COOPERATIVAS DE RECICLAGEM DE CAMPINAS RECEBEM UNIFORMES DA ARCOR DO BRASIL

16 novembro 2017
COOPERATIVAS DE RECICLAGEM DE CAMPINAS RECEBEM UNIFORMES DA ARCOR DO BRASIL

Quatro cooperativas de reciclagem localizadas em Campinas, interior de São Paulo, receberam uniformes da Arcor do Brasil para utilizar em suas atividades diárias. A iniciativa está associada à política de sustentabilidade do Grupo Arcor. O Instituto Arcor Brasil mediou o contato com as cooperativas, que integram a RECICLAMP.

Como explica o gerente de Meio Ambiente, Higiene e Proteção Industrial da empresa, Alejandro Peris, quase 700 peças seriam descartadas, mas estavam em bom estado para uso. Através de uma parceria com o Instituto Arcor Brasil, foi providenciada a substituição do logo da Arcor pelo logo da rede de cooperativas de Campinas RECICLAMP, à qual as organizações beneficiadas são ligadas. Todas as peças foram lavadas e embaladas.

A entrega para a Cooperativa de Recicláveis “Antonio da Costa Santos”, do Jardim Satélite Íris, aconteceu no dia 3 de junho, sábado, com a participação do gerente Alejandro Peris e da coordenadora de programas socioeducativos do Instituto Arcor Brasil, Milena Drigo Azal.

O dia já estava reservado para mais uma das atividades que o Instituto Arcor vem promovendo junto aos cooperados da “Antonio da Costa Santos”. A Cooperativa recebe apoio do Instituto e da Arcor desde 2012, quando o Projeto “Construindo sonhos através dos recicláveis” foi contemplado pelo Programa PorAmérica, da RedEAmérica.

O Programa terminou em 2015 mas a parceria continuou. No momento estão sendo realizados vários encontros, visando a construção de um plano de negócios para a Cooperativa fundada em 2000.

No dia 3 junho, além da entrega dos uniformes, os cooperados participaram de uma oficina coordenada pelo psicólogo e especialista em jogos cooperativos Eduardo Kopp. O objetivo era o resgate da história da Cooperativa e nesse momento a atividade contou com a participação do cartunista e ilustrador Erasmo Spadotto.

Utilizando folhas de papelão, em total sintonia com o ambiente local, Spadotto desenhou imagens que sintetizaram a história de luta dos cooperados, que iniciaram sua trajetória trabalhando no chão de uma área antes destinada à criação de porcos, no Jardim Satélite Íris. O panorama mudou muito nos últimos anos, em função da participação da Cooperativa no Programa PorAmérica.

“Mudou muito, nós sofremos muito mas fomos em frente”, afirmou Nadir Barbosa Egidio, que está há 13 anos na Cooperativa. Ela gostou muito dos novos uniformes, que segundo ela vão ajudar na identidade e organização dos trabalhos. “Essas reuniões ajudam muito, nós estamos sempre aprendendo alguma coisa”, testemunhou.

A presidente da Cooperativa, Aparecida de Fátima Assis, a Dona Cida, estava especialmente animada. “É mais um passo importante. Já conquistamos muita coisa e podemos ir mais longe”, destacou.

O presidente da RECICLAMP, Valdecir Aparecido Viana, também destacou a importância da distribuição dos uniformes para as quatro cooperativas associadas e também das atividades de formação. “Os uniformes são importantes para a identidade e a autoestima. As formações são fundamentais para a consolidação do grupo e para a vida em geral do cooperado. O que ele vive aqui ele leva para a vida”, comenta.      

Além da Cooperativa “Antonio da Costa Santos”, também foram beneficiados com os uniformes doados pela Arcor do Brasil as organizações: São Bernardo – Cooperativa de recicláveis; Projeto Reciclar – Nossa Sra. Aparecida; e Unidos na Vitória – Cooperativa de Recicláveis. 

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."