de Pastoral do Colégio D.Bosco, de Piracicaba, provocou a reflexão, e o chamado para a ação, ao discutir a importância dos educadores no fortalecimento da resiliência da juventude diante do desafio do uso de drogas.

 

“Vivemos em uma sociedade fragmentada, na qual a juventude está muito vulnerável. Os educadores são os tutores da resiliência desses jovens”, afirmou o padre, que reiterou a relevância das redes de proteção.

O religioso também citou o papel das escolas e dos professores na prevenção e combate à violência contra crianças e adolescentes. “Os educadores podem ser capacitados a identificar sinais de que algo está errado com um aluno. Quando o aluno se isola, muda seu comportamento, pode ser um sinal, e o educador pode ajudar muito a verificar o que pode ser feito”, ressaltou.

A cabo Claudia Regina Teixeira, da Polícia Militar, também fez uma apresentação no encontro, sobre a atuação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que a corporação implementa junto a escolas e várias organizações da sociedade civil.

Em 2018, destacou a policial, o Proerd está completando 10 milhões de pessoas atingidas por suas ações de conscientização. “As escolas são vitais na prevenção ao uso de drogas”, disse.

As educadoras que participaram do encontro comentaram a oportunidade de reflexão despertada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. “Temos que discutir esse tema, nos informarmos mais, para que ajudemos as crianças a se prepararem para enfrentar os desafios”, afirmou a professora Ketily dos Santos.

Educadora no Centro Educacional de Assistência ao Deficiente (CEAD) de Rio das Pedras, Zelia Franco salientou que “existem situações de violência que podem estar ocorrendo e não são percebidas, ficam invisíveis, e por isso são importantes eventos como esse e outras oportunidades para maior informação e esclarecimento”.

Diretora de escola municipal de Educação Infantil, Luciana Borsatto evidenciou a importância do trabalho conjunto das escolas com as famílias, para a prevenção de diversas modalidades de violência contra crianças e adolescentes. “Temos que estar lado a lado na defesa das crianças”, disse, sintetizando o sentido do encontro promovido pelo Conselho Tutelar de Rio das Pedras.

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."