Notícias

15º SALÃOZINHO DE HUMOR DE PIRACICABA COMEÇA NO DIA 26 DE AGOSTO

O 15º Salãozinho de Humor de Piracicaba será aberto no dia 26 de agosto, às 17 horas, no Armazém 05 do Parque Engenho Central. Pelo quarto ano consecutivo o Salãozinho tem apoio e patrocínio do Instituto Arcor Brasil.  


Cartaz do 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, por Luiz Gê

Uma das mostras paralelas do 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, o 15º Salãozinho de Humor estará aberto ao público de 26 de agosto a 12 de outubro, todas quintas e sextas-feiras, das 9 às 17 horas, e sábados, domingos e feriados, das 14 às 19 horas. O Armazém 05 do Engenho Central fica próximo à ponte pênsil sobre o rio Piracicaba.

O público terá a oportunidade de apreciar as 176 obras escolhidas pelo júri para compor o Salãozinho de 2017, sendo 160 desenhos e 16 esculturas. Neste ano o júri teve muito trabalho para a escolha, pois houve um recorde de inscrições. Foram inscritos 4.200 desenhos e 100 esculturas, de alunos de escolas de Piracicaba e outras cidades de São Paulo e outros estados.

Os trabalhos mais uma vez demonstraram uma visão crítica dos alunos participantes em relação à conjuntura política e social do Brasil. No dia 12 de outubro, serão apresentados ao público do Teatro Municipal “Erotides de Campos” os vencedores do 15º Salãozinho de Humor de Piracicaba, que receberão prêmios patrocinados pelo Instituto Arcor Brasil.

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba e o Salãozinho de Humor  “são patrimônio da cidade e do país e a marca da Arcor e Instituto Arcor é importantíssima no meio empresarial e educacional, então é uma soma muito saudável e produtiva”, define o diretor do Salão, o cartunista Erasmo Spadotto. Ele participou da preparação para o Salãozinho de 2017, visitando 20 escolas públicas, onde teve a oportunidade de transmitir noções de desenho e ressaltar a importância da criatividade nessa forma de expressão crítica.

O Instituto Arcor Brasil tem apoiado o Salãozinho de Humor de Piracicaba justamente pelo caráter educacional da iniciativa. Entre 2004 e 2011, o Instituto Arcor foi parceiro do Projeto Tamar/ICMBio no Prêmio de Educação Ambiental “Amigos do Mar”, que envolveu mais de 2,5 milhões de estudantes brasileiros, de 17 estados. O prêmio consistia em um concurso de desenhos confeccionados por duplas de alunos de escolas públicas, no âmbito do ensino fundamental, em torno da temática “Nossas Águas Sempre Limpas”.

As aulas temáticas eram ministradas em salas de aula, com base no Guia do Professor disponibilizado pelo Programa Amigos do Mar. Nas edições de 2010 e 2011 o Prêmio incluiu reflexões sobre o aquecimento global.  

Programação – A programação do 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba é extensa. A mostra principal, que também será aberta no dia 26 de agosto, às 19h30, reunirá 420 trabalhos, produzidos por 215 artistas de 32 países.

Além do Salãozinho de Humor, outra mostras paralelas compõem a programação de 2017:  E depois a maluca sou eu!, com trabalhos da ilustradora Mariza Dias Costa; Caricatura Mexicana, por Arturo Kemchs; Arte irônico para un mundo em crisis, retrospectiva do colombiano Fernando Zuleta; Piracicaba Mon Amour, por Daniela Rangel & Gualberto Costa; Traço Preto, com Junião; Montanaro – Cara nova na HQ – Folha de São Paulo; PortoCartoon 2016/CR7, com caricaturas em torno do jogador Cristiano Ronaldo; Painel de Microcontos; A arte de Baptistão; Na linha do humor; O humor gráfico nos jornais do mundo; Caricaturas de Mulatier, do francês Jean Mulatier; Bom humor para um meio ambiente melhor; Mulheres do mundo; A arte de Amorim; e Humores do Alpino.

A programação também abrange lançamentos de livros, oficinas e workshops, teatro e a Risadaria – Festival de Humor e Risadaria Kids. O 15º Salãozinho de Humor e o 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba são uma realização da Prefeitura de Piracicaba, Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo de Piracicaba e Centro Nacional do Humor Gráfico de Piracicaba (Cedhu).

Clique aqui para voltar

 
Cadastre-se e receba nossa Newsletter
Veja nossa última edição >