ESCOLA DE RIO DAS PEDRAS PROMOVE VIDA SAUDÁVEL COM AULAS REMOTAS DURANTE A PANDEMIA

Leituras, jogos, teatros, entrevistas e brincadeiras com temas relacionados à alimentação nutritiva. Caminhadas, danças e alongamentos diários para estimular a vida ativa. Estas foram algumas das atividades já realizadas, de forma remota, pela Escola Municipal Claudete Aparecida Guidolim Nicolai, de Rio das Pedras (SP), como parte do Projeto “Alimentação nutritiva e vida ativa = Escola Saudável”, que tem o apoio do Instituto Arcor Brasil. Com aulas presenciais suspensas desde o dia 23 de março, a escola se reinventou para se adaptar à nova realidade educacional causada pela pandemia do novo coronavírus e o projeto também passou a ser desenvolvido de forma remota, com o apoio das famílias.

Leituras, jogos, teatros, entrevistas e brincadeiras com temas relacionados à alimentação nutritiva. Caminhadas, danças e alongamentos diários para estimular a vida ativa. Estas foram algumas das atividades já realizadas, de forma remota, pela Escola Municipal Claudete Aparecida Guidolim Nicolai, de Rio das Pedras (SP), como parte do Projeto “Alimentação nutritiva e vida ativa = Escola Saudável”, que integra a segunda edição do Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, do Instituto Arcor Brasil.

Com aulas presenciais suspensas desde o dia 23 de março, a escola se reinventou para se adaptar à nova realidade educacional causada pela pandemia do novo coronavírus e o projeto também passou a ser desenvolvido de forma remota, com o apoio das famílias.

O roteiro das aulas é bem variado e divertido, e conta, até o momento, com 12 atividades criativas que aliam movimento e informações sobre alimentação. Um exemplo é o jogo: “Amarelinha das frutas”, onde, no lugar dos números, as crianças devem desenhar frutas e colori-las para a brincadeira. Todas as atividades praticadas pelos alunos são registradas por fotos e/ou vídeos e enviadas aos professores.


Confira, abaixo, o Roteiro de Atividades Educacionais do Projeto ou clique aqui e faça o download do arquivo interativo, com as 12 atividades.


E.M.E.F. “Profª Claudete Aparecida Guidolim Nicolai”

PROJETO DO INSTITUTO ARCOR:

“Alimentação nutritiva e vida ativa = Escola Saudável”


1 – ATIVIDADE: “BOM DIA, TODAS AS CORES!”

Descrição: A atividade tem o objetivo de estimular a expressão corporal e a alimentação saudável. Ler o livro “Bom dia, todas as cores!” e conversar sobre o livro. Após isso, criar um teatro (usem a imaginação). E temos um desafio: para a alimentação ser saudável, devemos ter no prato (almoço e jantar) no mínimo 5 cores. Então, desafio vocês a comerem no almoço e jantar no mínimo 5 cores, ou seja, incluir nas refeições: verduras, vegetais, legumes, queijo, ovo, carnes, frutas etc. Registrem a atividade com fotos, filmagem e desenhos, pois serão colocados no projeto ARCOR de nossa escola.

LIVRO: “BOM DIA, TODAS AS CORES!” Clique aqui para ler o livro: https://bit.ly/3iPP4CO


2 – ATIVIDADE: “O GRANDE RABANETE”

Descrição: O objetivo é desenvolver a expressão corporal e alimentação saudável. Ler o livro “O grande rabanete” e conversar sobre a história. Criar um teatro com muita IMAGINAÇÃO, e, depois, se POSSÍVEL apresentar à criança uma salada ou uma sopa ou uma torta de legumes para incentivar a alimentação saudável. Registrar a atividade com foto, filmagem ou desenho, pois serão colocados no projeto da ARCOR de nossa escola.

LIVRO: “O GRANDE RABANETE” Clique aqui para baixar o livro: https://bit.ly/3emcBrj


3 – ATIVIDADE: “JOGO DA MEMÓRIA SAUDÁVEL”

Descrição: confeccionar um jogo da memória com o tema alimentação saudável. Jogar e registrar com fotos.


4 – ATIVIDADE: “NUTRIÇÃO”

Descrição: Ler o texto e fazer um desenho de um prato saudável.

Clique aqui para ler o texto escrito pela Professora Luciane:

https://bit.ly/3ejhIc2


5 – ATIVIDADE: “AMARELINHA DAS FRUTAS”

Descrição: Para incentivarmos uma alimentação nutritiva, vamos brincar de amarelinha. No lugar dos números, desenhar frutas, quanto mais colorido melhor. Lembre-se: não pode repetir as frutas. Depois de brincar, faça o desenho de sua amarelinha e entregue para a professora.                 


 6 – ATIVIDADE: “ENTREVISTA COM A NUTRICIONISTA”

Descrição: Ler o texto sobre nutrição do projeto Arcor, assistir a entrevista com a nutricionista Aline Maria Guizo Toledo, convidada pela nossa escola; assistir ao vídeo do grupo  Trii com a música  “Pão, Pão, Pão” e responder a ficha de leitura.

Clique aqui e assista à entrevista com a nutricionista:  https://bit.ly/38IWbZ0

Texto adicional - entrevista: Clique aqui: https://bit.ly/3ftZnui

Para ler o texto sobre nutrição, clique aqui: https://bit.ly/2Olsh3F

Assista ao vídeo com a música “Pão, Pão, Pão”, clique aqui: https://bit.ly/2W7PJFN


7 – ATIVIDADE: “MOVIMENTO E VIDA ATIVA”

Descrição: Assistir ao vídeo “Oskindô, Lê Lê”, ler o texto sobre o que são brincadeiras cantadas e fazer um desenho da parte que mais gostou da música. Dançar e cantar: brincadeiras cantadas são atividades que todos adoram e a partir dela podemos ter uma vida ativa, com movimento. Assim, para finalizar a tarefa, faça sua dança e cante bem animado a música que assistiu no vídeo, se puder faço o registro.

Clique aqui para assistir ao vídeo: https://bit.ly/2W4LQBq


8 – ATIVIDADE: “CAMINHADA”

Descrição: Para ter uma vida ativa, devemos sempre estar em movimento, principalmente, fazer caminhadas. Esta atividade é uma caminhada de forma dirigida e pensando em como nosso corpo reage após a prática de atividade física, assim vocês devem fazer: 1 ou mais alunos (pode ser alguém da família) fazer caminhada durante 20 minutos e marcar a PULSAÇÃO. Anotar, descansar por 5 minutos e reiniciar agora com corrida moderada durante 15 minutos e APÓS anotar a pulsação novamente.

Como aferir a PULSAÇÃO - colocar os dedos: médio, indicador e anular no pulso do braço contrário e fazer a marcação mental, em conformidade com um cronômetro ou relógio, durante 1 minuto ou 15 segundos. Se fizer por 15 segundos multiplicar por 4 = 1 minuto.

Questões:

  • O número de pulsação mudou?

  • O coração bateu mais rápido ou devagar?

  • O que significa essa aceleração?

  • O que você sentiu após a prática desta atividade física? Você considera importante? Qual o recado que podemos dar para incentivar as pessoas a terem uma vida ativa?


9 – ATIVIDADE: “ALONGAMENTO”

Descrição: A vida ativa é importante, e para sempre estarmos saudável é primordial nos alongarmos constantemente. Leia o texto explicando o que é alongamento e sua importância para termos uma vida saudável, e depois execute os movimentos como mostram as imagens. Dica: tentem manter uma rotina de alongamentos em seus dias.

Clique aqui para ler o texto e seguir os movimentos do alongamento:  https://bit.ly/38JEb0F


10 – ATIVIDADE: “CIRCUITO DE TREINAMENTO”

Descrição: Vida ativa é ter movimento, e para buscarmos uma vida de movimento e com o objetivo de sermos saudável, aliado a uma alimentação saudável, necessitamos ter exercícios em nosso dia a dia. Assim, a atividade busca demonstrar e ensinar alguns movimentos que podemos fazer no nosso cotidiano para promovermos a vida ativa. Leia o texto e realize as atividades propostas. Se possível, faça o registro.

Clique aqui para conferir o texto e o circuito de treinamento: https://bit.ly/2ZlKdSh


11 – ATIVIDADE: “QUEBRA-CABEÇA”

Descrição: Andar de bicicleta é estar em movimento, é ser ativo e faz parte da infância. Vamos criar um quebra-cabeça da imagem do menino andando de bicicleta. Pinte bem bonito e depois, se possível, brinque, se movimente.

Clique e baixe o desenho do quebra-cabeça: https://bit.ly/3gPyGR4


12 – ATIVIDADE: “PULAR ELÁSTICO”

Descrição: Manter-se ativo não é difícil. Com atividades simples, fazemos bem ao nosso corpo e mente. Ser criança é melhor ainda. Uma brincadeira muito antiga e que pode ser muito prazerosa “Pular elástico”. Siga as orientações, brinque e registre.

Clique e siga o passo a passo: https://bit.ly/2Ofcq6M