Array
(
[0] => WP_Post Object
(
[ID] => 23283
[post_author] => 3
[post_date] => 2025-08-05 00:01:17
[post_date_gmt] => 2025-08-05 03:01:17
[post_content] =>
O Prêmio “Meu Pátio é o Mundo” volta em 2025 para premiar as boas práticas em Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), realizadas por instituições dedicadas ao cuidado e educação da primeira infância (AEPI).
O “Meu Pátio é o Mundo” é uma iniciativa conjunta da Fundação Arcor na Argentina e no Chile, do Instituto Arcor Brasil, das instituições do Grupo Arcor na Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai, juntamente com a Vice-Presidência Latino-Americana da OMEP – Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar, da qual participam os Comitês Nacionais da Argentina, Brasil, Chile, Uruguai, Peru e Paraguai. É patrocinado pela Asociación Integral para la Niñez (Red AINI), da Bolívia, e pelo Instituto Interamericano da Criança (IIN), uma organização especializada da OEA em matéria de infância e adolescência.
No Brasil, o Instituto Arcor desenvolve o Prêmio Meu Pátio é o Mundo em parceria com a OMEP – ARBS – Associação Regional Baixada Santista, responsável por coordenar o prêmio, orientando as escolas e organizações participantes.
Este concurso se desenvolve desde 2018 de maneira ininterrupta e seu principal objetivo é reconhecer boas práticas na Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), a qual propõe o desenvolvimento de atitudes, competências e conhecimentos que permitam tomar decisões necessárias para construir um futuro sustentável, e tudo isto é possível desde os primeiros anos de vida.
O posicionamento da Educação para o Desenvolvimento Sustentável no primeiro nível de ensino implica uma abordagem holística baseada na capacitação das crianças pequenas como sujeitos de direitos, e requer um trabalho que entrelace as dimensões ecológica, social, econômica, cultural e política, com uma visão partilhada e um trabalho conjunto entre instituições educativas, famílias, comunidades e sociedade civil.
A edição 2025 do prêmio continuará a orientar a seleção de experiências educativas que trabalhem com os pilares do desenvolvimento sustentável, que são:
- ambiental
- social
- econômico
- cultural
Por isso, os objetivos, as atividades, os fundamentos pedagógicos e os resultados das experiências e dos projetos devem trabalhar especificamente um ou mais componentes da sustentabilidade: processos sustentáveis; ambientes saudáveis; economias viáveis; e/ou sociedades equitativas, justas e pacíficas.
Os organizadores locais atribuirão a cada instituição vencedora um Prêmio que consiste em um aporte financeiro a fim de potencializar o projeto para compra de material didático, no valor de U$ 1.500 dólares. No Brasil, no valor R$ 8.500,00 (oito mil e quinhentos reais).
Acompanhe as datas:
Inscrição e registros de projetos/experiências |
4 a 31 de agosto de 2025 |
Comunicação dos resultados da pré-seleção: |
15 de setembro de 2025 |
Etapa de tutorias - redação de documentos do relatório |
15 de setembro a 30 de outubro de 2025 |
Entrega do relatório final ao Júri (trabalhado nas tutorias) |
15 de novembro de 2025 |
Comunicação da seleção do Júri |
15 de dezembro de 2025 |
Divulgação dos projetos vencedores e menção por país |
Abril de 2026 (vinculado ao aniversário de 22 de abril, Dia Internacional da Terra |
Confira abaixo o regulamento completo e o link para inscrever seu projeto:
[post_title] => Inscrições abertas para o Prêmio “Meu Pátio é o Mundo”
[post_excerpt] =>
[post_status] => publish
[comment_status] => closed
[ping_status] => closed
[post_password] =>
[post_name] => inscricoes-abertas-para-o-premio-meu-patio-e-o-mundo
[to_ping] =>
[pinged] =>
[post_modified] => 2025-08-04 18:28:54
[post_modified_gmt] => 2025-08-04 21:28:54
[post_content_filtered] =>
[post_parent] => 0
[guid] => https://fundacionarcor.org/?p=23283
[menu_order] => 0
[post_type] => post
[post_mime_type] =>
[comment_count] => 0
[filter] => raw
)
[1] => WP_Post Object
(
[ID] => 23171
[post_author] => 3
[post_date] => 2025-07-23 16:10:38
[post_date_gmt] => 2025-07-23 19:10:38
[post_content] =>
O projeto “Cuidando do Mundo da Gente”, desenvolvido pelo Centro de Educação Infantil (CEI) Cantinho da Tia Isaura, que fica na cidade de São Paulo - SP, foi selecionado para uma Conferência Internacional, promovida pela Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (OMEP), na cidade de Bolonha, Itália, entre os dias 14 e 18 de julho. A iniciativa foi ganhadora do Prêmio Meu Pátio é o Mundo, em 2024, um prêmio do Instituto Arcor Brasil, em parceria com a OMEP e desenvolvido em 5 países da América Latina.
Desde 2017, crianças de 3 e 4 anos participam semanalmente de caminhadas pelo entorno da unidade CEI Cantinho da Tia Isaura para recolher o lixo descartado incorretamente. A atividade promove a conscientização ambiental desde a infância e reforça o vínculo das crianças com o território.
Durante a ação, os pequenos são divididos em duplas, acompanhados por um monitor, e utilizam coletes de identificação, luvas e sacos de lixo. As famílias também participam como voluntárias, contribuindo para reforçar o papel da comunidade na formação cidadã e ambiental das crianças.
Para a diretora do CEI, Érika Mayume, “apresentar o projeto ‘Cuidando do Mundo da Gente’, do CEI Cantinho da Tia Isaura, em um congresso internacional foi uma experiência incrível e inesquecível.” Segundo ela, foi uma honra representar a instituição e estar à frente de uma equipe tão dedicada, que acredita no poder transformador de pequenas atitudes para promover grandes mudanças no meio ambiente.
“Tive a oportunidade de compartilhar o projeto com um público diverso, formado por canadenses, argentinos, chilenos, italianos e asiáticos. Alguns demonstraram admiração pela iniciativa, talvez por já conhecerem a riqueza da nossa cultura e o compromisso que temos com a educação ambiental desde a infância”, diz.
Érika destaca que falar para tantas nacionalidades foi, sem dúvida, um grande desafio, mas também uma enorme alegria. “Representar o nosso país e mostrar a consciência ambiental que nossas crianças estão desenvolvendo dentro e fora da escola foi motivo de muito orgulho. Além disso, pude conhecer projetos inspiradores de diversos países, que despertaram em mim novas ideias e perspectivas para o nosso trabalho. Foi uma vivência única e extremamente enriquecedora!”, comenta.
“Agradeço imensamente ao Instituto Arcor por fazer parte dessa linda história. Toda a equipe e as crianças do CEI Cantinho da Tia Isaura, que reconhecem e valorizam o cuidado do Instituto ao criar oportunidades como essa, que ampliam horizontes e transformam trajetórias”, finaliza.
[post_title] => Projeto vencedor do Prêmio Meu Pátio é o Mundo é o único brasileiro apresentado em Conferência Internacional
[post_excerpt] =>
[post_status] => publish
[comment_status] => closed
[ping_status] => closed
[post_password] =>
[post_name] => projeto-vencedor-do-premio-meu-patio-e-o-mundo-e-o-unico-brasileiro-apresentado-em-conferencia-internacional
[to_ping] =>
[pinged] =>
[post_modified] => 2025-07-23 16:10:38
[post_modified_gmt] => 2025-07-23 19:10:38
[post_content_filtered] =>
[post_parent] => 0
[guid] => https://fundacionarcor.org/?p=23171
[menu_order] => 0
[post_type] => post
[post_mime_type] =>
[comment_count] => 0
[filter] => raw
)
[2] => WP_Post Object
(
[ID] => 23031
[post_author] => 3
[post_date] => 2025-07-11 16:01:26
[post_date_gmt] => 2025-07-11 19:01:26
[post_content] =>
Relatório Anual de Atividades 2024
Como parte do nosso compromisso contínuo com a infância e a educação, como impulsionadora da igualdade, a Fundación Arcor Argentina, a Fundación Arcor Chile e o Instituto Arcor Brasil apresentam o
Relatório Anual de Atividades de 2024. O documento reflete um ano de intenso trabalho regional, articulação com organizações parceiras e o alcance latino-americano da nossa estratégia de investimento social.
Temos o prazer de compartilhar esta nova edição, que resume as principais conquistas e lições aprendidas do ano. Em 2024, desenvolvemos e apoiamos
164 iniciativas que alcançaram mais de
683.000 crianças e ofereceram capacitação a quase
59.000 adultos envolvidos no trabalho com crianças.
Além disso, pela primeira vez, elaboramos o relatório seguindo os
Padrões GRI (Global Reporting Initiative), o que nos permite reportar de forma mais clara, transparente e alinhada aos
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Um dos destaques do ano foi a comemoração dos
20 anos do Instituto Arcor no Brasil, com novas publicações, projetos comunitários e atividades desenvolvidas em conjunto com as crianças e suas comunidades. Somou-se a isso o avanço do nosso
Portal Educacional, que dobrou seu alcance:
mais de 19.500 pessoas participaram de nossas propostas formativas.
No Brasil, mais de
42 mil crianças participam das iniciativas,
61 projetos foram desenvolvidos e mais de
3.800 adultos foram capacitados, por meio das formações oferecidas pelo Instituto Arcor Brasil.
Convidamos você a ler o relatório completo aqui:
Baixe o Relatório Anual de 2024.
Também disponibilizamos as
Demonstrações Financeiras do Instituto Arcor Brasil de 2024.
Com esta publicação, renovamos nosso compromisso com a infância e reafirmamos uma convicção que nos guia há mais de três décadas: a educação é a ferramenta fundamental para construir a igualdade de oportunidades a partir dos primeiros anos de vida.
[post_title] => RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2024
[post_excerpt] =>
[post_status] => publish
[comment_status] => closed
[ping_status] => closed
[post_password] =>
[post_name] => relatorio-anual-de-atividades-2024
[to_ping] =>
[pinged] =>
[post_modified] => 2025-07-11 16:08:22
[post_modified_gmt] => 2025-07-11 19:08:22
[post_content_filtered] =>
[post_parent] => 0
[guid] => https://fundacionarcor.org/?p=23031
[menu_order] => 0
[post_type] => post
[post_mime_type] =>
[comment_count] => 0
[filter] => raw
)
[3] => WP_Post Object
(
[ID] => 22781
[post_author] => 3
[post_date] => 2025-06-18 16:54:46
[post_date_gmt] => 2025-06-18 19:54:46
[post_content] =>
A Escola Municipal Profª Eliana Peluso Sperandio, em Bragança Paulista, foi palco de uma vivência formativa rica em sensibilidade, escuta e transformação. Promovida pelo Instituto Arcor Brasil em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a formação “Educação Infantil: dimensão estética na prática docente” reuniu mais de 150 professores da rede municipal para oficinas voltadas à ampliação do olhar estético e poético na primeira infância.
A proposta da formação foi trabalhar com oficinas específicas para cada faixa etária da educação infantil, reconhecendo que os bebês, as crianças pequenas e as maiores possuem modos próprios de se relacionar com o mundo. Por isso, cada oficina foi pensada como um convite à presença e à escuta ativa.
Na oficina “Espaços e Ambientes”, conduzida por Marcela Chanan, as professoras foram convidadas a repensar os contextos de aprendizagem no berçário a partir de uma estética que acolhe, provoca e convida à brincadeira. A organização do espaço – materiais, mobiliário, luz, cores – foi tratada como linguagem pedagógica e poética, que comunica com os bebês e favorece sua autonomia e curiosidade. Ao final, os participantes refletiram sobre como a transformação dos ambientes exige tempo, tentativa e sensibilidade: “Destacamos o quanto o cuidado com os detalhes e a simplicidade nos materiais pode fazer toda a diferença na relação com os bebês”, comenta Marcela.
Já com Vilma Justine, a oficina “Mãos no Barro” foi uma verdadeira imersão sensorial. Em um ambiente preparado com argila, terra e água, os professores exploraram os princípios estéticos da arte como forma de formação humana. “Todo professor que trabalha com crianças precisa acordar em si saberes estéticos e poéticos, por meio das formações e no cotidiano”, refletiu Vilma. O ateliê foi também espaço de reconexão com a própria criatividade e liberdade de expressão, elementos centrais para mediar o encontro entre arte, infância e sensibilidade.
Na oficina “A criança, a natureza e as minúcias do olhar”, com Carolina Lenza, o convite era para desacelerar e perceber os detalhes da natureza com olhos atentos, curiosos e despertos. Com folhas, sementes e lupas, as educadoras mergulharam num tempo de escuta e presença. Ao final, expressaram o vivido em formas e traços. “Muito mais do que ter ideias de atividades para fazer na escola, ao sensibilizar o olhar, as educadoras puderam se (re)conectar com as maneiras das crianças de ver e conhecer o mundo. São as reflexões que surgem desses momentos que permitem (re)pensar a prática pedagógica para sair do piloto automático e resgatar os sentidos do que é planejado no dia a dia”, destaca Carolina.
Formação que atravessa e transforma
As formações proporcionaram um momento de profunda escuta e ressignificação do papel do educador na infância. A coordenadora pedagógica Heide de Freitas, da escola anfitriã, relata: “A formação me ajudou a olhar para além das práticas transmissivas. No espaço preparado com intencionalidade, podemos observar de diferentes formas o desenvolvimento das crianças.”
As oficinas reforçam o que apontam diversas pesquisas sobre a primeira infância: experiências estéticas e sensoriais são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças, pois ampliam as formas de expressão, percepção e construção de sentido do mundo.
Para o Instituto Arcor, iniciativas como essa reforçam o compromisso com a valorização da educação pública e com a formação de professores como agentes de transformação.
[post_title] => Instituto Arcor e Secretaria Municipal de Bragança Paulista realizam formação para professores da educação infantil
[post_excerpt] =>
[post_status] => publish
[comment_status] => closed
[ping_status] => closed
[post_password] =>
[post_name] => instituto-arcor-e-secretaria-municipal-de-braganca-paulista-realizam-formacao-para-professores-da-educacao-infantil
[to_ping] =>
[pinged] =>
[post_modified] => 2025-06-18 17:11:50
[post_modified_gmt] => 2025-06-18 20:11:50
[post_content_filtered] =>
[post_parent] => 0
[guid] => https://fundacionarcor.org/?p=22781
[menu_order] => 0
[post_type] => post
[post_mime_type] =>
[comment_count] => 0
[filter] => raw
)
)