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INSTITUTO ARCOR REALIZA VISITA TÉCNICA A ESCOLAS DE BRAGANÇA PAULISTA

Entre os dias 14 e 17 de agosto, a equipe do Instituto Arcor Brasil fez a primeira visita técnica a escolas de Bragança Paulista, no interior de São Paulo, que participa do Programa Escola em Movimento. São 14 escolas da rede pública com projetos apoiado pelo Instituto, durante 18 meses.


Espaço revitalizado na EM “Augusto Vasconcellos” 

O Programa Escola em Movimento é uma ação corporativa do Grupo Arcor, em desenvolvimento na Argentina, Brasil e Chile. O objetivo é apoiar projetos de escolas públicas que estimulem a vida ativa, através do movimento.

Uma das atividades previstas, como parte do apoio técnico e financeiro,  é a visita de acompanhamento, que visa monitorar a implementação dos projetos, que em Bragança Paulista começaram a ser executados em março de 2017.


Atividades de folclore na EM “Nilza Faria”

Durante os dias 14 e 17 de agosto, as escolas avançaram na execução das ações planejadas. É o caso da Escola Municipal “Augusto Vasconcellos”, com o projeto “Brincadeiras de aventura é na escola que se aprende. A escola revitalizou seus espaços, não somente através da construção de uma mini parede de escalada, mas também através da pintura de vários locais e desenhos de brincadeiras, compondo um circuito de atividades que movimentam muitos alunos. A escola mobilizou as famílias para participar das atividades do projeto, gerando ganhos significativos para o ambiente escolar. 

Outra instituição visitada foi a Escola Municipal “Orlando Pinto de Oliveira”, que desenvolve o projeto “MovimentaAção”. A escola ampliou o seu espaço com o propósito de fomentar ações socioeducativas ligadas ao movimento. Além de proporcionar movimentação interna, o ambiente será aberto para a comunidade aos finais de semana, propiciando modalidades esportivas e atividades como slackline.

Por sua vez, a  Escola Municipal “Nilza Faria”, que desenvolve o projeto “Estrelas do futuro”, realizou atividades com o tema folclore, movimentando  todos os alunos em apresentações de danças regionais com fantasias produzidas por professores e funcionários. O evento teve grande participação da comunidade.

Já a Escola Municipal  “Haidee Marçal Serbin”, com o projeto “Não importa como, mas MEXA-SE”, incluiu na rotina escolar o recreio dirigido através da efetivação das compras de materiais previstos, como cama elástica e mesa de ping pong, que proporcionaram por meio da interatividade uma dinâmica diferente, durante o horário do recreio.

No mesmo segmento a Escola Municipal “Creusa Gomes de Azevedo”, com o projeto “Recreio monitorado - brincadeiras com respeito, movimento e alegria”, ofereceu um “cardápio” de brincadeiras para ser utilizado no período do recreio. Este cardápio conta com atividades diversas sugeridas pelos próprios alunos.

O segundo encontro de formação com as escolas apoiadas pelo Instituto Arcor Brasil em Bragança Paulista acontece em setembro. Participaram todos os educadores – e não somente os professores – das 14 escolas com projetos apoiados, no âmbito do Programa Escola em Movimento. O Programa já foi realizado no Brasil na região de Piracicaba, em Pernambuco e em Contagem (MG).

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