Array
(
[0] => WP_Post Object
(
[ID] => 25345
[post_author] => 3
[post_date] => 2026-09-08 21:18:27
[post_date_gmt] => 2026-09-09 00:18:27
[post_content] =>
Na EM Marisa Valério, em Bragança Paulista (SP), o projeto “Cheirinho de Terra: gostinho de amor” convida as crianças a explorarem o mundo por meio do brincar, da criatividade e da imaginação. Caça ao tesouro, castelo de areia, receitas de bolo e milk-shake… tudo isso se tornou possível dentro de uma caixa de areia!
A proposta surgiu para dar novo significado a um espaço que estava ocioso na escola, transformando-o em um ambiente lúdico e envolvente que abre as portas para um universo criativo e cheio de diversão no cotidiano escolar.
Essa iniciativa faz parte do programa Novo Olhar para Espaços Escolares (edição 2025/2026), que apoia projetos voltados à valorização do brincar, do contato com diferentes experiências e da construção de aprendizagens significativas na educação infantil.
Dê o play e entre nesse mundo lúdico junto com a gente!
[post_title] => EM Marisa Valério | Projeto: “Cheirinho de Terra: gostinho de amor”
[post_excerpt] =>
[post_status] => publish
[comment_status] => closed
[ping_status] => closed
[post_password] =>
[post_name] => em-marisa-valerio-projeto-cheirinho-de-terra-gostinho-de-amor
[to_ping] =>
[pinged] =>
[post_modified] => 2026-09-08 21:21:42
[post_modified_gmt] => 2026-09-09 00:21:42
[post_content_filtered] =>
[post_parent] => 0
[guid] => https://fundacionarcor.org/?p=25345
[menu_order] => 0
[post_type] => post
[post_mime_type] =>
[comment_count] => 0
[filter] => raw
)
[1] => WP_Post Object
(
[ID] => 25324
[post_author] => 3
[post_date] => 2026-09-08 17:43:32
[post_date_gmt] => 2026-09-08 20:43:32
[post_content] => No Dia Internacional da Alfabetização, focamos nos primeiros anos de vida, quando conversas, histórias, jogos e leitura compartilhada começam a construir as bases para o desenvolvimento da linguagem e a aprendizagem.
No dia 8 de setembro é comemorado o
Dia Internacional da Alfabetização, uma data que destaca a importância de aprender a ler e escrever. Essa aprendizagem tem uma história que começa muito antes das primeiras letras.
Desde os primeiros anos de vida, as crianças incorporam palavras, ouvem e contam histórias, fazem perguntas e encontram diferentes maneiras de expressar o que pensam, sentem e vivenciam. Através da interação com os outros, a linguagem é construída e enriquecida.
Grande parte desse processo se desenrola no dia a dia. Conversar durante as refeições, compartilhar o que aconteceu durante o dia, cantar uma música ou ouvir uma história antes de dormir são experiências nas quais as palavras adquirem significado.
As conversas com adultos desempenham um papel importante nessa jornada. Quando uma criança conta uma história e encontra alguém que a ouve, faz perguntas ou a ajuda a completar uma ideia, ela incorpora novas palavras e aprende a organizar o que quer dizer.
As histórias abrem outras possibilidades. Através delas, as crianças encontram palavras, personagens e situações que geralmente não aparecem nas conversas do dia a dia. Os jogos também oferecem oportunidades para nomear coisas, imaginar e se expressar.
Reconhecer o valor dessas trocas significa dar espaço às palavras e encontrar momentos para ouvir, compartilhar histórias, perguntas e conversas com as crianças.
Como acompanhar essa jornada
Os adultos desempenham um papel importante nessas experiências iniciais. Famílias, professores e outras pessoas referências podem enriquecê-las por meio de algo tão cotidiano quanto conversar, ler juntos ou simplesmente ouvir o que as crianças têm a dizer.
Para aqueles que compartilham os espaços de criação e educação, ter ferramentas e recursos permite uma melhor compreensão de como a linguagem se desenvolve durante a infância e quais experiências podem fomentá-la. Neste Dia Internacional da Alfabetização, propomos ampliar nossa perspectiva sobre essas experiências de aprendizagem na hora certa e reconhecer o valor da vida cotidiana nesse caminho.
[post_title] => Alfabetização desde cedo: palavras que abrem mundos
[post_excerpt] =>
[post_status] => publish
[comment_status] => closed
[ping_status] => closed
[post_password] =>
[post_name] => diadaalfabetizacao
[to_ping] =>
[pinged] =>
[post_modified] => 2026-09-08 18:28:29
[post_modified_gmt] => 2026-09-08 21:28:29
[post_content_filtered] =>
[post_parent] => 0
[guid] => https://fundacionarcor.org/?p=25324
[menu_order] => 0
[post_type] => post
[post_mime_type] =>
[comment_count] => 0
[filter] => raw
)
[2] => WP_Post Object
(
[ID] => 25272
[post_author] => 3
[post_date] => 2026-09-01 18:39:08
[post_date_gmt] => 2026-09-01 21:39:08
[post_content] => Uma minhocultura em Córdoba. Um mundo de sonhos em Callao. Centenas de projetos que, desde 2018, reinventaram o pátio como um espaço educativo, podem agora ser vistos e ouvidos em “Do Pátio”, a nova série do Instituto Arcor.
Alguns pátios, com tempo e trabalho em equipe, se transformam no que cada comunidade imagina: um laboratório, um palco, um refúgio para brincar. É isso que “Do Pátio: Histórias para Ver e Ouvir” documenta. Esta nova série do Instituto Arcor Brasil, da Fundação Arcor Argentina e da Fundação Arcor Chile reúne experiências da primeira infância de sete países da região: Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Peru, Uruguai e Bolívia.
No Brasil, o projeto “Os Quintais do Meu Quilombo” apresenta a Escola Quilombola de Educação Infantil José de Aragão Bulcão. Por meio de seus pátios, jardins e espaços comunitários, crianças, famílias e educadores fortalecem a identidade quilombola, compartilham saberes intergeracionais e constroem experiências de aprendizagem enraizadas em seu território. É uma história sobre educação, memória, pertencimento e o valor da comunidade.
Em Córdoba, Argentina, uma minhocultura aproximou as crianças da natureza, e o pátio da creche acabou funcionando como um laboratório de ciências naturais. Em Callao, no Peru, a comunidade escolar transformou seu espaço ao ar livre em um mundo de sonhos e aventuras, envolvendo famílias e vizinhos. Esses são apenas dois exemplos entre centenas de projetos que, desde 2018, foram reconhecidos pelo Prêmio "Meu Pátio é o Mundo", uma iniciativa promovida pela Fundação Arcor na região, juntamente com a OMEP América Latina e as subsidiárias do Grupo Arcor na Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai.
O que torna esta série única é a forma como ela captura e compartilha essas experiências. Os vídeos permitiram que as escolas assumissem o papel de cineastas documentaristas, registrando seus processos com os recursos disponíveis e narrando-os com suas próprias palavras. O resultado é um arquivo pedagógico e humano que reflete a realidade diária de cada pré-escola, sem intermediários.
O que você encontrará em "Do Pátio”?
A série combina dois formatos. Por um lado, estão os vídeos dos projetos vencedores e das menções honrosas do Prêmio "Meu Pátio é o Mundo" de 2025, produzidos pelas próprias escolas. Por outro lado, foram produzidos mais de vinte episódios de podcasts com base nos projetos premiados entre 2021 e 2024, mostrando não apenas os resultados desses projetos, mas também como foram realizados.
O podcast foi desenvolvido para educadores da primeira infância, gestores escolares e famílias interessadas em conhecer experiências educativas na região, com ferramentas que podem inspirar e orientar o trabalho em outros parques infantis, outras creches e outros países.
“Do Pátio: Histórias para Ver e Ouvir” já está disponível no YouTube e no Spotify.
[post_title] => Como sete países latino-americanos transformaram seus pátios em espaços de exploração e aprendizado
[post_excerpt] => Artigo sobre como sete países latino-americanos transformaram seus pátios em espaços de exploração e aprendizado.
[post_status] => publish
[comment_status] => closed
[ping_status] => closed
[post_password] =>
[post_name] => como-sete-paises-latino-americanos-transformaram-seus-patios-em-espacos-de-exploracao-e-aprendizado
[to_ping] =>
[pinged] =>
[post_modified] => 2026-09-01 18:54:05
[post_modified_gmt] => 2026-09-01 21:54:05
[post_content_filtered] =>
[post_parent] => 0
[guid] => https://fundacionarcor.org/?p=25272
[menu_order] => 0
[post_type] => post
[post_mime_type] =>
[comment_count] => 0
[filter] => raw
)
[3] => WP_Post Object
(
[ID] => 24854
[post_author] => 3
[post_date] => 2026-06-29 11:52:11
[post_date_gmt] => 2026-06-29 14:52:11
[post_content] =>
O Relatório Anual de 2025 do Instituto Arcor Brasil, Fundação Arcor Argentina e da Fundação Arcor Chile destaca o alcance de um compromisso construído ano após ano em parceria com comunidades, organizações e famílias em toda a região.
Em 2025, por meio de nossas iniciativas, alcançamos 587.048 crianças direta e indiretamente, no âmbito de 133 projetos na Argentina, no Brasil, no Chile e em outros países da região. No total, 3.230.197 pessoas foram alcançadas por meio de atividades digitais e presenciais, com 305.209 participantes em plataformas virtuais.
Ao mesmo tempo, 27.857 adultos — professores, educadores, líderes comunitários e equipes organizacionais — receberam treinamento em temas relacionados à infância. Fortalecer aqueles que apoiam as crianças é parte central do nosso compromisso, pois a qualidade dos relacionamentos e das práticas educativas depende, em grande medida, daqueles que as sustentam diariamente.
2025 também foi um ano de celebração: a Fundação Arcor Chile completou 10 anos. Uma década de trabalho em campo, com escolas, educadores e equipes que possibilitam que todas as meninas e meninos tenham melhores condições para seu pleno desenvolvimento.
O relatório detalha projetos que surgiram em diversos contextos, a partir de uma única ideia, impulsionados por atores comprometidos, com as crianças no centro. Toda essa atividade contribuiu para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 3 (Saúde e Bem-Estar), 4 (Educação de Qualidade), 5 (Igualdade de Gênero), 10 (Redução das Desigualdades), 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima) e 17 (Parcerias para os Objetivos).
Explore o Relatório Anual de 2025 e saiba mais sobre nossas ações em prol das crianças na América Latina deste ano.
Convidamos você a ler o relatório completo aqui:
Baixe o Relatório Anual de 2025.
Também disponibilizamos as
Demonstrações Financeiras do Instituto Arcor Brasil de 2025 e a
Lista de Projetos apoiados em 2025.
[post_title] => 2025: um ano de trabalho sustentado para crianças na América Latina
[post_excerpt] =>
[post_status] => publish
[comment_status] => closed
[ping_status] => closed
[post_password] =>
[post_name] => 2025-um-ano-de-trabalho-sustentado-para-criancas-na-america-latina
[to_ping] =>
[pinged] =>
[post_modified] => 2026-07-07 13:18:43
[post_modified_gmt] => 2026-07-07 16:18:43
[post_content_filtered] =>
[post_parent] => 0
[guid] => https://fundacionarcor.org/?p=24854
[menu_order] => 0
[post_type] => post
[post_mime_type] =>
[comment_count] => 0
[filter] => raw
)
)