Notícias

PROGRAMA AMIGOS DO MAR CONTINUA ROTEIRO DE CONSCIENTIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO PELOS OCEANOS

O Programa Amigos do Mar, que tem como parceiros o Projeto Tamar/ICMBio e o Instituto Arcor Brasil, continua em 2015 o seu roteiro de conscientização e mobilização, pela proteção dos oceanos e vida marinha e das águas em geral. Entre os dias 30 de maio e 6 de junho, em função de sua participação no Amigos do Mar, o Instituto Arcor Brasil deu apoio, por exemplo, à II Semana do Mar, realizada em Ubatuba (SP), como parte da programação da sexta edição do Festival da Mata Atlântica: Florestas, Rios e Mar.


Soltura de tartarugas na II Semana do Mar 

Mais de 8000 pessoas participaram das atividades que envolveram  brincadeiras e jogos de educação ambiental, apresentações musicais e de dança capacitação para educadores da rede pública de ensino, visitas monitoradas especiais, mutirões de limpeza, palestras e a tradicional soltura de tartarugas marinhas. Apenas no momento da soltura, na Praia do Itaguá, eram mais de 300 pessoas na praia.


Alimentação interativa com presença da Tortuguita

Outra atração da II Semana do Mar foi o lançamento do livro “A Menina do Mar”, do escritor Mauro D´Addio. Por sua vez, o Projeto Albatroz promoveu várias ações educativas, além do “Abraço do Albatroz”. O Projeto Albatroz e o Projeto Tamar integram a Rede Biomar, que reúne projetos voltados para a proteção da biodiversidade marinha, com patrocínio da Petrobrás.

Momentos especiais neste ano foram proporcionados pela presença da Tortuguita em várias das atividades da II Semana do Mar. A personagem criada pela Arcor do Brasil encantou as crianças participantes, com suas mensagens pela conservação das tartarugas marinhas e dos oceanos.


Capacitação de professores foi uma das atividades da extensa programação

No dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente e penúltimo do evento, a Cia dançante Ato2, de Paraty, apresentou “Siranda”, no espaço cultural da base do Projeto Tamar em Ubatuba. Por meio da dança e da expressão corporal, uma reflexão sobre a relação do povo caiçara com o mar e a comunidade em geral.


Cartaz com a apresentação de Siranda

O último dia da II Semana do Mar foi marcado pela soltura das tartarugas e apresentação, também no espaço cultural do Tamar, do famoso Grupo Tarancón. Os artistas que promovem a valorização da música latino-americana apresentaram o seu “Tributo a Mercedes Sosa”, em um espetáculo que emocionou as mais de 500 pessoas presentes. Arte, educação e sustentabilidade, no espírito que vem sendo praticado em todas as ações do Programa Amigos do Mar, que já tem mais de onze anos de duração.


Oficina de pintura corporal também encantou as crianças

Clique aqui para voltar

 
Cadastre-se e receba nossa Newsletter
Veja nossa última edição >