O apoio à construção de um plano de negócios para a organização é uma das ações da nova etapa do suporte do Instituto Arcor Brasil à Cooperativa de Recicláveis “Antônio da Costa Santos”, em Campinas. A parceria com a Cooperativa teve início em 2011, com o apoio ao projeto “Construindo Sonhos Através dos Recicláveis”, no âmbito do Programa PorAmérica – Programa Fortalecimento de Organizações de Base para Combater a Pobreza.
O Programa PorAmérica foi uma iniciativa da RedEAmérica, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Corporação Consórcio para o Desenvolvimento Comunitário. Entre 2011 e 2014, o Instituto Arcor Brasil forneceu apoio técnico e financeiro para a implementação do projeto. Nesse período aconteceu uma completa reformatação da cooperativa, em termos gerenciais, de uso e organização do espaço e capacitação dos cooperados.
Outras parcerias foram viabilizadas em função da evolução do projeto, com instituições como a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Centro de Referência em Cooperativismo e Associativismo (CRCA), Reciclamp (rede de cooperativas de recicláveis de Campinas), Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), Banco Popular da Mulher e Prefeitura de Campinas.
Entre outros benefícios, essas parcerias possibilitaram a realização de vários cursos para os cooperados, o redimensionamento e organização do espaço físico da cooperativa e a maior divulgação dos serviços prestados pela “Antônio da Costa Santos”. A melhoria da renda e produtividade dos cooperados e a redução em 100% dos acidentes de trabalho foram alguns dos resultados registrados. Com os avanços, a Cooperativa “Antônio da Costa Santos” se adequou às demandas da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Em 2014 foi encerrada a parceria, nos termos do PorAmérica, mas a Arcor do Brasil e o Instituto Arcor Brasil prosseguiram o apoio, tendo viabilizado a instalação na cooperativa, em 2015, de uma esteira de 15 metros, para ampliar a produção, melhorar a produtividade e a renda dos cooperados.
O acompanhamento técnico prosseguiu depois disso e em 2016, depois de novas rodadas de conversas, foi definido um novo plano de ação, de modo a qualificar a parceria entre Arcor do Brasil, Instituto Arcor Brasil e a Cooperativa “Antônio da Costa Santos”, situada no Jardim Satélite Íris, bairro com grande concentração de famílias de baixa renda.
O plano de ação prevê, entre outras etapas, a formulação, com total participação dos cooperados, de um plano de negócios para a cooperativa, com a identificação de oportunidades para aumento da receita. O mapeamento de novas parcerias institucionais e o fortalecimento da cultura de grupo, por meio de várias atividades, são outros ingredientes previstos no plano de ação, concluído no final de 2016 e que será implementado a partir deste primeiro semestre de 2017.