
Seis escolas da rede municipal de Rio das Pedras deram um novo significado aos seus espaços pedagógicos para fortalecer o brincar, o cuidado e o contato com a natureza, pilares fundamentais na aprendizagem das crianças pequenas. A iniciativa “Novo Olhar para os Espaços Escolares”, faz parte de uma parceria com o Instituto Arcor Brasil, que disponibiliza apoio técnico e financeiro para que as unidades repensem seus ambientes internos e externos, tornando-os mais acolhedores, potentes e alinhados às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Mais de mil crianças da Educação Infantil foram impactadas diretamente pelas melhorias, que priorizam experiências lúdicas e significativas no cotidiano escolar. Os espaços renovados estimulam a curiosidade, a imaginação, a exploração e o movimento.
“Nossa missão é contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação. Esta iniciativa só acontece graças ao engajamento de todos os educadores envolvidos, que acreditam na importância de ambientes que respeitam a infância e favorecem o desenvolvimento integral”, afirma Milena Porrelli, coordenadora do Instituto Arcor Brasil.
Segundo Josiane Rodrigues Custódio, da Secretaria Municipal da Educação de Rio das Pedras, a parceria com o Instituto Arcor fortalece a concepção de espaços educativos como elementos fundamentais no processo de aprendizagem das crianças. “Essa colaboração amplia nosso olhar para os ambientes da Educação Infantil, respeitando as especificidades de cada escola e de cada criança, como prevê a legislação educacional vigente”, destaca.
“Ambientes planejados e organizados de forma intencional, conforme os direitos de aprendizagem das crianças, favorecem o desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional. Por meio do brincar e das interações com os materiais e com os colegas, as crianças constroem conhecimentos de forma ativa e prazerosa”, explica Lucileia Marchioreto, coordenadora pedagógica da Creche Octavia Pardi Schiavon.
As escolas participantes desta edição foram: EMEI Pastor Antonio Rubia, Creche Octavia Pardi Schiavon, Creche e Pré-Escola Municipal Padre Geraldo Moreira César, EMEI Ivanilde Bertoli Bettiol, Núcleo de Promoção Social Irene Miori Zandoná e EMEI Prof. Nelson Rosamilha. Os projetos iniciaram em outubro de 2024 e são acompanhados pelo Instituto Arcor pelo período de um ano.
Além disso, as demais escolas de educação infantil da cidade também são beneficiadas pelas formações oferecidas pelo Instituto Arcor, portanto, todos os professores da rede municipal de ensino recebem formações temáticas, a fim de potencializar seu trabalho diário e o desenvolvimento integral das crianças.