Curso “É na infância que se aprende a comer bem!”

6 novembro 2021
Curso “É na infância que se aprende a comer bem!”

Na oferta de novas propostas do nosso Portal Educativo, destinadas a  proporcionar uma formação aberta e flexível a pessoas que trabalham diretamente com crianças, o curso “É na infância que se aprende a comer bem!” tem um lugar de destaque no mês de novembro.

Este programa propõe abordar a nutrição e hábitos alimentares e de vida saudável de forma simples, com uma linguagem de fácil compreensão e interpretação. Além disso, motiva a ação e oferece propostas para trabalhar essas questões na Educação Infantil e no Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Para isso, todos os conteúdos teóricos são acompanhados de ideias e recomendações que podem ser facilmente realizadas ​​em casa e na escola, locais onde se formam os hábitos e onde as crianças passam grande parte do seu tempo.

Para preparar o conteúdo, foram revisados os Guias Alimentares Baseados em Alimentos (GABA) de 8 países da região: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

O curso está organizado em três seções, em cada uma delas são incluídas propostas de interação com as criaças para desencadear o tema com todo o grupo e promover momentos de reflexão. Além dessas interações, são oferecidas fichas de atividades com diferentes graus de complexidade, de acordo com as diferentes idades, que estão prontas para uso e podem ser resolvidas individualmente, em casa ou na sala de aula.

Para a Educação Infantil existem cinco propostas de atividades que incluem, por exemplo: pintar, ordenar sequências, associar, montar ou escolher entre diferentes opções. E para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais são onze propostas, tais como: pesquisar em fontes confiáveis, completar e analisar informações, fazer pesquisas e analisar os resultados, responder, fazer experimentos para que as crianças se tornem protagonistas de sua própria aprendizagem. A ideia é que cada participante, que conhece seus alunos, possa adaptá-los ao nível cognitivo do grupo. A seção final detalha uma série de recomendações viáveis ​​para incentivar a implementação e construção da saúde com ideias para fazer em casa ou na escola.

Os temas

O conceito central do curso é que a alimentação faz parte dos nossos hábitos e, como hábitos são comportamentos aprendidos, também podemos aprender a comer de forma saudável. Os professores dizem que sentem falta de ferramentas para abordar questões de saúde e nutrição com seus alunos, não se sentem totalmente seguros sobre como desenvolver o tema ou têm algumas ideias, mas não têm tempo para planejá-las e implementá-las.

A programação do curso é a seguinte:

  • Construindo hábitos e estilos de vida saudáveis
  • A ligação entre hábitos alimentares e a construção da saúde
  • A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) como intervenção para promoção da saúde no ambiente escolar
  • Comensalidade e a importância do planejamento das refeições
  • A origem dos alimentos
  • Classificação de alimentos de acordo com diferentes critérios
  • Guias Alimentares Baseados em Alimentos (GABA). Mensagens e recomendações de GABAs do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Uruguai, Paraguai e Venezuela
  • Nutrientes e grupos de alimentos de acordo com suas contribuições nutricionais
  • Recomendações ​​para realizar em casa e na escola

Nosso Portal Educativo

O Portal Educativo do Instituto Arcor é uma proposta online, que permite aos alunos acessar diferentes instâncias de treinamento aberto e flexível, com acesso gratuito. Os cursos são abertos de acordo com uma programação mensal, e é possível acessá-los apenas durante as datas de ativação. O aluno pode segui-los no seu próprio ritmo, só é necessário ter uma conexão com a Internet.

Caso tenha alguma dificuldade em acessar os cursos, consultas podem ser feitas pelo e-mail: suporte@institutoarcor.org.br

Para acessar o Portal, clique aqui!

  • Categoria: Professores, ONGs
  • Formatos: Publicações, Cursos
  • Temas: Alfabetização, Alimentação saudável, Direitos das crianças, Experiências em escolas, Portal Educativo, Primeira Infância, Vínculos saudáveis
  • Idades: Todos
"Nenhum resultado encontrado."