Conheça os ganhadores do Prêmio Meu Pátio é O Mundo 2025

18 dezembro 2025
Conheça os ganhadores do Prêmio Meu Pátio é O Mundo 2025

Este ano, o Prêmio Meu Pátio é o Mundo reuniu mais uma vez histórias que nasceram do compromisso e da criatividade presentes em todas as comunidades educativas da América Latina. A Fundação Arcor Argentina, o Instituto Arcor Brasil e a Fundação Arcor Chile celebram as instituições que, com imaginação e esforço diário, estão transformando os espaços onde as crianças brincam e crescem.

O Prêmio Meu Pátio é o Mundo faz parte de um esforço colaborativo liderado pela Fundação Arcor na Argentina e no Chile, pelo Instituto Arcor Brasil e pelas instituições do Grupo Arcor na Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai, juntamente com a OMEP América Latina e os comitês nacionais da Argentina, Brasil, Chile, Uruguai, Peru e Paraguai, bem como a Rede AINI da Bolívia. O prêmio também conta com o apoio de organizações internacionais como a OEI e o Instituto Interamericano da Criança e do Adolescente.

Desde 2018, esta iniciativa tem sido realizada continuamente com o objetivo de destacar as melhores práticas em Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) em instituições de educação infantil, promovendo experiências que integrem brincadeira, meio ambiente, comunidade e direitos.

Para selecionar os projetos vencedores, contamos com um júri internacional composto por especialistas em educação infantil, políticas públicas, sustentabilidade e direitos da criança. Esses especialistas do Chile, Argentina, Venezuela e Colômbia incluíam educadores, pesquisadores, defensores dos direitos humanos e profissionais da sustentabilidade. As suas perspectivas complementares nos permitiram reconhecer iniciativas que dialogam com o meio ambiente, a comunidade, a cultura e a identidade de cada região.

Os membros do júri foram:

Desirée López de Maturana Luna (Chile)

Doutora em Educação com especialização em Mediação Pedagógica, Mestre em Administração Educacional e Educadora da Primeira Infância. Professora da Universidade de La Serena e coordenadora do Centro Mistral. Vice-presidente do OMEP para a América Latina (2020–2022 e 2023–2025). Especialista em políticas públicas de educação infantil, gestão institucional e desenvolvimento cognitivo na primeira infância.

Alejandro Peris (Argentina)

Bacharel em Química com especializações em Meio Ambiente, Saúde e Segurança Ocupacional e MBA. Com mais de trinta anos no Grupo Arcor, liderou processos industriais e projetos estratégicos relacionados a mudanças climáticas, gestão ambiental, embalagens responsáveis ​​e sustentabilidade corporativa.

Ivon Lafaye (Argentina)

Veterinária (UCC), MBA em Agronegócio e Alimentos, com pós-graduação em Finanças, Governança de Empresas Familiares e Gestão da Diversidade. Diretora de Sustentabilidade Corporativa do Grupo Arcor. Ela tem experiência em inovação e qualidade e coordena projetos estratégicos ambientais e sociais dentro da empresa.

Iliana Lo Priore (Venezuela)

Possui licenciatura em Educação, mestrado em Criatividade Aplicada, mestrado em Desenvolvimento Curricular e doutorado em Educação. Tem mais de 20 anos de experiência em ONGs, organizações internacionais e projetos sociais. É especialista em direitos humanos, gênero, políticas de inclusão e desenvolvimento de programas educacionais para a primeira infância.

Nadia Milena Henao-García (Colômbia)

Possui licenciatura em Educação Infantil, mestrado em Educação e doutorado em Ciências da Educação. É professora e pesquisadora com mais de 14 anos de experiência. É presidente da Associação Colombiana de Educação Infantil (ACDEP) e líder do Grupo de Pesquisa Senderos no Instituto Tecnológico de Antioquia. É uma das principais especialistas em políticas de educação e cuidados na primeira infância.

Ganhadores e Menções de 2025:

ARGENTINA

Ganhador: Proyecto H.A.L. (Huerta, árboles y lombrices) — C.E.N.I. “María Elena Walsh”, Córdoba Capital.
Menção: ECOTRUEQUE: Raíces que limpian y embellecen — Para que nuestro barrio vuelva a ser un jardín, Escuela Dr. Salustiano Zavalía, San Miguel de Tucumán.

BRASIL

Ganhador: O quintal do meu Quilombo — Escola Quilombola de Educação Infantil José de Aragão Bulcão, São Francisco do Conde, Bahia.
Menção: Refloresta: vivências e experiências com a Aldeia Kopenoti Terra Indígena de Araribá — EMEI Deputado João Sperandio, Ribeirão Preto, São Paulo.

CHILE

Ganhador: Guardianes del patio vivo — Liceo Alto Jahuel, Buin, Región Metropolitana.
Menção: Manitos creando sostenible — Sala Cuna Manitos Creando, Fundación Integra, Gorbea, La Araucanía.

PARAGUAI

Ganhador: Semillando Futuro: ¡A reciclar! Pequeñas Manos, Grandes Cambios desde la Primera Infancia — Espacio de Desarrollo Infantil N° 13 San Estanislao, San Pedro.
Menção: Nuestro Rincón Mágico: “Mejorando el parque del Nivel Inicial para la aventura y el aprendizaje” — Escuela Básica N° 4551 “Mauricio Cardozo Ocampo”, San Lorenzo.

PERU

Ganhador: Patio de sueños y aventuras — Institución Educativa Inicial N° 114 “Corazón de Jesús”, Ventanilla, Callao.
Menção: Corazoncitos Verdes: emociones que florecen jugando y creando — I.E.I. N° 74 Los Próceres, Santa Rosa, Callao.

URUGUAI

Ganhador: Buzón de Ideas: hacia la Escuela que Soñamos — Escuela N° 4 “Artigas”, Mercedes, Soriano.
Menção: Eco-repelentes — Escuela Rural N° 66 Agustín Ferreiro, Cerro las Cuentas, Cerro Largo.

Cada projeto premiado demonstra que as crianças precisam e merecem espaços para brincar, explorar e participar. E que, quando esses espaços são fortalecidos, as possibilidades de aprendizado, bem-estar e cidadania ativa também se expandem.

A Fundação Arcor Argentina, Fundação Arcor Chile e Instituto Arcor Brasil celebram todas as instituições participantes e renovam nosso compromisso de continuar apoiando iniciativas que promovam o direito ao brincar e o desenvolvimento integral das crianças em toda a América Latina.

  • Categoria: Famílias, ONGs, Professores
  • Formatos: Publicações
  • Temas: Primeira Infância
  • Idades: Todos
"Nenhum resultado encontrado."