ENCONTRO DEBATE PAPEL DAS ESCOLAS PÚBLICAS NA PROMOÇÃO DA VIDA ATIVA E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

25 novembro 2000
ENCONTRO DEBATE PAPEL DAS ESCOLAS PÚBLICAS NA PROMOÇÃO DA VIDA ATIVA E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

As escolas públicas têm um papel central na promoção da vida ativa e da alimentação saudável, ao criar ambientes favoráveis e envolver as comunidades locais. Este foi o foco do Encontro de Encerramento do Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, do Instituto Arcor Brasil realizado nos dias 7 e 8 de novembro no Centro Santo Inácio de Loyola, em Campinas (SP).

Participaram do Encontro representantes das escolas públicas de Bragança Paulista, Campinas e Rio das Pedras, do interior de São Paulo, e Contagem (MG), que integraram a primeira edição do Programa, entre 2018 e 2019. As escolas públicas de Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, em Pernambuco, contempladas com projetos nessa edição, terão seu encontro final nos dias 12 e 13 de novembro.

A coordenadora de programas socioeducativos do Instituto Arcor Brasil, Milena Drigo Azal, lembrou na abertura do Encontro que o Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, é uma iniciativa internacional do Grupo Arcor, implementada na Argentina, no Brasil e no Chile, com o objetivo de dar apoio ao desenvolvimento, execução e gestão de projetos educativos que promovam o conhecimento e a educação sobre hábitos de alimentação saudável ??e vida ativa nas crianças, envolvendo as famílias, as organizações da sociedade civil, as Prefeituras, o Estado e outros atores presentes no território.

Na primeira edição o Programa deu apoio técnico e financeiro a 20 projetos de escolas públicas, beneficiando 7.637 crianças e adolescentes dos seis municípios envolvidos, em três estados brasileiros. Milena Drigo Azal lembrou ainda que 1208 educadores, das 20 escolas abrangidas, participaram de 35 momentos de formação, sobre temas como jogos cooperativos, brincadeiras e alimentação saudável.

Experiências compartilhadas – No Encontro de Campinas, as escolas apresentaram os resultados dos respectivos projetos, compartilharam experiências e fizeram uma avaliação do próprio Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, considerando indicadores como articulação de atores, capacitação dos profissionais e impactos na infraestrutura e espaços das unidades escolares.

Diretora da Escola Municipal Sônia Braga da Cruz Ribeiro Silva, de Contagem, Janete Romão da Silva observou que o Projeto “Brincar e comer: uma mistu”ra saudável” foi implementado considerando a avaliação diagnóstica realizada na instituição, que identificou 24% dos 326 alunos na condição de sobrepeso, obesos ou desnutrição, ou seja, com desvios nutricionais.

Foram então realizadas várias ações incentivando hábitos de alimentação saudável entre os alunos, de forma associada à promoção da atividade física. “Estas informações eles vão levar para a vida toda, e as crianças também agem como multiplicadoras, influenciando em suas famílias”, afirmou a diretora.

A realidade de uma escola localizada na zona rural foi apresentada, por sua vez, pela Escola Municipal Eugênia de Souza Camargo, de Bragança Paulista, que desenvolveu o Projeto “Recreio Feliz começa com Alimentação Saudável”.

A coordenadora pedagógica da escola, Flavia Gabriela Fajan, explicou que o projeto viabilizou a organização de múltiplas atividades dirigidas para o momento do recreio das crianças, que passaram a contar com um cardápio contendo parede de escalada, badminton e quadra de areia. Além disso, as crianças se envolveram da manutenção da horta escolar. “É muito importante o apoio de uma empresa privada, como a Arcor do Brasil, para possibilitar atividades que de outro modo não seriam possíveis”, comentou.

A experiência de uma outra horta, mas no formato vertical, foi um dos núcleos do Projeto “Plantando Educação, Colhendo Vida Saudável”, da Escola Estadual Professora Rosina Frazatto, de Campinas. A vice-diretora, Angélica Adam, notou que o projeto considerou o contexto onde está a escola, localizada em uma área do Jardim Satélite Íris, onde durante muito tempo funcionou um lixão e o solo está, portanto, contaminado.

 “Estamos em uma sociedade obesogênica, o projeto possibilitou várias ações redirecionando os hábitos alimentares dos alunos, além do resgate de brincadeiras folclóricas. Foi a primeira vez que muitos alunos conheceram brincadeiras como cavalinhos, pé-de-lata, peteca ou pipa”, informou a vice-diretora.

Situada em Rio das Pedras, a Escola Municipal Professor Augusto Elias Salles implementou o Projeto “Vida Boa”, apresentado por sua diretora, Daniela Adriana Osti. O projeto também proporcionou a organização das atividades no recreio, estimulou o consumo de frutas e verduras e outros hábitos de alimentação saudável e procurou envolver as famílias dos alunos, em momentos como Festa Junina e Carnaval. “É essencial o envolvimento das famílias com a escola, o que sempre é um desafio”, disse a diretora Daniela Adriana Osti, refletindo uma situação comum no conjunto das escolas públicas participantes do Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável.

Já está em curso, no período 2019-2020, uma segunda edição, com a participação de outras 20 escolas públicas, nos mesmos seis municípios. “A promoção da vida ativa e alimentação saudável está em sintonia com a política de sustentabilidade do Grupo Arcor”, lembrou a coordenadora de programas do Instituto Arcor, Milena Drigo Azal.

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