COOPERATIVA DE RECICLÁVEIS EM CAMPINAS TERÁ PLANO DE NEGÓCIOS COM APOIO DO INSTITUTO ARCOR

10 agosto 2017
COOPERATIVA DE RECICLÁVEIS EM CAMPINAS TERÁ PLANO DE NEGÓCIOS COM APOIO DO INSTITUTO ARCOR

O apoio à construção de um plano de negócios para a organização é uma das ações da nova etapa do suporte do Instituto Arcor Brasil à Cooperativa de Recicláveis “Antônio da Costa Santos”, em Campinas. A parceria com a Cooperativa teve início em 2011, com o apoio ao projeto “Construindo Sonhos Através dos Recicláveis”, no âmbito do Programa PorAmérica – Programa Fortalecimento de Organizações de Base para Combater a Pobreza. 

O Programa PorAmérica foi uma iniciativa da RedEAmérica, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Corporação Consórcio para o Desenvolvimento Comunitário. Entre 2011 e 2014, o Instituto Arcor Brasil forneceu apoio técnico e financeiro para a implementação do projeto. Nesse período aconteceu uma completa reformatação da cooperativa, em termos gerenciais, de uso e organização do espaço e capacitação dos cooperados.

Outras parcerias foram viabilizadas em função da evolução do projeto, com instituições como a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Centro de Referência em Cooperativismo e Associativismo (CRCA), Reciclamp (rede de cooperativas de recicláveis de Campinas), Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), Banco Popular da Mulher e Prefeitura de Campinas.          

Entre outros benefícios, essas parcerias possibilitaram a realização de vários cursos para os cooperados, o redimensionamento e organização do espaço físico da cooperativa e a maior divulgação dos serviços prestados pela “Antônio da Costa Santos”. A melhoria da renda e produtividade dos cooperados e a redução em 100% dos acidentes de trabalho foram alguns dos resultados registrados. Com os avanços, a Cooperativa “Antônio da Costa Santos” se adequou às demandas da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Em 2014 foi encerrada a parceria, nos termos do PorAmérica, mas a Arcor do Brasil e o Instituto Arcor Brasil prosseguiram o apoio, tendo viabilizado a instalação na cooperativa, em 2015, de uma esteira de 15 metros, para ampliar a produção, melhorar a produtividade e a renda dos cooperados.

O acompanhamento técnico prosseguiu depois disso e em 2016, depois de novas rodadas de conversas, foi definido um novo plano de ação, de modo a qualificar a parceria entre Arcor do Brasil, Instituto Arcor Brasil e a Cooperativa “Antônio da Costa Santos”, situada no Jardim Satélite Íris, bairro com grande concentração de famílias de baixa renda.

O plano de ação prevê, entre outras etapas, a formulação, com total participação dos cooperados, de um plano de negócios para a cooperativa, com a identificação de oportunidades para aumento da receita. O mapeamento de novas parcerias institucionais e o fortalecimento da cultura de grupo, por meio de várias atividades, são outros ingredientes previstos no plano de ação, concluído no final de 2016 e que será implementado a partir deste primeiro semestre de 2017.

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."