CELEBRAÇÃO DOS 15 ANOS DO INSTITUTO ARCOR EM 2019 MARCADA POR PROGRAMAS E AÇÕES ESPECIAIS

6 julho 1976
CELEBRAÇÃO DOS 15 ANOS DO INSTITUTO ARCOR EM 2019 MARCADA POR PROGRAMAS E AÇÕES ESPECIAIS

No dia 25 de maio de 2019 o Instituto Arcor Brasil lembrou os seus 15 anos de atividades. A celebração dessa trajetória foi marcada, ao longo do ano, pela implementação dos programas próprios e por ações especiais, como o lançamento do Portal Educativo, o Projeto Pinturas de Brincadeiras em três municípios e o Prêmio Instituto Arcor Direitos da Infância, no Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

Em seus 15 anos, o Instituto Arcor Brasil deu apoio a mais de 500 projetos, em benefício de mais de 3 milhões de crianças e adolescentes, através de programas próprios e em parceria, como o Programa Minha Escola Cresce, Projeto Vida, Luz e Som, Escola em Movimento, Programa Amigos do Mar (com o Projeto Tamar/ICMBio), Programa pela Educação Integral e Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade (os dos últimos, através do Fundo Juntos pela Educação).

Seminário pelos 15 anos – No dia 21 de maio foi realizado em Campinas o Seminário “Precisamos falar sobre os direitos das crianças e educação: reflexões, perspectivas e desafios”. O evento aconteceu no Hotel Premium e teve a participação do presidente do Instituto Arcor Brasil, Mario Pagani, outros gestores do Grupo Arcor e mais de 250 pessoas, incluindo dirigentes de escolas e organizações sociais parceiras ao longo dos 15 anos pela educação como ferramenta para a igualdade de oportunidades.

Como conferencista, o seminário teve a participação de Maria Thereza Marcilio, criadora e consultora da Avante – Educação e Mobilização Social, de Salvador (BA). O evento também contou com atividades lúdicas e de integração com o escritor e pesquisador de brincadeiras infantis Adelsin, de Minas Gerais, e apresentações especiais da Escola Municipal Professora Nilza Faria, de Bragança Paulista, e Escola Estadual Monsenhor Emilio José Salim, de Campinas.   

Programas próprios e em parceria – Em 2019 foi concluída a primeira edição do Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, com o apoio a projetos de 20 escolas públicas de Bragança Paulista, Campinas e Rio das Pedras, em São Paulo, e mais Contagem (MG) e Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, em Pernambucano. Também em 2019 foi iniciada a segunda edição do Programa, com apoio a outras 20 escolas públicas dos mesmos municípios e término em 2020.

Foi igualmente concluído em 2019 o Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, desenvolvido pelo Instituto Arcor Brasil através do Fundo Juntos pela Educação. O Programa que teve como propósito contribuir com a Educação Infantil nos municípios parceiros, com a implementação dos Planos Municipais de Educação, teve uma primeira edição entre 2015 e 2017, nos municípios pernambucanos de Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e São Lourenço da Mata. A segunda edição foi implementada entre 2018 e os primeiros quatro meses de 2019, nos municípios paulistas de Capivari, Mombuca, Monte Mor, Rafard, Rio das Pedras e Saltinho.

Pinturas de Brincadeiras – Uma ação especial na programação dos 15 anos do Instituto Arcor Brasil foi a execução do Projeto Pinturas de Brincadeiras. A ideia era criar ambientes e situações favoráveis à promoção da vida ativa, do movimento e do relacionamento interpessoal.

A iniciativa começou com a pintura de calçadas de escolas, praças e outros espaços públicos de Rio das Pedras. Depois, a pintura de brincadeiras chegou à arena do Lago do Taboão, em Bragança Paulista. E as pinturas também aconteceram no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Satélite Íris, em Campinas.

Prêmio Instituto Arcor Direitos da Infância – Pelo sexto ano consecutivo o Instituto Arcor Brasil foi parceiro do Salão Internacional de Humor e Salãozinho de Humor de Piracicaba, que em 2019 alcançaram a 46ª e 17ª edição, respectivamente. Neste ano uma ação especial, com a inclusão entre as premiações do Salão Internacional de Humor de Piracicaba da categoria Prêmio Instituto Arcor Brasil Direitos da Infância.

A categoria recebeu 212 trabalhos, de artistas de vários países, como parte das 2.781 obras enviadas de modo geral para o Salão. A vencedora do Prêmio Instituto Arcor foi a cartunista Hilal Özcan, da Turquia. A mostra com os 42 trabalhos escolhidos na categoria Prêmio Instituto Arcor, como parte da mostra de 449 trabalhos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba de 2019, foi um painel dos Direitos da Infância no mundo. Na 46ª edição do Salão – o mais importante evento do gênero no planeta – o Instituto Arcor Brasil também deu apoio à 8ª Caminhada com Humor e montou o Espaço Arcor, com várias brincadeiras para os visitantes.

Portal Educativo e Instagram – Em 2019 foi lançado o Portal Educativo, no site do Instituto Arcor Brasil, com o propósito de oferecimento de cursos online, gratuitos, sobre questões educacionais e dos Direitos da Infância. Os dois primeiros cursos oferecidos foram “Direitos das Crianças e Adolescentes” e “Participação Infantil”.

Através da ferramenta do Portal Educativo, o Instituto Arcor Brasil também passou a oferecer, desde novembro, o Curso a Infância no Centro da Pauta, em parceria com a ANDI – Comunicação e Direitos. Inscreveram-se jornalistas, estudantes e outros profissionais de todo o Brasil. Uma segunda edição está prevista para 2020.

Em outubro de 2019 entrou no ar um novo canal de comunicação do Instituto Arcor Brasil, com o perfil no Instagram. Nas redes sociais o Instituto também mantém contas no Facebook e no Youtube.

Prêmios para o Instituto Arcor Brasil – Em 2019, no marco de seus 15 anos, o Instituto Arcor Brasil recebeu vários prêmios e distinções. No dia 27 de junho, recebeu o Diploma de Mérito Educacional Darcy Ribeiro, da Câmara Municipal de Campinas. Em 26 de agosto, o Instituto Arcor recebeu moção de congratulações pela Câmara Municipal de Rio das Pedras. Em setembro, o Instituto foi um dos premiados pelos profissionais de Educação Física de Bragança Paulista e Conselho Regional de Educação Física.

O Instituto Arcor Brasil também foi distinguido, junto com a Fundação Arcor da Argentina e Fundação Arcor do Chile, com os Prêmios Eikon, uma das mais importantes premiações no âmbito da comunicação corporativa e institucional da Argentina, pela campanha “Precisamos de um emoji de crianças brincando”. A campanha recebeu dois Prêmios Eikon na edição de Córdoba e outras duas premiações na edição nacional, com cerimônia realizada em Buenos Aires no início de novembro.

Ainda em novembro, foram conhecidos os três vencedores, um na Argentina, um no Brasil e um no Chile, do Prêmio Meu Pátio é o Mundo, iniciativa do Instituto Arcor Brasil, Fundação Arcor da Argentina e Fundação Arcor do Chile, em parceria com a Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (OMEP), em suas representações nos três países sul-americanos. O projeto vencedor pelo Brasil foi o “Brincantes por Natureza”, da UME Jardim Casqueiro, de Cubatão (SP).

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."