Inscrições abertas para o Prêmio “Meu Pátio é o Mundo”

5 agosto 2025
Inscrições abertas para o Prêmio “Meu Pátio é o Mundo”

O Prêmio “Meu Pátio é o Mundo” volta em 2025 para premiar as boas práticas em Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), realizadas por instituições dedicadas ao cuidado e educação da primeira infância (AEPI).

O “Meu Pátio é o Mundo” é uma iniciativa conjunta da Fundação Arcor na Argentina e no Chile, do Instituto Arcor Brasil, das instituições do Grupo Arcor na Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai, juntamente com a Vice-Presidência Latino-Americana da OMEP – Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar, da qual participam os Comitês Nacionais da Argentina, Brasil, Chile, Uruguai, Peru e Paraguai. É patrocinado pela Asociación Integral para la Niñez (Red AINI), da Bolívia, e pelo Instituto Interamericano da Criança (IIN), uma organização especializada da OEA em matéria de infância e adolescência.

No Brasil, o Instituto Arcor desenvolve o Prêmio Meu Pátio é o Mundo em parceria com a OMEP – ARBS – Associação Regional Baixada Santista, responsável por coordenar o prêmio, orientando as escolas e organizações participantes.

Este concurso se desenvolve desde 2018 de maneira ininterrupta e seu principal objetivo é reconhecer boas práticas na Educação para o Desenvolvimento  Sustentável (EDS), a qual propõe o desenvolvimento de atitudes, competências e conhecimentos que permitam tomar decisões necessárias para construir um futuro sustentável, e tudo isto é possível desde os primeiros anos de vida.

O posicionamento da Educação para o Desenvolvimento Sustentável no primeiro nível de ensino implica uma abordagem holística baseada na capacitação das crianças pequenas como sujeitos de direitos, e requer um trabalho que entrelace as dimensões ecológica, social, econômica, cultural e política, com uma visão partilhada e um trabalho conjunto entre instituições educativas, famílias, comunidades e sociedade civil.

A edição 2025 do prêmio continuará a orientar a seleção de experiências educativas que trabalhem com os pilares do desenvolvimento sustentável, que são:

  • ambiental
  • social 
  • econômico 
  • cultural

Por isso, os objetivos, as atividades, os fundamentos pedagógicos e os resultados das experiências e dos projetos devem trabalhar especificamente um ou mais componentes da sustentabilidade: processos sustentáveis; ambientes saudáveis; economias viáveis; e/ou sociedades equitativas, justas e pacíficas.

Os organizadores locais atribuirão a cada instituição vencedora um Prêmio que consiste em um aporte financeiro a fim de potencializar o projeto para compra de material didático, no valor de U$ 1.500 dólares. No Brasil, no valor R$ 8.500,00 (oito mil e quinhentos reais).

Acompanhe as datas:

Inscrição e registros de projetos/experiências  4 a 31 de agosto de 2025 
Comunicação dos resultados da pré-seleção:  15 de setembro de 2025 
Etapa de tutorias – redação de documentos do relatório  15 de setembro a 30 de outubro de 2025 
Entrega do relatório final ao Júri  (trabalhado nas tutorias)  15 de novembro de 2025 
Comunicação da seleção do Júri  15 de dezembro de 2025 
Divulgação dos projetos vencedores e menção por país  Abril de 2026  (vinculado ao aniversário de 22 de abril, Dia Internacional da Terra 

 

Confira abaixo o regulamento completo e o link para inscrever seu projeto:

  • Categoria: ONGs, Professores
  • Formatos: Publicações
  • Temas: Experiências em escolas, Primeira Infância
  • Idades: Todos
DOWNLOAD
"Nenhum resultado encontrado."