CRAS DO SATÉLITE ÍRIS EM CAMPINAS RECEBE AS PINTURAS DE BRINCADEIRAS DO INSTITUTO ARCOR

19 agosto 2020
CRAS DO SATÉLITE ÍRIS EM CAMPINAS RECEBE AS PINTURAS DE BRINCADEIRAS DO INSTITUTO ARCOR

O espaço onde está localizado o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Satélite Íris, em Campinas, sempre foi muito procurado pela população da região. Agora as crianças que acompanham os pais para os múltiplos serviços prestados pelo CRAS têm um motivo a mais para se alegrar, com as pinturas de brincadeiras no entorno do prédio, executadas em função de projeto do Instituto Arcor Brasil.

São várias brincadeiras pintadas no chão, na entrada do CRAS e na vizinhança com o prédio vizinho, onde funcionam o Centro Cultural José Alves e uma unidade do Centro de Educação Profissional de Campinas Prefeito Antônio da Costa Santos (Ceprocamp). Os pneus reutilizados como vasos de flores no jardim em frente ao Centro Cultural José Alves também foram pintados, incrementado a visão multicolorida.

 “O CRAS sempre foi um parceiro importante do Instituto, em iniciativas como a rede intersetorial NovasAtitudes.Com. Era natural que a pintura de brincadeiras em Campinas acontecesse nesse espaço”, comenta a coordenadora de programas e projetos socioeducativos do Instituto Arcor Brasil, Milena Drigo Azal.

 Milena lembra que o Projeto Pinturas de Brincadeiras vem sendo realizado como parte da programação dos 15 anos do Instituto Arcor, lembrados no dia 25 de maio. O projeto já proporcionou pinturas de brincadeiras em 15 espaços de Rio das Pedras, como creches, escolas e praças, e também no Lago do Taboão, em Bragança Paulista.

“Ficou um cenário muito agradável para as crianças e todos que frequentam o CRAS. Muito aconchegante”, resume Mara Pretto, agente de Ação Social do CRAS. “Além do impacto visual, ficou mais lúdico para as crianças e uma ação assim fortalece a ligação com a comunidade”, completa a assistente social Débora Pádua. Ela nota que as pinturas foram feitas por mulheres de dois grupos que frequentam o CRAS e participam de várias de suas ações, o Troca de Saberes e o Guerreiras.  

Os dois grupos se alternaram para realizar as pinturas. “É muito bom participar das atividades no Troca de Saberes. Aprendemos vários tipos de artesanato e também podemos comercializar”, explica Roseli Ramalho, moradora no Jardim Andorinhas e uma das integrantes do grupo.

“Ficou bastante colorido e onde tem cor tem vida”, disse Valdete Gonçalves da Rocha, moradora no Residencial Cosmos e outra participante do Troca de Saberes empenhada em deixar ainda mais bonitas as pinturas de brincadeiras concebidas para as crianças que sempre estão circulando pelo CRAS e demais serviços presentes naquele espaço sagrado para a população da região.

A região do Jardim Satélite Íris concentra enorme população e muitos desafios sociais, mas também tem sido o território de várias mobilizações pelos direitos de cidadania. O Instituto Arcor Brasil atua na região desde o seu apoio ao Projeto Novas Atitudes.Com, como parte do Programa pela Educação em Tempo Integral, desenvolvido em Campinas e na Paraíba pelo Fundo Juntos pela Educação, entre 2006 e 2010.

A parceria permanece com o CRAS e outras organizações públicas e não governamentais. Agora mais colorida, com os diversos tons da cidadania, como aqueles desenhados por Adriana de Souza e Adrielli, mãe e filha, frequentadoras há anos do CRAS. “É muito bom participar e ajudar a comunidade”, afirma Adriana, sintetizando o espírito da ação voluntária que presidiu mais uma ação do Projeto Pinturas de Brincadeiras.

       

  • Categoria: Professores
  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."