BRAGANÇA PAULISTA: CAMINHADA CRIANÇA SAUDÁVEL LEVA FAMÍLIAS PARA O PARQUE “REFÚGIO DAS AVES”

16 janeiro 2001
BRAGANÇA PAULISTA: CAMINHADA CRIANÇA SAUDÁVEL LEVA FAMÍLIAS PARA O PARQUE “REFÚGIO DAS AVES”

As amigas Graziela Goes e Maiana Brito não tiveram dúvidas do que fazer na ensolarada manhã deste domingo, dia 27 de outubro, em Bragança Paulista. Como mais de 300 outras pessoas, elas levaram os filhos Giovana, de 9 anos, e Lucas, de 10, respectivamente, para a terceira edição da Caminhada Criança Saudável, promovida pelo Instituto Arcor Brasil. E as amigas se encantaram com o novo endereço da Caminhada, o Parque Natural Municipal “Refúgio das Aves”, no Jardim América.

“Não conhecia este local, é muito interessante, vamos voltar”, disse Graziela, que mora no Parque dos Estados. “É muito bom e importante estar na natureza, as crianças aprendem a valorizar”, completou Maiana, residente no Parque Brasil. As duas mães se concentraram em preparar os filhos para a Caminhada na pista do “Refúgio das Aves”, que tem um nome muito apropriado: a mata com muitas espécies de árvores é um santuário perfeito para as aves e outros pequenos animais.

A 3ª Caminhada Criança Saudável em Bragança Paulista foi realizada pelo Instituto Arcor Brasil, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Clube de Regatas Bandeirantes. “A Caminhada no Parque é uma ação que está alinhada com a política de sustentabilidade do Grupo Arcor, que prevê a promoção da vida ativa e saudável através do movimento e das brincadeiras”, disse na abertura oficial do evento a coordenadora de programas socioeducativos do Instituto Arcor Brasil, Milena Drigo Azal.

O professor Renato Pereira, coordenador de Educação Física Escolar da Secretaria Municipal de Educação, enfatizou a importância da parceria com o Instituto Arcor, para propiciar condições de promoção de atividade física nos espaços escolares. “É muito importante esse estímulo à atividade física, que é fundamental no desenvolvimento integral das crianças”, destacou.

Representante da Secretaria de Cultura e Turismo, Rivelino Oliveira D´Orta evidenciou por sua vez o apoio da Associação de Moradores do Jardim América I, II e III, que cedeu a sua sede, no Parque “Refúgio das Aves”, para a recepção aos participantes da Caminhada. Os inscritos receberam kits do Instituto Arcor, antes do aquecimento e alongamento com profissional do Clube de Regatas Bandeirantes.

Devidamente aquecidos, os participantes iniciaram a Caminhada, mesmo sob o sol forte. Todos ficaram muito satisfeitos em completar o percurso. Caso de Jocelane Magna Andrade de Moraes, moradora na Hípica Jaguari, que levou os filhos Júlio César, de 3 anos, e Roberto Victor, de 7. “É bom para a saúde. Meus filhos já fazem futebol e natação e a caminhada também é ótima”, disse Jocelane, sobre a motivação para estar acompanhada das crianças.

Após o final da Caminhada, o professor Renato Pereira coordenou algumas brincadeiras com as crianças na arena do “Refúgio das Aves”. Outra atração para os pequenos era o conjunto de brinquedos instalados no Parque Natural Municipal, como balanços e gangorras.

As duas edições anteriores da Caminhada Criança Saudável foram realizadas no Lago do Taboão, que passa por reformas. A coordenadora de programas socioeducativos, Milena Drigo Azal, observa que o Instituto Arcor Brasil tem promovido várias atividades de estímulo à vida ativa em Bragança Paulista, como o apoio aos projetos de 14 escolas públicas que participaram entre 2017 e 2018 do Programa Escola em Movimento. Do mesmo modo, o estímulo à vida ativa e à alimentação saudável é o propósito do Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, que já está na segunda edição, com apoio a três escolas públicas municipais.

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."