CADERNO DE ATIVIDADES – VIDA SAUDÁVEL NA ESCOLA

10 novembro 2023
CADERNO DE ATIVIDADES – VIDA SAUDÁVEL NA ESCOLA

Sabemos o quanto é essencial cultivar hábitos saudáveis desde cedo, e é aí que a escola desempenha um papel fundamental.

Com o Caderno de AtividadesVida Saudável na Escola”, queremos te inspirar a promover atividades que incentivem uma vida mais ativa e equilibrada para seus alunos. A base para essa mudança está na alimentação nutritiva e no movimento. Por isso, propomos diversas iniciativas para vocês, professores e monitores, colocarem em prática com os pequenos!

A publicação retrata atividades desenvolvidas em mais de 200 projetos do Programa Minha Escola Cresce e do Programa Escola em Movimento, do Instituto Arcor Brasil.

São sugestões de atividades, envolvendo: alunos, familiares e comunidade. A proposta teve o objetivo de oferecer um leque de ideias para estimular seus alunos a melhorar sua relação com o alimento, com o movimento, refletindo em uma vida mais saudável e alegre.

O Instituto Arcor acredita que as sugestões das atividades podem possibilitar:

  • Vida mais saudável e ativa;
  • Escolas mais alegres, atrativas e dinâmicas;
  • Transformação do recreio em um ambiente lúdico;
  • Convivência mais harmoniosa;
  • Maior engajamento da família e da comunidade com a escola.

 VIDA ATIVA

Confira algumas sugestões para movimentar a criançada:

Que tal promover um circuito de pneus, onde os alunos poderão se divertir enquanto se exercitam? Ou então montar uma banda com materiais recicláveis, estimulando a criatividade e o trabalho em equipe?

Além disso, as brincadeiras circenses, como malabares e bambolê, são perfeitas para desenvolver habilidades motoras e concentração.

Promover campeonatos entre as classes ou até mesmo entre escolas também é uma boa escolha para movimentar o corpo e a mente dos pequenos.  A queimada e a peteca são ótimas opções para estimular a competição saudável e o espírito de equipe. E as tradicionais cantigas de roda, que além de trazerem um resgate cultural, também promovem a interação entre alunos, familiares e professores.

ALIMENTAÇÃO NUTRITIVA

 A alimentação é um ponto-chave para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida. Por isso, queremos destacar como as escolas podem ser aliadas das famílias na construção de uma alimentação mais nutritiva para os alunos. Com atividades atrativas, é possível construir novos hábitos alimentares, ampliar o conhecimento sobre os alimentos, despertar a curiosidade e promover experimentações, tudo isso de forma muito divertida.

Imagine só: montar uma horta escolar, fazer compostagem, cultivar ervas aromáticas e até elaborar receitas saudáveis. Além disso, atividades culinárias com reaproveitamento de alimentos e estudo dos valores nutricionais dos alimentos são ótimas opções para despertar o interesse dos pequenos.

Essas são apenas algumas sugestões, confira muitas outras no nosso Caderno de Atividades – Vida Saudável na Escola.  Faça o Download e pratique nossas sugestões!

_____________

Série “Vida Saudável na Escola” no Instagram

São vários episódios com muitas ideias para transformar a rotina escolar em um ambiente ainda mais saudável e estimulante.

Para acompanhar a nossa Série “Vida Saudável na Escola”, no Instagram, clique aqui.

 

  • Categoria: ONGs, Professores
  • Temas: Alimentação saudável, Experiências em escolas, Vida ativa, Vínculos saudáveis
  • Ambientes e espaços: Aula, Espaços públicos, Pátio
DOWNLOAD
"Nenhum resultado encontrado."