ESCOLA MUNICIPAL DE CONTAGEM PREPARA ESPAÇO MULTICOLORIDO PARA AS CRIANÇAS NA VOLTA ÀS AULAS

1 novembro 2020

Durante a quarentena, o ambiente escolar foi revitalizado como fruto do Projeto “Nossa Escola Saudável e Ativa”, que a unidade educacional desenvolve com apoio do Instituto Arcor Brasil, dentro da segunda edição do Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável. Um conjunto de 19 escolas públicas, de São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco, participa dessa segunda edição da iniciativa.

 “Nosso projeto tem o objetivo de estimular a vida ativa e a alimentação saudável, como forma de enfrentar situações como os traços de obesidade precoce que estão crescendo. Pensamos então em adequar os espaços escolares para incentivar ainda mais os jogos as brincadeiras, por exemplo durante um recreio mais dirigido”, explica a diretora da EM Nossa Senhora Aparecida, Tereza Cristina de Oliveira – clique no botão Play (acima) e assista ao vídeo.

A gestora nota que a valorização da alimentação saudável também é um dos propósitos da ideia de pintar com cores vivas e temáticas variadas. No caso, imagens associadas ao conceito de alimentação saudável foram desenhadas no espaço da cozinha e refeitório. O projeto inclui a estruturação de uma cozinha pedagógica, direcionada a divulgar receitas e novos hábitos alimentares, entre as crianças e suas famílias.

A EM Nossa Senhora Aparecida atende a cerca de 600 alunos, dos 4 aos 12 anos, abrangendo educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental. “São crianças pequenas, que gostam e são animadas com cores, com jogos interativos e brincadeiras. Queremos que elas voltem com muita alegria e disposição após esse período delicado, e com outras motivações além das telas de celulares e computadores”, complementa a diretora Tereza Cristina de Oliveira.

Para implementar a ideia, a escola convidou um dos mais conhecidos artistas gráficos e visuais da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Fernando Perdigão. Nos últimos tempos Perdigão tem-se aperfeiçoado na técnica do spray aplicado a paredes, tapumes e painéis de grandes dimensões, mas na ação na EM Nossa Senhora Aparecida utilizou os pinceis e tintas, inclusive pensando na durabilidade dos desenhos. “O conceito foi o da execução de jogos pedagógicos, com muitas cores, geometrizações e imagens zoomórficas, que as crianças adoram”, comenta o artista, que também é curador e produtor cultural.

Assim, o artista pintou um circuito completo de brincadeiras de chão, com figuras de sapos, caracóis, joaninhas, jacarés, girafas e cobras convidando as crianças ao aprendizado enquanto se divertem. Nas paredes do pátio, outros estímulos visuais, em uma celebração da imaginação criativa.

Em seu trabalho, Perdigão contou com o apoio de colaboradores, como Carlos Henrique Silva e Daniel Mário de Castro. Fotografias foram feitas por Daniel Márcio de Jesus. Imagens aéreas, com uso de drone, foram realizadas por Afonso Diana.

Todo o processo de confecção dos jogos e brincadeiras foi documentado e transformado em um vídeo, que pode ser acessado nesta página ou no Canal do Instituto Arcor no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=T9b-9nIvPnk&t=52s

O Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, é uma iniciativa internacional do Grupo Arcor, implementada na Argentina, no Brasil e no Chile, com o objetivo de dar apoio ao desenvolvimento, execução e gestão de projetos educativos que promovam o conhecimento e a educação sobre hábitos de alimentação saudável ??e vida ativa nas crianças, envolvendo as famílias, as organizações da sociedade civil, as Prefeituras, o Estado e outros atores presentes no território.

Foto: Afonso Diana

  • Categoria: Professores
  • Formatos: Vídeos
  • Temas: Vida ativa
"Nenhum resultado encontrado."