30º ANIVERSÁRIO DA CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA: VAMOS FAZER COM QUE ELA NÃO SEJA SOMENTE UMA DECLARAÇÃO

24 junho 2006
30º ANIVERSÁRIO DA CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA: VAMOS FAZER COM QUE ELA NÃO SEJA SOMENTE UMA DECLARAÇÃO

Em 20 de novembro de 1989, a Assembleia das Nações Unidas sancionou a Declaração dos Direitos da Criança, um acordo vinculativo que estabelece uma série de princípios que todos os países que a ratificaram devem cumprir (ela foi ratificada por 196 países).

A Convenção gira em torno de quatro princípios fundamentais:

  • Não discriminação (todas as crianças são iguais, independentemente das circunstâncias de seu nascimento como raça, religião, físico etc.).
  • Melhor interesse da criança. Em caso de conflito, você deve sempre priorizar seu bem-estar.
  • Direito à vida, sobrevivência e desenvolvimento.
  • Participação infantil, permitindo que sua opinião seja ouvida e, também, levada em  consideração.        

Como explica a consultora internacional de direitos humanos Analía Iglesis Larroquette, a Convenção obriga a olhar e entender que, além das “diferenças territoriais ou culturais, todas as crianças merecem as mesmas condições para o desenvolvimento de seu potencial”. Além disso, faz das crianças "sujeitos da lei", o que significa que todos, absolutamente todos, merecem um tratamento decente, justo e oportuno.
 

O que podemos fazer?
Embora os Estados sejam garantidores do cumprimento dos direitos consagrados na Convenção, também é responsabilidade de cada um de nós assumir um compromisso pelo seu cumprimento. Independentemente do lugar que ocupamos na sociedade, ou se temos contato direto com crianças em nossas famílias ou locais de trabalho, todos temos algo a fazer em relação aos Direitos da Infância.

Nossa primeira responsabilidade com os direitos das crianças é conhecê-los e divulgá-los. Por isso, o Instituto Arcor Brasil, a Fundação Arcor Argentina e a Fundação Arcor Chile desenvolveram uma campanha que, além de uma série de vídeos em espanhol e português, inclui um desafio digital: se você participar, além de aprender sobre os direitos das crianças, você pode obter um "selo de compromisso".

Você só precisa responder dez perguntas relacionadas a esse assunto, com base na Convenção sobre os Direitos da Criança e em alguns fatos curiosos sobre sua implementação. Quando você ganhar o seu selo, esperamos que você o compartilhe nas suas redes sociais, para que outras pessoas também possam participar do desafio. Porque acreditamos que conhecer é o primeiro passo para se comprometer.

Contamos com o seu compromisso!

Para obter seu selo, clique aqui: www.aniversariobr.fundacionarcor.org

 

 

  • Formatos: Publicações
"Nenhum resultado encontrado."