COMUNIDADES DE BRAGANÇA PAULISTA BUSCAM FORTALECIMENTO COM AÇÕES EM REDE

11 outubro 2017
COMUNIDADES DE BRAGANÇA PAULISTA BUSCAM FORTALECIMENTO COM AÇÕES EM REDE

Comunidades de Bragança Paulista, no interior de São Paulo, estão procurando o fortalecimento pela garantia de direitos, através de várias ações em rede, unindo escolas, organizações sociais, associações de moradores, centros de saúde e outras instituições. Esse conjunto de ações vem sendo implementado por meio dos projetos Fala Comunidade em Ação e Bragança Articulada em Rede.

Os dois projetos são apoiados pelo Instituto Arcor Brasil, como parte da segunda fase do Fundo Comunidade em Rede. O Fundo Comunidade em Rede visa fortalecer as organizações de base parceiras e contribuir para a construção de projetos territoriais coletivos.

A iniciativa resulta da parceria entre a Inter American Foundation (IAF), dos Estados Unidos, e seis membros do Bloco Brasil da RedEAmérica, inclusive o Instituto Arcor Brasil, gestor financeiro do Fundo.

Na primeira fase do Fundo, entre 2014 e 2016, foram onze projetos apoiados, em quatro estados. Muitos deles têm continuidade agora, em uma segunda fase. São os casos dos projetos Fala Comunidade em Ação e Bragança Articulada em Rede, apoiados pelo Instituto Arcor Brasil, que também dá suporte técnico e financeiro ao Projeto Maré Alta, em Ubatuba.

Fala Comunidade em Ação –  O projeto Fala Comunidade em Ação dá continuidade ao projeto Fala Comunidade e é desenvolvido nos bairros rurais de Agudo e Estiva do Agudo. Entre outros benefícios, o projeto Fala Comunidade contribuiu para a inauguração do espaço comunitário “Eronaldo Rocha”.

No último dia 11 de fevereiro, moradores dos dois bairros rurais participaram do primeiro de uma série de dez encontros, planejados para consolidar a ação em rede no Agudo e Estiva do Agudo. Coordenados pelo consultor Roniel Lopes, os encontros têm o propósito de ouvir as demandas e ideias dos moradores e de construir iniciativas comuns, fundamentadas no consenso e na ampla participação das comunidades.

“Estes encontros serão muito importantes para a comunidade. Todos vão aprender e contribuir”, diz Bruna Maria Crippa, presidente da Associação de Produtores Rurais e Moradores dos Bairros do Agudo e Estiva do Agudo (APRMAE).

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."