COOPERATIVAS DE CAMPINAS RECEBEM VISITA DE MEMBROS DO PROJETO RECOA, DE MINAS GERAIS

3 maio 2018
COOPERATIVAS DE CAMPINAS RECEBEM VISITA DE MEMBROS DO PROJETO RECOA, DE MINAS GERAIS

A Cooperativa de Recicláveis e Reutilizáveis “Antônio da Costa Santos”, de Campinas (SP), recebeu no dia 19 de junho a visita de integrantes do Projeto Recoa, implementado no município de Pedro Leopoldo (MG). A visita, que teve como objetivo a troca de conhecimentos, foi acompanhada por representantes do Instituto Arcor Brasil e Instituto Holcim, que são membros do Bloco Brasil da RedEAmérica. Na mesma oportunidade o grupo de Pedro Leopoldo conheceu outra experiência de cooperativa de recicláveis em Campinas.

Entre 2012 e 2015 a Cooperativa “Antônio da Costa Santos” recebeu apoio do Instituto Arcor Brasil como parte do Programa PorAmérica – Programa Fortalecimento de Organizações de Base, iniciativa da RedEAmérica. A Cooperativa foi totalmente reformada, em seu espaço físico, e reestruturada em sua organização, em função do projeto apoiado pelo Instituto Arcor.

Mesmo com o término do Programa PorAmérica, a Cooperativa continuou recebendo acompanhamento técnico do Instituto Arcor e do Grupo Arcor. Em razão das transformações que vivenciou nos últimos seis anos, a Cooperativa “Antônio da Costa Santos” tornou-se uma referência e foi justamente para conhecer essas mudanças que recebeu a visita de representantes do Projeto Recoa.

O Projeto Recoa, que tem apoio do Instituto Holcim, foi beneficiado por outra iniciativa da RedEAmérica, o Fundo Comunidade em Rede. O Fundo foi desenvolvido entre 2015 e 2017 e deu apoio a projetos comunitários de quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo. O Instituto Arcor Brasil participou do Fundo, como gestor da iniciativa e também com apoio a projetos em Bragança Paulista e Ubatuba.

Respaldar e fortalecer as ações da Associação dos Catadores de Papel de Pedro Leopoldo (ASCAPEL) é um dos propósitos do Projeto Rede Comunitária em Ação (Recoa). Entre outros impactos, o Projeto Recoa ampliou a coleta de resíduos em Pedro Leopoldo, através de ações como a implantação de “muros inteligentes”, que funcionam como pontos de coleta de materiais recicláveis e reutilizáveis.

A ASCAPAEL teve duas representantes no encontro de 19 de junho na Cooperativa “Antônio da Costa Santos”: Marilene Pereira Oliveira e Luciene Pereira de Almeida. Elas foram recepcionadas pela presidente da “Antônio da Costa Santos”, Aparecida de Fátima Assis, a Dona Cida. “Queremos crescer e ficar mais fortes e por isso viemos conhecer o trabalho dessa cooperativa”, afirmou Luciene. A ASCAPEL conta atualmente com 12 cooperados e processa mensalmente 30 toneladas de resíduos.

Também participaram da visita em Campinas a presidente da organização Lagoa Viva, Conceição Lopes, e a coordenadora do Projeto Recoa, Márcia Adriane Lopes. A ong Lagoa Viva é a proponente do Projeto Recoa. Participou, ainda, a representante do Instituto Holcim, Laura Cristina Diniz.

O Instituto Arcor Brasil foi representado por Thais Cassano de Castro e Claudia Maria Maluf Villela. “Mesmo com o fim do Programa PorAmérica, a Arcor prossegue apoiando a Cooperativa Antônio da Costa Santos, pois esta é a política da empresa, a de dar continuidade às ações”, lembrou Thais Cassano de Castro, que é coordenadora de Investimento Social e responsável pelo Instituto Arcor Brasil.

Ela observou ainda que a difusão de conhecimento, para que boas práticas possam ser replicadas, em benefício de outras comunidades, também é um dos objetivos do Instituto Arcor e do Grupo Arcor.        Claudia Villela, por sua vez, fez um balanço das ações apoiadas pelo Instituto Arcor, em benefício da Cooperativa “Antônio da Costa Santos”.

A coordenadora do Recoa, Márcia Adriane Lopes, evidenciou a relevância de troca de informações entre as duas cooperativas de recicláveis.  “Juntos nós somos mais fortes”, destacou, lembrando que o movimento de catadores vem sendo consolidado, mas que ainda tem muitos desafios pela frente.

Na tarde do dia 19 de junho, o mesmo grupo do projeto Recoa e do Instituto Arcor Brasil visitou a Cooperativa Nossa Senhora Aparecida – Reciclar, no bairro Proença, também em Campinas. Foi mais um encontro visando conhecer novas experiências, em benefício do fortalecimento da ASCAPEL de Pedro Leopoldo.

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."