No âmbito do Prêmio “Meu Pátio é o Mundo”, o Instituto Arcor Brasil anunciou os vencedores da edição 2023, para instituições dedicadas ao cuidado e à educação da primeira infância no Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai e Peru.
O prêmio “Meu Pátio é o Mundo” é uma iniciativa conjunta da OMEP América Latina – Organização Mundial de Educação Pré-escolar, da qual participam os Comitês Nacionais da Argentina, Brasil, Chile, Uruguai, Peru, Paraguai, a Associação Integral para a Infância (Rede AINI) da Bolívia, e Fundação Arcor na Argentina e Chile, Instituto Arcor Brasil, e Grupo Arcor na Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai. Por sua vez, é patrocinado pela OEA (Organização dos Estados Ibero-Americanos) e pelo Instituto Interamericano da Criança e do Adolescente.
A iniciativa vem sendo desenvolvida de forma ininterrupta desde 2018 e tem como objetivo reconhecer boas práticas em Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) em instituições da primeira infância.
A Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) visa ajudar as pessoas a desenvolver atitudes e competências, bem como a adquirir conhecimentos que lhes permitam tomar decisões informadas para benefício próprio e dos outros, agora e no futuro, e colocar em prática essas decisões.
Abaixo, apresentamos os projetos vencedores da 6ª edição do Prêmio “Meu Pátio é o Mundo”.
BRASIL
Vencedor: Conta, canta e dança pra mim – construindo novas narrativas para uma educação antirracista na educação infantil. Creche Municipal Francisco de Paula. Rio de Janeiro.
Menção: Criar e brincar – cantinho faz de conta. CMEI Umberto Calderaro Filho. Manaus/Amazônia.
ARGENTINA
Vencedor: ¿Qué pasa donde no pasa nada? Jardín N°904 “Josefina E. Moyano de Renard”. Carlos Spegazzini. Buenos Aires.
Menção: Jardín de Mariposas. JII N°4 D.E. 14. CABA.
BOLÍVIA
Vencedor: Pedagogía de la Pachamama. Comunidad de vida y aprendizaje. Cochabamba.
CHILE
Vencedor: Huerto Agroecológico Étnico-Medicinal Mapuche “Tukun Lawen”. Escuela Emilia Romagna. Traiguén De la Araucanía, Provincia Malleco.
Menção: Restauración y rescate socio-ecológica del Bosque Nativo con toda nuestra comunidad. Jardín infantil Mi pequeño mastodonte. Los Vilos, Choap.
PERU
Vencedor: Elaborando libros cartoneros en la editorial Cartonera Holanda del Perú. El mundo mágico del libro de cartón. Institución Educativa Inicial N° 06 “República de Holanda”. Lima.
Menção: Wasi Tarpuy: Adoptamos áreas verdes para explorar, indagar y amar a la naturaleza. Institución Educativa “Luis Enrique XIX” – Nivel Inicial. San Martín de Porres, Lima.
PARAGUAI
Vencedor: Mini Defensores del medio ambiente “basura cero”.
URUGUAI
Vencedor: Nuestro espacio huerta. La travesura de aprender con las manos en la tierra. Jardín de Infantes N° 132 “Maestra Alicia Pardini” Colonia del Sacramento.
Menção: Espacio orgánico: mis huellas en la huerta. Escuela N°104 “Mtra. Leticia Volpe”. Santa Lucía, Canelones.
A premiação 2023 teve como foco a seleção de experiências educacionais que reflitam a produção de conhecimento baseada nos pilares do desenvolvimento sustentável:
- o pilar ambiental
- o pilar social
- o pilar econômico
- o pilar cultural
Portanto, os objetivos, atividades, fundamentos pedagógicos e resultados dos projetos trabalharam especificamente um ou mais componentes da sustentabilidade: ambientes saudáveis; economias viáveis; e/ou sociedades equitativas, justas e pacíficas.
As instituições participaram durante 30 dias de processos virtuais de intercâmbio e orientação com tutores especialistas da OMEP de cada país, a fim de fazer ajustes para a publicação do artigo.
Cada projeto vencedor receberá como prêmio um pedido de compra de material didático relacionado à experiência apresentada no valor de US$ 1.500 – equivalente em moeda corrente de cada país no dia da seleção do vencedor do prêmio. No caso do Brasil, o valor equivalente e/ou até a soma de R$ 8.000,00 (oito mil reais).