
Encontro aconteceu no dia 7 de abril, no Teatro Padre D’ Man, na Puc e no Parque Fernão Dias
Mais de 150 professores da rede municipal de Contagem participaram da formação “Óculos Pedagógicos: Enxergando as possibilidades nas aulas de Educação Física”, no dia 7 de abril, segunda-feira. A iniciativa teve como objetivo principal capacitar professores a utilizar estratégias que estimulem a participação ativa dos estudantes, colocando-os como protagonistas do processo ensino-aprendizagem. A programação teórica aconteceu no Teatro Padre D’ Man, na Puc e as atividades práticas no Parque Fernão Dias.
Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Contagem e conduzido pelos professores Jefferson Caetano e Tiago Capel, o encontro ampliou o repertório pedagógico dos educadores, abordando práticas inclusivas, considerando os aspectos sociais e culturais dos alunos.
“Foi uma grande alegria participar desta ação ao lado do Instituto Arcor. Formações como essa têm um valor imenso, especialmente quando falamos de professores da rede pública. Elas criam espaços de escuta, reflexão e troca de experiências que são fundamentais para ressignificar o papel da Educação Física na escola”, comenta Jefferson Caetano, um dos professores que conduziu a iniciativa.
Segundo ele, o workshop “Óculos Pedagógicos” busca provocar um olhar mais atento para as metodologias que colocam o aluno no centro do processo, valorizando o jogo como linguagem, cultura e como ferramenta potente de aprendizagem. “Quando o professor amplia seu repertório pedagógico e passa a enxergar além do “fazer por fazer”, ele transforma a sala de aula — ou melhor, o pátio, a quadra, o parque — em um espaço vivo de construção coletiva. Isso impacta diretamente na qualidade do ensino. Alunos que se sentem parte da aula, que são desafiados, ouvidos e respeitados em sua individualidade e em sua cultura corporal, naturalmente se engajam mais. Eles aprendem com mais sentido. E o professor, por sua vez, também se sente mais motivado, mais autor da própria prática”, destaca Jefferson.
A formação propôs estratégias inovadoras que tornam o ensino mais acessível, inclusivo e significativo. A proposta é que os professores ampliem seu repertório pedagógico e ofereçam experiências que respeitem as diferenças, os contextos sociais e culturais das crianças.
Além disso, a atividade reforçou a importância de criar ambientes de aprendizagem dinâmicos, promovendo o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional dos estudantes por meio do movimento, da ludicidade e da participação ativa.
Para Hamilton Gonçalves Barbosa, professor da Escola Municipal Deputado Jorge Ferraz, a iniciativa incentiva os professores a elaborarem estratégias diferenciadas para aplicarem nas aulas que fujam do movimento do “fazer pelo fazer”. “Esses momentos são muito interessantes para promover um encontro com os profissionais da rede municipal de Contagem. É um momento de trocas de experiências e diálogo que nos instiga, por meio do nosso conhecimento, a ter novas ideias. Além disso, tivemos a oportunidade de ter atividades dinâmicas no Parque Fernão Dias, um espaço público de proteção ambiental que serve como um ambiente propício inclusive para visitas das escolas. Valorizar o poder do exercício físico na educação é essencial. A ação nos fez refletir e agir para que essa atividade contribua de forma significativa para os estudante”, destaca.
A iniciativa está alinhada à uma das linhas de atuação do Instituto Arcor, que é a infância e vida saudável.