CAMBURY TERÁ O I FESTIVAL GASTRONÔMICO DIA 30 DE ABRIL

30 outubro 2017
CAMBURY TERÁ O I FESTIVAL GASTRONÔMICO DIA 30 DE ABRIL

No dia 30 de abril, a partir das 12 horas, acontecerá o I Festival Gastronômico da Comunidade Tradicional do Cambury – Alimentação Saudável. Mais uma atividade ligada ao Projeto Maré Alta, apoiado em Ubatuba (SP) pelo Instituto Arcor Brasil como parte do segundo ciclo do Fundo Comunidade em Rede.

O Festival é resultado das oficinas realizadas no Projeto Maré Alta, com o objetivo de contribuir para a mudança na relação dos moradores de Cambury, em sua maioria pescadores e caiçaras, com os alimentos, de modo a evitar desperdícios, cuidar do meio ambiente e exercer o consumo consciente, além da geração de renda.

Sob a coordenação da bióloga Jane Fernandes, foram realizadas quatro oficinas no mês de março, com a participação de muitas mulheres da comunidade de Cambury. O propósito, segundo a bióloga, é que a comunidade tenha noções de itens como prática de receitas saudáveis e sustentáveis, estocagem de alimentos, compostagem caseira, hortas orgânicas, benefício de alimentos orgânicos e integrais e gastronomia alternativa.

“A biodiversidade do Litoral Norte é muito rica e propicia muitas alternativas em gastronomia saudável”, comenta a Jane Fernandes. Ela destaca que nas oficinas são detalhados todos os passos relacionados a uma alimentação saudável, desde a compra e a escolha dos alimentos até a preparação das refeições, consumo e a destinação correta dos resíduos.

As oficinas são abertas com uma palestra curta e rápida, seguida de rodas de conversas e do exercício de boas práticas ligadas à alimentação saudável. O I Festival  Gastronômico da Comunidade Tradicional do Cambury – Alimentação Saudável vai coroar esse ciclo inicial junto às moradoras.

O Fundo Comunidade em Rede visa fortalecer as organizações de base parceiras e contribuir para a construção de projetos territoriais coletivos. A iniciativa resulta da parceria entre a Inter American Foundation (IAF), dos Estados Unidos, e seis membros do Bloco Brasil da RedEAmérica, inclusive o Instituto Arcor Brasil, gestor financeiro do Fundo.

Na primeira fase do Fundo, entre 2014 e 2016, foram onze projetos apoiados, em quatro estados. Muitos deles têm continuidade agora, em uma segunda fase. É o caso do Projeto Maré Alta, em Ubatuba, apoiado pelo Instituto Arcor Brasil, que também dá suporte técnico e financeiro aos  projetos Fala Comunidade em Ação e Bragança Articulada em Rede, em Bragança Paulista.

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."