CURSO PROMOTORES DE VIDA ATIVA TEM ENCERRAMENTO EM RIO DAS PEDRAS

29 maio 2014
CURSO PROMOTORES DE VIDA ATIVA TEM ENCERRAMENTO EM RIO DAS PEDRAS

Com várias atividades esportivas, como circuitos, que os educadores podem implementar em suas escolas e outros espaços de atuação, além de conceitos teóricos, foi encerrada no dia 7 de dezembro a segunda edição do Curso Promotores de Vida Ativa. A iniciativa do Instituto Arcor Brasil contemplou 30 educadores, em sua maioria profissionais de educação física, de seis municípios da região de Rio das Pedras (SP).

“Foi um excelente curso, principalmente em termos das atividades físicas práticas que os educadores podem, com poucos recursos, levar para suas escolas”, resumiu a professora Elenilza Pimpinatto, supervisora da Secretaria Municipal de Educação de Rio das Pedras, sobre o objetivo da iniciativa.

O objetivo do curso, como lembra a coordenadora de projetos socioeducativos do Instituto Arcor Brasil, Milena Drigo Azal, é oferecer subsídios teóricos, metodológicos e práticos relacionados ao movimento, para profissionais que atuam com crianças e adolescentes, através da formação presencial e virtual. A iniciativa está relacionada à política de sustentabilidade do Grupo Arcor, que tem na promoção da vida ativa um dos seus eixos, lembra Milena. 

O curso foi desenvolvido em cinco módulos, sendo três presenciais e dois à distância, ministrados pelos professores José Angelo Barela e Eric Leal Avigo. O professor Barela trabalha no Instituto de Ciências da Atividade Física e Esporte – ICAFE / Laboratório para Análise do Movimento (LAM), da Universidade Cruzeiro do Sul e também no
Departamento de Educação Física do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (UNESP) em Rio Claro. O professor Eric Leal Avigo também atua na Universidade Cruzeiro do Sul.

Depoimentos – Os educadores que participaram do quinto e último módulo ressaltaram a relevância do Curso Promotores de Vida Ativa para suas atividades profissionais, principalmente no âmbito escolar. Professor de Educação Física em Rio das Pedras, Edilson Conceição do Amaral destacou os conhecimentos compartilhados no curso, no sentido de evidenciar a importância da atividade física para o desenvolvimento da criança, de seus primeiros anos até a maturidade, passando pela adolescência.

“Estimular o desenvolvimento da atividade motora desde os primeiros anos é fundamental, fazendo grande diferença para a criança depois, em sua vida adulta”, destacou o professor Edilson, reiterando conceitos comentados pelos professores Barela e Avigo, no âmbito da proficiência motora.

O professor de Educação Física em Capivari, Michael Portella Fonseca, sublinhou por sua vez que o curso contribuiu para a ampliação de conhecimentos sobre estratégias que podem ser aplicadas pelo educador, para incentivar a atividade física.

O educador salientou a importância da inclusão de todos os alunos de um determinado grupo, de modo que todos fiquem estimulados a participar das atividades propostas. “É preciso ter muito cuidado para não excluir uma criança de uma atividade. Então o educador é desafiado a buscar caminhos para incluir a todos”, comentou.

Também professor de Educação Física, Leonardo Caritá ressaltou a contribuição do Curso Promotores de Vida Ativa em termos de instrumentos para o desenvolvimento de habilidades motoras da criança. “O aluno poderá se tornar um atleta, mas o desenvolvimento de suas habilidades motoras será importante acima de tudo para sua vida prática. E é possível ampliar o repertório motor, com recursos mínimos”, observou.

Professora em Rio das Pedras e Saltinho, Selma Angeleli ressaltou que as atividades presenciais do Curso foram especialmente relevantes, mas também destacou a importância dos módulos à distância. “Às vezes o tempo disponível não permite, então um aprendizado virtual pode complementar o aprendizado e isso aconteceu no curso”, relatou.

Em relação à primeira edição, o professor Barela destaca o maior leque de atividades práticas apresentadas na segunda. E de fato ele encerrou o quinto e último módulo, no Centro Pedagógico de Rio das Pedras, com várias atividades práticas, que os educadores podem aplicar em suas instituições de atuação. Todos os educadores se envolveram, questionaram e cansaram, mas demonstraram satisfação com os resultados.

A programação do dia 7 de dezembro foi encerrada com uma avaliação do curso, por parte dos educadores participantes, e entrega de certificados a todos que compareceram às três aulas presenciais e realizaram as atividades virtuais. Os mesmos também receberam kits com materiais que podem ser utilizados em atividades físicas: quatro bolas (número 08 da Penalty), duas cordas de 6,0 metros, dois kits Tacobol Klopf, 10 cones pequenos e 10 cones grandes.

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."