APRENDENDO COM PRAZER: ESCOLAS DE SÃO PAULO ASSINAM TERMOS

6 abril 2018
APRENDENDO COM PRAZER: ESCOLAS DE SÃO PAULO ASSINAM TERMOS

As escolas públicas de Rio das Pedras, Campinas e Bragança Paulista, que participarão do Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, assinaram os termos de compromisso com o Instituto Arcor Brasil entre os dias 20 e 23 de agosto. As assinaturas foram nas plantas locais da Arcor do Brasil.

Os eventos tiveram a participação dos gerentes das plantas da empresa. Também participou dos eventos a gerente nacional de Pesquisa e Desenvolvimento da Arcor do Brasil, Tereza Delfina Cortelazzi. Ela explicou como o seu setor tem trabalhado, em torno do Perfil Nutricional Arcor.

Com base em informações científicas, na legislação e vários diagnósticos, explicou, o grupo atua na identificação, para cada categoria de produtos, dos valores limite de nutrientes sensíveis, como açúcares, sódio, gorduras trans, gorduras saturadas e, em alguns casos, gorduras totais.

“Além de cumprir integralmente a legislação, a Arcor procura ir além, buscando a melhor qualidade possível para todos os seus produtos, tendo em vista a saúde das crianças e população em geral”, destacou Tereza Cortelazzi.

Projetos em Rio das Pedras – Os eventos de assinatura dos termos de compromisso foram apresentados pela coordenadora de programas e projetos socioeducativos do Instituto Arcor, Milena Drigo Azal. Ela observou que o Instituto Arcor dará apoio técnico e financeiro aos 20 projetos que serão apoiados em três estados: São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais.

Como nota a coordenadora de Investimento Social do Instituto Arcor Brasil, Thais Cassano de Castro, o Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável irá possibilitar que as escolas parceiras “ofereçam aos alunos experiências que facilitem o desenvolvimento de vínculos saudáveis com o alimento, com o movimento, consigo mesmo e com o outro”.

Através destas novas possibilidades de experiências, “as crianças podem significar e ressignificar estas relações, o que contribui para a formação de hábitos de vida saudável”, completa Thais Cassano de Castro.

Os três projetos que serão apoiados em Rio das Pedras foram apresentados pelas gestoras e educadoras das escolas contempladas. “Entre outras atividades, vamos reformar a quadra da escola, que foi atingida por um forte vendaval há alguns anos. Vamos instalar traves com tabelas para basquete e outros recursos, para que os alunos e também a comunidade possam usar esse espaço”, afirmou Christiane Aguiar de Queiroz, diretora da Escola Municipal “Professora Immaculada Grecco Civolani”, que desenvolverá o Projeto “Alimentação e ação: receita de escola saudável”.

Professora de Educação Física na EM “Professora Immaculada”, Letícia Bronel destacou que o projeto também viabilizará a apresentação de novas modalidades esportivas aos mais de 220 alunos da escola. “Queremos ampliar o leque de possibilidades para os alunos”, assinalou.

A diretora da Escola Municipal “Professor Augusto Elias Salles”, Daniela Adriana Osti, frisou por sua vez que a maior participação dos pais, a organização de atividades esportivas em recreios dirigidos e a difusão da alimentação saudável são alguns dos propósitos do Projeto “Vida Boa”. “De fato queremos fortalecer a parceria com as famílias, para ações conjuntas”, ressaltou.

Por sua vez, a diretora da Escola Municipal “Professora  Maria Arlete Angeleli”, Maria Inês Poli Penteado, salientou que o Projeto “Alimentação saudável sem sedentarismo: abrace essa ideia!” vai contemplar o estímulo à vida ativa, de forma associada a disseminação de conhecimento sobre práticas alimentares saudáveis.

A professora de Ciências da EM “Professora Maria Arlete Angeleli”, Talita Garcia Neves, observa que um dos focos do projeto será trabalhar com os mais de 300 alunos a respeito dos dispositivos eletrônicos. “A ideia é que os próprios dispositivos sejam empregados em atividades que estimulam o movimento, a criatividade e a vida saudável”, explicou.

Em Campinas e Bragança Paulista – As assinaturas dos termos de compromisso das escolas de Campinas com o Instituto Arcor Brasil aconteceram na manhã do dia dia 22 de agosto.

“O projeto prevê a montagem de um parque com toras de eucaliptos e de uma parede de escalada, entre outras atividades, para estimular a vida ativa”, disse Carla Righeto, professora de Educação Física da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Edson Luis Chaves”, sobre o Projeto “Aprendendo a escolher: alimentos e movimentos”.

Coordenadora de Ciclo na mesma escola, a professora Cristina Roncada destacou que, em relação à alimentação saudável, a EMEF “Edson Luis Chaves” irá trabalhar na estruturação de uma cozinha experimental e de horta comunitária, além do oferecimento de oficinas de receitas saudáveis, envolvendo também a comunidade.

Na Escola de Educação Integral/EJA “Dr. João Alves dos Santos” será desenvolvido o Projeto “Entre movimentos e experimentos: formação de hábitos saudáveis”. Como notou o diretor da escola, Vladimir Cardoso de Oliveira, a unidade conta com amplos espaços, como teatro de arena, ginásio poliesportivo e biblioteca. Haverá portanto uma adaptação de tempos e espaços da escola, uma das únicas de educação integral em Campinas, para as ações de incentivo à vida ativa e alimentação saudável, acrescentou o gestor. “Temos desafios relacionados tanto à obesidade quanto à carência de nutrientes. Vamos então trabalhar ainda mais forte com a cultura da alimentação saudável”, completou.

De outro lado, são reduzidos os espaços na Escola Estadual “Professora Rosina Frazatto dos Santos”, onde será desenvolvido o Projeto “Plantando educação, colhendo vida saudável”. Por este motivo a escola pretende potencializar o uso de seus espaços, para a prática de vida e alimentação saudável, assinala a sua diretora, Sandra Tonini.

A vice-diretora da mesma escola, Angélica Carnicelli Adam, observou por sua vez que será estruturada uma horta hidropônica, necessária considerando a realidade do bairro onde a EE “Profa.Rosina Frazatto dos Santos” está instalada. Em função do funcionamento no bairro, durante muitos anos, do lixão de Campinas, há contaminação no solo. A aferição de peso e outras medidas dos mais de 700 alunos também é uma das atividades previstas, completou a professora Angélica.

Em Bragança Paulista, as assinaturas aconteceram no dia 23 de agosto. Serão apoiados no município os projetos: “Recreio feliz começa com alimentação saudável”, da EMR Eugênia de Souza Camargo; “Plantar ideias, cultivar atitudes e movimentar o futuro”, da EM Desembargador Prof. Dr. Paulo Sérgio Fernandes de Oliveira; e “Alimentando-se e movimentando-se  para ter saúde”, da EM Prof. Luiz Gonzaga Fernandes.

O Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável será realizado entre o segundo semestre de 2018 e todo o ano de 2019, com apoio técnico e financeiro do Instituto Arcor Brasil. A primeira formação para os educadores acontecerá já em outubro próximo. Serão apoiados ainda cinco projetos em Contagem (MG), quatro em Ipojuca (PE) e dois em Cabo de Santo Agostinho.

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."