BIOGRAFIA DE MAURICIO DE SOUSA CONTRIBUI COM O APRENDIZADO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PIRACICABA

11 junho 2014
BIOGRAFIA DE MAURICIO DE SOUSA CONTRIBUI COM O APRENDIZADO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PIRACICABA

A história de como Mauricio de Sousa se tornou o maior e mais conhecido desenhista e cartunista brasileiro ao alcance e contribuindo com o processo de aprendizado de mais de 55 mil alunos das redes públicas municipal e estadual de ensino em Piracicaba. Este é o efeito esperado da entrega dos livros “Mauricio, a história que não está no gibi” às mais de 190 escolas públicas da cidade. O ato de entrega oficial dos livros aconteceu na tarde do dia 4 de dezembro, no gabinete do prefeito Barjas Negri.

Os livros com a biografia de Mauricio de Sousa foram adquiridos pelo Instituto Arcor Brasil e Hyundai, para viabilizar a distribuição às redes públicas locais de ensino. “O Instituto Arcor acredita e tem como prioridade a educação e este livro tem um grande potencial educativo”, afirmou no evento a coordenadora de programas e projetos socioeducativos do Instituto Arcor Brasil, Milena Drigo Azal, sobre a motivação para a compra e distribuição às escolas de Piracicaba.

Milena lembrou que o Instituto Arcor Brasil é parceiro há quatro anos do Salão Internacional e Salãozinho de Humor de Piracicaba pelos mesmos motivos. “O desenho é um recurso valioso para o desenvolvimento infantil”, destacou.   

A secretária municipal de Cultura de Piracicaba, Rosangela Camolesi, aplaudiu a iniciativa do Instituto Arcor Brasil e Hyundai e recordou que a ideia evoluiu durante a primeira edição da Feira do Livro de Humor e Quadrinhos, evento que integrou a programação do Salão Internacional de Humor de Piracicaba de 2017.

O prefeito Barjas Negri, por sua vez, contou que ele mesmo deve grande parte de seu gosto pela leitura ao contato com os gibis, muitos deles assinados por Mauricio de Sousa, como acontece com grande parte das crianças brasileiras.

Presidente do Salão Internacional de Humor deste ano e colaborador de Mauricio de Sousa no grupo editorial do desenhista, o cartunista Jal destacou como a biografia pode ser útil ao processo de ensino e aprendizagem em Piracicaba. “O livro conta de uma forma saborosa como Mauricio de Sousa se tornou um grande desenhista. Será um instrumento muito útil para os professores”, acentuou.

Diretor do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, o cartunista Erasmo Spadotto evidenciou o potencial educativo da biografia de Mauricio de Sousa. “Em rodas de leitura na sala de aula, o livro poderá ser um grande estímulo às crianças”, disse Erasmo. O cartunista observou que a curiosidade dos alunos pelo desenho fica evidente nas palestras que tem ministrado em escolas da cidade e região, como parte do Projeto Humor na Sala de Aula, preparativo ao Salãozinho de Humor de Piracicaba e também apoiado pelo Instituto Arcor Brasil.

Também participaram do ato de entrega dos exemplares de “Mauricio, a história que não está no gibi” a coordenadora de Ensino Complementar da Secretaria Municipal de Educação, Elaine Albaladejo, e a supervisora da Diretoria de Ensino de Piracicaba, Elaine Brancalion. “A Diretoria de Ensino é parceira do Salãozinho de Humor de Piracicaba e recebe com muita satisfação a doação desses livros para as escolas estaduais. Eles serão muito úteis no trabalho de difusão do humor gráfico na rede”, afirmou Elaine Brancalion.

Além das escolas públicas, o livro “Mauricio, a história que não está no gibi” também será distribuído às bibliotecas públicas de Piracicaba. A biografia de Mauricio de Sousa foi publicada pela Editora Sextante, tem 336 páginas e será transformado em documentário com estreia prevista para 2018. 

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."